Os amigos do seu casal terminaram: e agora?
Contente
No ano passado, o grupo de amigos do Abbe Wright parecia perfeito. A jovem de 28 anos do Brooklyn costumava sair com seus dois melhores amigos do colégio, Sarah e Brittany, e seus namorados, Peter e Patrick, respectivamente - eram uns simpáticos cincos pequenos. Mas no final do ano, Brittany e Patrick se separaram - e o caos total se seguiu.
“Foi horrível”, lembra Abbe, que explica que a separação aconteceu em duas fases. "Brittany esperava que Sarah e eu tivéssemos um código de menina e não víssemos Patrick, nunca. Mas somos muito próximos de Patrick, obviamente, então nos sentimos presos. Então Brittany começou a solicitar que pequenos pedaços de informação sobre sua vida amorosa fossem editados. Basicamente, tornou-se: 'Não diga a Patrick que estou preenchendo as lacunas'. Toda a situação era exaustiva e estressante ", diz Abbe.
Os especialistas dizem que lidar com a dinâmica de grupo após a separação de um amigo é uma situação social que está em ascensão devido à cultura de conexões atuais. "O que está acontecendo é que mais pessoas estão saindo em grandes grupos e namorando dentro do grupo porque o namoro é tão casual agora", explica Carlin Flora, especialista em amizade e autora de Friendfluence: as maneiras surpreendentes de nossos amigos nos tornarem quem somos. Aqui, os três cenários mais comuns pós-separação de um amigo - e como lidar com cada um.
Cenário # 1: você sente pressão para tomar partido
Você não precisa se envolver em uma batalha pela custódia da amizade para apoiar ambas as partes - tudo o que você precisa fazer é se comunicar. O segredo é ser honesto e respeitoso e não se esconder em segredo. "Provavelmente, você pode naturalmente gravitar em torno de uma das partes um pouco mais do que da outra, e tudo bem. Mas faça o que fizer, certifique-se de dizer algo a ambos os amigos como, 'Eu entendo que pode ser difícil para você se eu ainda saio com Mark ocasionalmente. Mas também tenho um bom relacionamento com ele e quero mantê-lo - espero que você perceba que isso não tira meu apoio a você ", aconselha Andrea Bonior, psicóloga clínica e autora de The Friendship Fix. Seu amigo pode ficar um pouco magoado no início ("Não posso acreditar que ela ainda está com meu ex!"), Mas, no final das contas, esses sentimentos estão enraizados na dor confusa do término - e seu amigo vai perceber isso assim que ele sair de o túnel de separação.
Cenário 2: Você quer ficar longe da negatividade
Freqüentemente, no meio de uma separação, ambas as partes desabafam sobre a outra. Bastante. E isso pode criar um ambiente bastante, hum, animado. Na verdade, a vibração tóxica pode ser tão forte que pode fazer você querer correr para baixo de uma colina e se esconder em vez de apoiar seus botões. Foi o que aconteceu com Alison, uma jovem de 33 anos de Manhattan. “No fundo do meu coração, eu queria estar lá para os dois, mas era tão intenso que eu também queria fugir e não lidar com nada,” ela admite. O melhor conselho? Não evite seus amigos - eles precisam de você mais do que nunca. Em vez disso, permaneça neutro apenas oferecendo-se para ouvir. "Diga:‘ Estou aqui para ajudá-lo e entendo que ajuda a desabafar. Mas acho que será mais útil se eu apenas ouvir '", aconselha Bonior. Provavelmente, eles ficarão tão felizes em usá-lo como uma caixa de ressonância. Dessa forma, você não prejudicará sua amizade com nenhuma das pessoas - e será mais fácil manter os dois relacionamentos ao longo do tempo.
Cenário nº 3: Suas amizades com ambas as partes são estranhas
Quando dois de seus amigos mais próximos se separam, você se vê lidando com efeitos colaterais inesperados, como o negócio de e-mail em grupo inteiro. O que costumava ser um "envio" rápido e fácil agora se transforma em: "Quem devo incluir na lista?" Mesmo sabendo que eles estão passando por uma dor substancial, uma parte de você pode se ressentir por eles terem acabado com uma era para todos, diz Flora. Mas só porque as coisas não serão as mesmas não significa que não serão boas. Sua melhor aposta é dar um tempo; segure as atividades do grupo até que tenham tempo de se curar e decidir como lidar com a nova configuração. "Estabelecer o novo normal não acontece da noite para o dia. Seus amigos podem até se sentir muito tristes ou estressados para se socializar - mesmo sozinhos - da maneira que costumavam fazer", explica Bonior. Seja paciente e, com o tempo, você descobrirá o que eles precisam de você. No caso de Abbe, Brittany recentemente começou a namorar um cara novo, e ela o tem trazido para encontros em grupo - mesmo com Patrick lá. "Definitivamente ainda é um pouco estranho, mas todos estão tentando ser maduros. Estou muito feliz que todos possamos sair novamente. As coisas nunca mais serão como antes, mas é a vida, e estamos fazendo isso trabalho dinâmico ", diz ela.
* Os nomes dos amigos do Abbe foram alterados por motivos de privacidade.