Autor: Joan Hall
Data De Criação: 28 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
TERBINAFINA, Para que Sirve Terbinafina y Como se toma | Y MAS!! 💊
Vídeo: TERBINAFINA, Para que Sirve Terbinafina y Como se toma | Y MAS!! 💊

Contente

Grânulos de terbinafina são usados ​​para tratar infecções fúngicas do couro cabeludo. Os comprimidos de terbinafina são usados ​​para tratar infecções fúngicas das unhas dos pés e das mãos. A terbinafina está em uma classe de medicamentos chamados antifúngicos. Ele age impedindo o crescimento de fungos.

A terbinafina é apresentada sob a forma de grânulos e comprimidos para administração oral. Grânulos de terbinafina são geralmente tomados com alimentos moles uma vez por dia durante 6 semanas. Os comprimidos de terbinafina são geralmente tomados com ou sem alimentos uma vez por dia durante 6 semanas para infecções das unhas e uma vez por dia durante 12 semanas para infecções das unhas. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome terbinafina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Para preparar uma dose de grânulos de terbinafina, polvilhe o pacote inteiro de grânulos em uma colher de comida macia, como pudim ou purê de batata. Não polvilhe os grânulos em alimentos moles à base de frutas, como compota de maçã. Se o seu médico lhe disse para tomar 2 embalagens de grânulos de terbinafina, você pode polvilhar o conteúdo de ambas as embalagens em uma colher, ou você pode polvilhar cada embalagem em uma colher separada de alimentos moles.


Engula a colher cheia de grânulos e alimentos pastosos sem mastigar.

Seu fungo pode não estar completamente curado até alguns meses após você terminar de tomar a terbinafina. Isso ocorre porque uma unha saudável leva tempo para crescer.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com terbinafina e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) para obter o Guia de Medicação.

A terbinafina também é algumas vezes usada para tratar micose (infecções fúngicas da pele que causam erupção cutânea escamosa em diferentes partes do corpo) e jock coceira (infecção fúngica da pele na virilha ou nas nádegas). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.

Antes de tomar terbinafina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à terbinafina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos grânulos ou comprimidos de terbinafina. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amiodarona (Cordarone, Nexterone, Pacerone); bloqueadores beta, tais como atenolol (Tenormin), labetalol (Trandate), metoprolol (Lopressor, Toprol XL), nadolol (Corgard) e propranolol (Hemangeol, Inderal LA, Innopran XL); cafeína (em Excedrin, Fioricet, Fiorinal, outros); cimetidina (Tagamet); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); dextrometorfano (Delsym, em Mucinex DM, Promethazine DM, outros); flecainida; fluconazol (Diflucan); cetoconazol (Nizoral); inibidores da monoamina oxidase tipo B (MAO-B), tais como rasagilina (Azilect) e selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar); propafenona (Rythmol); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, Rifater); inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), tais como citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Paxil) e sertralina (Zoloft); antidepressivos tricíclicos (TCAs), como amitriptilina, amoxapina, clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin), doxepina (Silenor), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Pamelor), protriptilina (Vivactil) e trimitrilipramina (Surmontilipramina). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar terbinafina.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve vírus da imunodeficiência humana (HIV), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), sistema imunológico enfraquecido, lúpus (condição na qual o sistema imunológico ataca muitos tecidos e órgãos, incluindo pele, articulações, sangue, e rins), ou doença renal.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o tratamento com terbinafina, consulte o seu médico. Não amamente enquanto estiver a tomar terbinafina.
  • planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz solar e artificial (camas de bronzeamento ou tratamento UVA / B) e use roupas de proteção, óculos escuros e protetor solar. A terbinafina pode tornar a sua pele sensível à luz solar.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Se você está tomando terbinafina granulado e se esqueceu de uma dose, tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Se você está tomando comprimidos de terbinafina e se esqueceu de uma dose, tome a dose que se esqueceu assim que se lembrar. No entanto, se sua próxima dose for em menos de 4 horas, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A terbinafina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • diarréia
  • indigestão
  • coceira
  • dor de cabeça
  • sentir-se triste, sem valor, inquieto ou outras mudanças de humor
  • perda de energia ou interesse nas atividades diárias
  • mudanças em como você dorme

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns; no entanto, se você tiver algum deles, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • náusea
  • perda de apetite
  • Cansaço extremo
  • vomitando
  • dor na parte superior direita do estômago
  • urina escura
  • fezes claras
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • erupção cutânea severa que continua piorando
  • febre, dor de garganta e outros sinais de infecção
  • inchaço do rosto, garganta, língua, lábios e olhos
  • dificuldade em engolir ou respirar
  • rouquidão
  • glândulas linfáticas inchadas
  • descamação, formação de bolhas ou descamação da pele
  • urticária
  • coceira
  • erupção cutânea vermelha ou escamosa que pode ser sensível à luz solar
  • perda da cor da pele
  • aftas
  • dor de garganta, febre, calafrios e outros sinais de infecção
  • dor no peito
  • sangramento inexplicável ou hematomas
  • sangue na urina
  • batimento cardíaco rápido ou irregular

Você deve saber que a terbinafina pode causar uma perda ou uma alteração no seu paladar ou cheiro. A perda do paladar pode causar diminuição do apetite, perda de peso e sentimentos de ansiedade ou depressão. Estas alterações podem melhorar logo após interromper o tratamento com terbinafina, podem durar muito tempo ou podem ser permanentes. Se você notar uma perda ou uma diferença no seu paladar ou cheiro, chame seu médico.


A terbinafina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Armazene os comprimidos de terbinafina longe da luz.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • náusea
  • vomitando
  • dor de estômago
  • tontura
  • irritação na pele
  • micção frequente
  • dor de cabeça

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico solicitará alguns testes de laboratório antes de você iniciar o tratamento e durante o tratamento.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Lamisil®
Última revisão - 15/01/2018

Publicações Populares

Como eu enfrentei uma mãe com transtorno bipolar que recusou o tratamento por 40 anos

Como eu enfrentei uma mãe com transtorno bipolar que recusou o tratamento por 40 anos

Apena um olho, treinado por ano de feta de aniverário arruinada, compra excêntrica e novo empreendimento comerciai pode vê-lo, pronto para vir à tona em avio. À veze, urge qua...
Prostatectomia suprapúbica para tratamento da próstata aumentada: o que esperar

Prostatectomia suprapúbica para tratamento da próstata aumentada: o que esperar

vião globale você preciar remover ua prótata porque ela ficou muito grande, eu médico pode recomendar uma protatectomia uprapúbica.uprapúbico ignifica que a cirurgia ...