Ictiose vulgar
A ictiose vulgar é uma doença cutânea transmitida por famílias que causa pele seca e escamosa.
A ictiose vulgar é uma das doenças de pele hereditárias mais comuns. Pode começar na primeira infância. A condição é herdada em um padrão autossômico dominante. Isso significa que se você tem a doença, seu filho tem 50% de chance de obter o gene de você.
A condição costuma ser mais perceptível no inverno. Pode ocorrer juntamente com outros problemas de pele, incluindo dermatite atópica, asma, ceratose pilar (pequenas saliências na parte posterior dos braços e pernas) ou outras doenças de pele.
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Pele seca, severa
- Pele escamosa (escamas)
- Possível espessamento da pele
- Comichão leve na pele
A pele seca e escamosa geralmente é mais intensa nas pernas. Mas também pode envolver os braços, as mãos e o meio do corpo. Pessoas com essa condição também podem ter muitas linhas finas nas palmas das mãos.
Em bebês, as alterações cutâneas geralmente aparecem no primeiro ano de vida. No início, a pele é apenas ligeiramente áspera, mas quando o bebê chega aos 3 meses, elas começam a aparecer nas canelas e na parte de trás dos braços.
Seu médico geralmente pode diagnosticar essa condição observando sua pele. Os testes podem ser feitos para descartar outras possíveis causas de pele seca e escamosa.
Seu provedor irá perguntar se você tem histórico familiar de ressecamento de pele semelhante.
Uma biópsia de pele pode ser realizada.
Seu provedor pode pedir que você use hidratantes resistentes. Cremes e pomadas funcionam melhor do que loções. Aplique-os na pele úmida imediatamente após o banho. Você deve usar sabonetes suaves e não secantes.
Seu provedor pode recomendar que você use cremes hidratantes e umectantes que contenham substâncias químicas ceratolíticas, como ácido lático, ácido salicílico e uréia. Esses produtos químicos ajudam a pele a se desprender normalmente enquanto retêm a umidade.
A ictiose vulgar pode ser incômoda, mas raramente afeta sua saúde geral. A condição geralmente desaparece durante a idade adulta, mas pode retornar anos mais tarde, à medida que as pessoas envelhecem.
Uma infecção bacteriana da pele pode se desenvolver se a coceira causar aberturas na pele.
Ligue para uma consulta com seu provedor se:
- Os sintomas continuam apesar do tratamento
- Os sintomas pioram
- Lesões de pele se espalham
- Novos sintomas se desenvolvem
Ictiose comum
Site da Academia Americana de Dermatologia. Ictiose vulgaris. www.aad.org/diseases/a-z/ichthyosis-vulgaris-overview. Acessado em 23 de dezembro de 2019.
Martin KL. Desordens de queratinização.In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 677.
Metze D, Oji V. Disorders of keratinization. In: Calonje E, Brenn T, Lazar AJ, Billings SD, eds. Patologia da pele de McKee. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 3.