Injeção de decitabina
Contente
- Antes de receber uma dose de decitabina,
- A decitabina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas de hiperglicemia (açúcar elevado no sangue):
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
A decitabina é usada para tratar a síndrome mielodisplásica (um grupo de doenças em que a medula óssea produz células sanguíneas deformadas e não produzem células sanguíneas saudáveis em número suficiente). A decitabina está em uma classe de medicamentos chamados agentes de hipometilação. Atua ajudando a medula óssea a produzir células sanguíneas normais e matando as células anormais da medula óssea.
A decitabina é apresentada na forma de pó para ser adicionado a um fluido e injetado lentamente durante 3 horas por via intravenosa (na veia) por um médico ou enfermeiro em um consultório médico ou ambulatório de hospital. Geralmente é injetado a cada 8 horas durante 3 dias. Este período de tratamento é chamado de ciclo, e o ciclo pode ser repetido a cada 6 semanas pelo tempo que seu médico recomendar. A decitabina deve geralmente ser administrada por pelo menos quatro ciclos, mas pode continuar se o seu médico decidir que você se beneficiará com um tratamento adicional.
O seu médico pode também necessitar de atrasar o seu tratamento e reduzir a sua dose se sentir alguns efeitos secundários. Certifique-se de que informa o seu médico como se sente durante o tratamento com decitabina.
Seu médico lhe dará medicamentos para prevenir náuseas e vômitos antes de receber cada dose de decitabina.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber uma dose de decitabina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a decitabina ou qualquer outro medicamento.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem doença renal ou hepática.
- Informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar ou se planeia ser pai de uma criança. Você ou sua parceira não devem engravidar enquanto estiver usando decitabina. Você deve usar métodos anticoncepcionais para prevenir a gravidez em si mesma ou no seu parceiro durante o tratamento com decitabina e nos 2 meses seguintes. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que funcionarão para você. Se você ou sua parceira engravidar durante o uso de decitabina, chame seu médico. A decitabina pode prejudicar o feto.
- informe o seu médico se estiver a amamentar.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Ligue para o seu médico imediatamente se não puder comparecer a uma consulta para receber uma dose de decitabina.
A decitabina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- cansaço excessivo
- pele pálida
- dor de cabeça
- tontura
- confusão
- batimento cardíaco rápido
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- fraqueza
- falta de ar
- náusea
- Prisão de ventre
- diarréia
- vomitando
- dor de estômago
- azia ou indigestão
- feridas dolorosas na boca, ou na língua ou lábios
- manchas vermelhas na pele
- irritação na pele
- mudança na cor da pele
- perda de cabelo
- dores nas articulações ou músculos
- desconforto no peito ou dor na parede torácica
- inchaço das mãos, pés, tornozelos, pernas ou estômago
- dor, inchaço ou vermelhidão no local da injeção
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- sangramento ou hematoma incomum
- urticária
- coceira
- dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço do rosto
- dor de garganta, febre, calafrios, tosse ou outros sinais de infecção
Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas de hiperglicemia (açúcar elevado no sangue):
- sede extrema
- micção frequente
- fome extrema
- fraqueza
- visão embaçada
A decitabina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- sangramento ou hematoma incomum
- dor de garganta, febre, calafrios, tosse ou outros sinais de infecção
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à decitabina.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Dacogen®