É seguro usar óleo de coco para tratar olhos secos?
Contente
- Por que usar óleo de coco para olhos secos?
- Bactérias ou inflamação
- Evaporação por rasgo ou menos produção
- O que a pesquisa diz
- Como usar o óleo de coco nos seus olhos
- Dicas para manter os olhos saudáveis e lubrificados
- O takeaway
A produção reduzida de lágrimas ou a evaporação aumentada das lágrimas podem causar olhos secos, resultando em uma sensação de coceira e comichão nos olhos e vermelhidão nos olhos.
É um problema que afeta muitas pessoas, com os culpados típicos, incluindo alergias, meio ambiente e uso de lentes de contato.
Colírios de venda livre e sem receita médica podem adicionar lubrificação. Mas, embora esses remédios sejam eficazes, você pode preferir um remédio natural.
Talvez você tenha ouvido falar que o óleo de coco é um ótimo remédio para os olhos secos. Isso é verdade? E se sim, como isso funciona?
Este artigo abordará os supostos benefícios do óleo de coco para os olhos secos, incluindo se é seguro para os olhos e como usá-lo.
Por que usar óleo de coco para olhos secos?
O óleo de coco é extraído de um coco maduro. Como outros óleos naturais, possui inúmeros benefícios à saúde.
Quando consumido, o óleo de coco é uma fonte de ácidos graxos, que podem aumentar o bom colesterol e reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. Também acredita-se que o óleo de coco possa reduzir a fome e proteger a pele, cabelos e dentes.
Mas e os seus olhos?
Quando seus olhos estão secos, o uso de um lubrificante ocular pode restaurar rapidamente a umidade. Mas também é importante entender o motivo da secura.
Bactérias ou inflamação
Às vezes, os olhos secos são causados por inflamação ou bactérias. Nesse caso, é necessário um colírio esteroide (anti-inflamatório) ou antibiótico.
Como o óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e antibacterianas, alguns defensores acreditam que o uso desses óleos como colírio pode naturalmente resolver os olhos secos relacionados a esses fatores.
Evaporação por rasgo ou menos produção
Outras vezes, porém, a secura não é causada por inflamação ou bactérias. Você também pode ter olhos secos se suas lágrimas evaporarem muito rapidamente ou se seus olhos não produzirem lágrimas suficientes.
Juntamente com a irritação ocular e a vermelhidão, isso pode levar à visão embaçada. O óleo de coco pode ajudar a reduzir a irritação.
O que a pesquisa diz
O problema é que não há estudos em humanos sobre a eficácia do óleo de coco em olhos secos.
Um estudo piloto, no entanto, avaliou o uso de óleo de coco virgem como lubrificante ou agentes de umectação em coelhos.
No estudo, os pesquisadores dividiram nove coelhos em diferentes grupos, com cada grupo recebendo um tipo diferente de colírio.
Um grupo recebeu óleo de coco virgem, o outro grupo recebeu o produto Tears Naturale II e o terceiro grupo recebeu uma solução salina. Os coelhos receberam colírios três vezes ao dia por 2 semanas.
De acordo com os resultados, o óleo de coco virgem reduziu com sucesso os olhos secos no grupo que recebeu essas gotas. Foi tão eficaz quanto o colírio comercial.
O estudo também descobriu que o óleo de coco não danificou os olhos dos coelhos, sugerindo que é seguro para os humanos usarem para os olhos secos. No entanto, é necessária pesquisa real em seres humanos.
Como usar o óleo de coco nos seus olhos
Se você usar óleo de coco para olhos secos, escolha óleo de coco virgem. Isso não é refinado, portanto, não contém produtos químicos que possam diminuir sua eficácia ou serem agressivos para os olhos e seus tecidos.
Para usar o óleo de coco para olhos secos, coloque duas a três gotas de óleo no olho afetado. Ou molhe uma bola de algodão em óleo de coco e coloque o algodão sobre as pálpebras fechadas por cerca de 10 a 15 minutos.
Dicas para manter os olhos saudáveis e lubrificados
Se você preferir não experimentar o óleo de coco para olhos secos devido à falta de estudos em humanos, aqui estão outras maneiras eficazes de aliviar os olhos secos:
- Use lágrimas artificiais de venda livre. Esses produtos podem aumentar a lubrificação. Se eles não funcionarem, converse com seu médico. Você pode precisar de lágrimas artificiais com receita médica ou seu médico pode prescrever colírios antibióticos para reduzir a inflamação.
- Aplique uma compressa quente sobre os olhos. Coloque um pano quente e úmido sobre as pálpebras fechadas por 5 minutos. Isso pode acalmar os olhos irritados e reduzir a inflamação.
- Pisque com mais frequência. Se você trabalha em um computador, faça um esforço conjunto para piscar com frequência. Isso pode manter os olhos úmidos. Além disso, dê uma pausa nos olhos a cada 20 minutos. Afaste-se do computador ou feche os olhos por 20 segundos.
- Aumente a ingestão de água. A desidratação também pode causar olhos secos. Beba água durante o dia, especialmente se você trabalha em um computador. Reduza o consumo de cafeína e álcool, que pode ter um efeito desidratante no corpo.
- Use um umidificador. O ar seco pode causar olhos secos. Use um umidificador para adicionar umidade ao ar.
- Proteja seus olhos quando estiver fora. Se estiver ventando ao ar livre, use óculos de sol envolventes, principalmente se você estiver exercitando ou desfrutando de atividades ao ar livre. Além disso, aponte os secadores de cabelo e os ventiladores para longe dos seus olhos.
- Lave seus cílios. Óleos e detritos podem se acumular nos cílios, causando inflamação das pálpebras que leva a olhos secos. Lave os cílios com algumas gotas de xampu ou sabão neutro. Evite maquiagem nos olhos que causa irritação.
- Aumentar a ingestão de ácidos graxos ômega-3. Uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 também pode reduzir os sintomas dos olhos secos. Você pode tomar suplementos ou comer alimentos que contenham ômega-3, como sementes de linho, salmão e sardinha. O ômega-3 é eficaz porque gorduras saudáveis podem estimular as glândulas sebáceas nos olhos.
O takeaway
Alergias, meio ambiente e vários outros fatores podem contribuir para os olhos secos. Muitas vezes, porém, fazer alguns ajustes e incorporar remédios naturais como o óleo de coco podem reverter os sintomas.
Se seus olhos secos não melhorarem com o autocuidado, consulte seu médico. Eles podem determinar a causa da secura e recomendar um tratamento eficaz.