Qual é a diferença entre o óleo de fígado de bacalhau e o óleo de peixe?
Contente
- Visão geral
- De onde vêm o óleo de peixe e o óleo de fígado de bacalhau?
- Benefícios do óleo de fígado de bacalhau
- Benefícios do óleo de peixe
- O óleo de peixe e o óleo de fígado de bacalhau são seguros?
- Quanto você precisa?
- onde você pode compra-los?
- O takeaway
Visão geral
O óleo de fígado de bacalhau e o óleo de peixe são dois suplementos de saúde diferentes. Eles vêm de diferentes fontes de peixes e têm benefícios exclusivos. De um modo geral, porém, o óleo de fígado de bacalhau é um tipo específico de óleo de peixe.
Os benefícios para a saúde do óleo de peixe e do óleo de fígado de bacalhau vêm dos altos níveis de ácidos graxos ômega-3. Os ácidos graxos ômega-3 suportam muitos sistemas corporais e podem impedir várias doenças. O corpo humano não pode produzir seus próprios ácidos graxos ômega-3, e é por isso que você precisa incluí-los em sua dieta.
Os ácidos graxos no óleo de peixe são o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA). Esses ácidos graxos ômega-3 são os “bons óleos” que todos precisam incluir em sua dieta.
Algumas fontes vegetais (como nozes, sementes e óleo vegetal) contêm outro tipo de ácido graxo ômega-3, chamado ácido alfa-linolênico (ALA). Não foi provado que isso seja tão benéfico quanto os ácidos graxos dos óleos de peixe.
Se você não comer duas a três porções de peixe (não frito) por semana, poderá se beneficiar de tomar suplementos de óleo de peixe ou de óleo de fígado de bacalhau.
De onde vêm o óleo de peixe e o óleo de fígado de bacalhau?
O óleo de peixe é geralmente extraído da polpa de peixe gordo, como:
- arenque
- atum
- anchovas
- cavalinha
- salmão
O óleo de fígado de bacalhau, como o nome indica, vem do fígado de bacalhau. O bacalhau do Atlântico e o do Pacífico são os mais utilizados na produção de óleo de fígado de bacalhau.
Os peixes obtêm seus ácidos graxos ômega-3 comendo fitoplâncton, que absorve microalgas. As microalgas são a fonte original de ácidos graxos ômega-3 ricos.
Benefícios do óleo de fígado de bacalhau
O óleo de fígado de bacalhau contém altos níveis de EPA e DHA, além de vitaminas A e D. Acredita-se que muitos dos benefícios do óleo de fígado de bacalhau sejam decorrentes de suas poderosas propriedades anti-inflamatórias.
As forças únicas do óleo de fígado de bacalhau e do óleo de peixe provavelmente são devidas à presença das vitaminas A e D.
O óleo de fígado de bacalhau pode ajudar:
- inflamação mais baixa em todo o corpo
- reduzir a dor associada à artrite
- reduzir ansiedade e depressão
- promover a função e visão do cérebro fetal saudável
- manter a densidade óssea
- menores riscos de diabetes tipo 1 quando usados na gravidez e em recém-nascidos
- apoiar um sistema imunológico saudável
- prevenir doenças respiratórias superiores
- triglicerídeos mais baixos no sangue
- pressão arterial mais baixa
- aumentar ligeiramente o HDL, o "bom colesterol"
- prevenir o acúmulo de placa nas artérias
O óleo de fígado de bacalhau costumava ser um complemento muito comum dado a crianças nos Estados Unidos, especialmente para prevenir o raquitismo, até que a prática levantou preocupações sobre a potencial toxicidade vitamínica.
Benefícios do óleo de peixe
Trinta por cento do óleo de peixe são ácidos graxos ômega-3 puros. O óleo de peixe é especialmente útil em áreas de:
- saúde do coração
- saúde mental
- doenças inflamatórias
- gravidez
- amamentação
O óleo de peixe pode ajudar:
- apoiar o desenvolvimento e função do cérebro saudável
- prevenir distúrbios de saúde mental para pessoas em risco e reduzir sintomas de esquizofrenia e transtorno bipolar
- reduzir a circunferência da cintura
- reduzir a inflamação e a dor associada à artrite reumatóide
- apoiar a saúde da pele
- apoiar a gravidez, desenvolvimento fetal e amamentação
- apoiar a saúde do fígado
O óleo de peixe e o óleo de fígado de bacalhau são seguros?
O óleo de peixe e o óleo de fígado de bacalhau são geralmente considerados seguros, mas você ainda deve conversar com seu médico antes de tomá-los. O óleo de peixe e o óleo de fígado de bacalhau podem causar efeitos colaterais menores e podem não ser seguros para todas as pessoas:
- Converse especialmente com o pediatra do seu filho antes de administrar qualquer óleo ao seu filho.
- Não se sabe se o óleo de peixe ou o óleo de fígado de bacalhau são seguros para pessoas com alergias a peixes e mariscos.
- Pessoas com problemas cardíacos e sanguíneos devem ter cuidado ao tomar óleo de peixe ou óleo de fígado de bacalhau.
O óleo de fígado de bacalhau pode:
- causar arrotos
- causar hemorragias nasais
- causar azia
- tornar o sangue mais fino
- contêm níveis não saudáveis de vitaminas A e D, embora isso ainda seja debatido
Não tome óleo de fígado de bacalhau se estiver grávida.
O óleo de peixe pode causar:
- problemas com coagulação do sangue ou hemorragias nasais
- náusea
- fezes soltas
- erupção cutânea
- arrotos de indigestão e degustação de peixes
- níveis reduzidos de vitamina E
- interações com medicamentos contraceptivos, medicamentos para perda de peso contendo orlistato e medicamentos para o sangue
Quanto você precisa?
Os suplementos de óleo de peixe e óleo de fígado de bacalhau vêm em forma de cápsula e líquida. Os suplementos geralmente contêm menos mercúrio que o peixe fresco.
Calcule sua dosagem de óleo de peixe e óleo de fígado de bacalhau com base na quantidade de EPA, DHA e vitaminas em óleo de peixe ou óleo de fígado de bacalhau. Não existe uma dose recomendada padrão de EPA ou DHA, portanto, você pode determinar a dose certa conversando com seu médico, lendo os rótulos dos frascos de suplementos e comparando os níveis de EPA e DHA com o que você pode obter se comer um peixe inteiro.
Por exemplo:
- 3 onças de salmão do Atlântico selvagem, cozido, tem 1,22 gramas de DHA e 0,35 gramas de EPA
- 3 onças de bacalhau do Pacífico, cozidas, têm 0,10 gramas de DHA e 0,04 gramas de EPA
Quando se trata de suplementos, nem sempre uma coisa boa é sempre melhor. Excesso de ácidos graxos ômega-3, sob qualquer forma, pode ter efeitos colaterais arriscados.
Você pode visitar o banco de dados do National Institutes of Health de rótulos de suplementos alimentares, se quiser pesquisar uma marca específica.
É melhor tomar apenas óleo de peixe ou óleo de fígado de bacalhau, mas não os dois juntos. Ambos os óleos oferecem os benefícios dos ácidos graxos ômega-3, mas o óleo de fígado de bacalhau contém as vitaminas A e D.
Se você não quiser essas vitaminas extras, tome apenas o óleo de peixe. Você também pode tomar óleo de peixe, além de suplementos de vitamina A e D, se quiser os benefícios dessas vitaminas, mas não quiser tomar óleo de fígado de bacalhau.
Tomar óleo de peixe ou óleo de fígado de bacalhau com alimentos, especialmente alimentos gordurosos, pode ajudar a digerir e absorver melhor os ácidos graxos ômega-3.
Nunca mude de um medicamento com receita médica para um suplemento sem a ajuda e supervisão do seu médico.
onde você pode compra-los?
O óleo de peixe pode ser mais fácil de encontrar do que o óleo de fígado de bacalhau. No entanto, suplementos alimentares estão se tornando mais fáceis de encontrar em geral. De supermercados a lojas de produtos naturais, a Target e Amazon, agora você pode encontrar uma variedade de suplementos à venda.
A qualidade é mais importante ao selecionar suplementos, e pode ser difícil dizer quais são os melhores. Peça ao seu médico uma marca confiável e pesquise testes de terceiros para garantir a compra de suplementos puros de alta qualidade.
Mantenha sempre os suplementos em um local fresco e escuro e nunca os consuma se sentirem cheiro rançoso.
O takeaway
O óleo de peixe e o óleo de fígado de bacalhau são dois suplementos que você pode tomar para aumentar sua ingestão de ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos graxos são essenciais para o funcionamento saudável da maioria dos sistemas corporais, incluindo coração, cérebro e desenvolvimento de fetos durante a gravidez.
O óleo de peixe e o óleo de fígado de bacalhau têm muitos dos mesmos atributos, mas seus riscos e benefícios específicos diferem porque são de fontes diferentes.