RM do tórax
Contente
- O que é uma ressonância magnética no peito?
- Por que uma ressonância magnética no peito é feita
- Os riscos de uma ressonância magnética no peito
- Como se preparar para uma ressonância magnética no peito
- Como é realizada uma ressonância magnética do tórax
- Acompanhamento após ressonância magnética do tórax
O que é uma ressonância magnética no peito?
A ressonância magnética (RM) é um tipo de teste de imagem não invasivo que usa ímãs e ondas de rádio para criar imagens do interior do seu corpo. Ao contrário de uma tomografia computadorizada, uma ressonância magnética não produz radiação prejudicial e é considerada uma alternativa mais segura, especialmente para mulheres grávidas.
Em uma ressonância magnética no peito, ímãs e ondas de rádio criam imagens em preto e branco do seu peito. Essas imagens permitem que seu médico verifique anormalidades nos tecidos e órgãos sem fazer uma incisão. As ressonâncias magnéticas também criam imagens que "enxergam" além dos ossos - e incluem tecidos moles.
Por que uma ressonância magnética no peito é feita
O seu médico pode solicitar uma ressonância magnética se suspeitar que algo está errado na área do peito e achar que a causa do problema não pode ser determinada por meio de um exame físico.
O seu médico pode solicitar uma ressonância magnética do tórax para verificar se você tem:
- vasos sanguíneos bloqueados
- Câncer
- doença que afeta seus órgãos
- Problemas cardíacos
- ferimentos
- uma fonte causando dor
- tumores
- problemas que afetam seu sistema linfático
O seu médico informará o motivo exato pelo qual eles solicitaram a ressonância magnética. O seu médico deve mantê-lo informado sobre o que eles acham que pode estar errado durante e após o procedimento. Se você não souber ao certo o que está acontecendo, faça muitas perguntas.
Os riscos de uma ressonância magnética no peito
Como uma ressonância magnética não produz radiação prejudicial, existem poucos efeitos colaterais, se houver algum. Até o momento, não houve efeitos colaterais documentados das ondas de rádio e ímãs usados.
De acordo com o National Heart, Lung e Blood Institute, existem poucos riscos em uma ressonância magnética. Se você tiver um marcapasso ou implante metálico de cirurgias ou lesões anteriores, informe o seu médico com antecedência e descubra se pode fazer uma ressonância magnética. É possível que esses implantes complicem uma verificação ou até mau funcionamento durante a verificação.
Em casos raros, o corante usado para o teste pode causar uma reação alérgica ou piorar a função renal, se você tiver doença renal. No entanto, estes são efeitos colaterais improváveis.
Se você tiver dificuldade em ficar em espaços fechados ou claustrofobia, poderá se sentir desconfortável enquanto estiver na máquina de ressonância magnética. Tente lembrar que não há nada a temer. O seu médico pode prescrever um medicamento anti-ansiedade para ajudar com seu desconforto. Em alguns casos, você pode ficar sedado pelo processo.
Como se preparar para uma ressonância magnética no peito
Antes do teste, informe o seu médico se você tiver um marcapasso. Dependendo do seu tipo de marca-passo, seu médico pode sugerir outra rota para inspeção, como uma tomografia computadorizada. No entanto, alguns modelos de marcapasso podem ser reprogramados antes de uma ressonância magnética para que não sejam interrompidos pelo exame.
Além disso, a ressonância magnética usa ímãs, que podem atrair metais. Informe o seu médico se você tiver algum tipo de metal implantado em cirurgias anteriores, como:
- válvulas cardíacas artificiais
- clipes
- implantes
- alfinetes
- pratos
- parafusos
- grampos
- stents
Pode ser necessário jejuar por quatro a seis horas antes do exame. Verifique com seu médico para ter certeza.
O seu médico pode exigir o uso de um corante especial para destacar uma área de preocupação. Este corante, gadolínio, é administrado através de um IV. É diferente do corante usado durante uma tomografia computadorizada. Embora as reações alérgicas ao corante sejam raras, alerte seu médico sobre quaisquer preocupações antes que o corante seja injetado.
Como é realizada uma ressonância magnética do tórax
Uma máquina de ressonância magnética parece futurista - possui uma bancada que desliza lentamente em um cilindro gigante de metal.
O técnico fará você deitar de costas no banco. Você pode receber um travesseiro ou cobertor se tiver problemas para permanecer parado no banco. O técnico controlará o movimento do banco usando um controle remoto de outra sala. Eles se comunicarão com você através de um microfone e alto-falantes.
A máquina emitirá alguns ruídos e estrondos à medida que as imagens são sendo tiradas. Muitos hospitais oferecem tampões para os ouvidos, enquanto outros têm televisões ou fones de ouvido para ajudá-lo a passar o tempo. O teste pode durar até 90 minutos.
À medida que as fotos são tiradas, o técnico solicita que você prenda a respiração por alguns segundos. Você não sentirá nada durante o teste, pois os ímãs e as frequências de rádio - semelhantes às ondas do rádio FM - não podem ser sentidos.
Acompanhamento após ressonância magnética do tórax
Você não precisa fazer nada após uma ressonância magnética, exceto vestir a roupa novamente.
Se as imagens são projetadas no filme, pode levar algumas horas para que o filme se desenvolva. Também levará algum tempo para o seu médico revisar as imagens e interpretá-las. Máquinas mais modernas exibem imagens em um computador, o que permite ao seu médico visualizá-las mais rapidamente.
Os resultados preliminares de uma ressonância magnética no tórax podem ocorrer em alguns dias, mas resultados abrangentes podem levar até uma semana ou mais.
Provavelmente, seu médico ligará para uma consulta para discutir seus resultados e planejar o tratamento dos problemas identificados. Se seus resultados forem normais, eles podem solicitar mais testes para ajudar a diagnosticar a causa dos seus sintomas.