7 maneiras saudáveis de levar a culinária do Oriente Médio para a sua cozinha
Contente
Você provavelmente já gostou da culinária do Oriente Médio em um momento ou outro (como aquele homus e falafel pita do food truck que você nunca se cansa). Mas o que está além desses alimentos onipresentes do Oriente Médio? Agora é o momento perfeito para aprender mais: a culinária do Oriente Médio foi eleita uma das principais tendências alimentares de 2018 pela Whole Foods. (Aliás, a dieta do Oriente Médio poderia ser a nova dieta mediterrânea.) Felizmente, você provavelmente já tem alguns ingredientes ou temperos comumente usados em sua cozinha agora e pode facilmente pegar os outros em um supermercado especializado ou até mesmo em sua loja local bomboneria.
Aqui estão algumas das deliciosas comidas do Oriente Médio que você deve conhecer:
Beringela
A berinjela oferece uma textura carnuda e consistência satisfatórias em pratos à base de plantas do Oriente Médio, incluindo molhos como baba ghanoush feito com alho, limão, tahine e cominho. Além disso, a berinjela é uma boa fonte de fibra e contém outras vitaminas e minerais ativos de que as mulheres precisam, como folato e potássio. (Outra ideia de comida saborosa: Berinjela Vegan Sloppy Joes para uma refeição saudável sem carne)
Pulsos
Leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico são um alimento básico da culinária do Oriente Médio, uma vez que muitos pratos tradicionais são baseados em vegetais. As lentilhas são um componente chave do popular prato mujadara, que é feito com lentilhas, arroz, cebola e azeite. E o grão-de-bico (além de ser protagonista no seu querido falafel e homus) é o ingrediente principal do lablabi, um guisado tradicional temperado com alho e cominho. (Veja: 6 receitas saudáveis que o deixarão excitado)
Romã
Com uma vibrante cor vermelho rubi, os arilos de romã são uma bela adição a qualquer refeição do Oriente Médio. As romãs também adicionam uma crocância satisfatória e uma explosão de suculência aos pratos tradicionais, como saladas de lentilha ou ensopado de frango ou cordeiro. Sem mencionar que os arilos da romã são uma excelente fonte de fibras e vitaminas C e K, e são uma boa fonte de potássio, ácido fólico e cobre. (É certo que romãs frescas podem ser difíceis de abrir. Veja como comer uma romã sem se machucar.)
pistachios
Nativos da região, os pistache são encontrados em muitas sobremesas e doces do Oriente Médio, como a baklava tradicional, que é feita com camadas de massa filo e mel, ou maamoul, um biscoito recheado com pistache. Você também encontrará pistache polvilhado sobre pratos saborosos como arroz pilaf ou frango com especiarias. Quer sejam usados em receitas doces ou salgadas, os pistaches fornecem mais de 10% do valor diário de fibras, bem como vitaminas e minerais essenciais, como B6, tiamina, cobre e fósforo, sem falar em proteínas vegetais e gorduras monoinsaturadas. (Descubra essas receitas saudáveis de sobremesa de pistache para satisfazer sua vontade de comer doces.)
Melaço de romã
Pungente, mas rico e xaroposo, o melaço de romã é simplesmente suco de romã que foi reduzido a uma consistência espessa - pense em esmalte de vinagre balsâmico. Este alimento básico do Oriente Médio ajuda a adicionar sabor e profundidade a grãos-de-bico, vegetais e carnes simplesmente torrados. Talvez a receita mais popular de melaço de romã seja muhammara, um molho que pode apenas substituir sua atual obsessão por tzatziki. A propagação picante é feita com nozes, pimentão vermelho assado e melaço de romã, e é perfeita com pita torrada, carnes grelhadas e vegetais crus.
Za'atar
Za'atar é uma mistura de especiarias tradicional do Oriente Médio que é normalmente feita de ervas secas como tomilho, orégano, sumagre, manjerona, sementes de gergelim torradas e sal, mas a receita exata varia dependendo da região. Você pode pensar no za'atar como o sal, um intensificador de sabor que funciona bem com praticamente qualquer prato. Polvilhe-o em azeite para um mergulho delicioso para pão sírio ou crocante e use-o em molhos, arroz, saladas, carnes e vegetais. (Relacionado: Receitas exóticas saudáveis feitas com misturas de especiarias exclusivas)
Harissa
A Ásia pode ter sriracha, mas o Oriente Médio tem um molho diferente, mais robusto e fumegante para trazer no calor. Harissa é uma pasta de pimenta malagueta feita com pimenta vermelha torrada, alho e especiarias como coentro e cominho. Use harissa como faria com qualquer molho picante - adicione-a a ovos, hambúrgueres, pizza, molho, vegetais assados, frango ou macarrão. Você sabe tudo. E se você quiser ganhar pontos extras do Oriente Médio, use harissa em pratos tradicionais como homus, shakshuka (um prato de tomate com ovos pochê) ou como um ingrediente para carnes grelhadas. (Em seguida, experimente harissa neste prato de frango marroquino com azeitonas verdes, grão de bico e couve.)