Lidar com a fadiga da hepatite C
Contente
- Hepatite C e fadiga
- Causas de fadiga da hepatite C
- Fadiga e tratamento
- Hepatite C e anemia
- Fadiga e depressão
- Dicas para combater a fadiga
Hepatite C e fadiga
Se você tem hepatite C, pode sentir fadiga. É uma sensação de cansaço extremo ou falta de energia que não desaparece com o sono. Pode ser um desafio para lidar.
Pesquisas estimam que aproximadamente 50 a 70% das pessoas com hepatite C crônica sofrem fadiga.
Continue lendo para saber como o tratamento, a anemia e a depressão podem desencadear a fadiga relacionada à hepatite C.
Causas de fadiga da hepatite C
Não está totalmente claro por que algumas pessoas com hepatite C sofrem fadiga.
A hepatite C vem do vírus da hepatite C (HCV). Alguns estudos sugerem que, quando seu corpo está combatendo uma infecção que não desaparece, ela causa fadiga.
Outros estudos sugerem que a fadiga pode ser causada por lesão hepática. E alguns especialistas acreditam que condições separadas, como depressão, podem causar fadiga em pessoas vivendo com hepatite C.
Fadiga e tratamento
Além de ser um sintoma da doença, a fadiga também é um efeito colateral de alguns medicamentos usados para livrar o corpo do HCV.
Fadiga grave foi um efeito colateral comum de dois medicamentos usados no tratamento da hepatite C, interferon e ribavirina. Você pode até sentir que teve sintomas de gripes ou resfriados se usou esses medicamentos. Hoje, essa combinação de medicamentos não é mais usada no tratamento da hepatite C.
Os antivirais de ação direta (DAAs) são medicamentos mais novos usados no tratamento da infecção pela hepatite C. Eles tendem a ser bem tolerados sem quase a mesma quantidade de efeitos colaterais que os regimes mais antigos.
No entanto, mesmo esses medicamentos demonstraram causar fadiga em 23 a 69% das pessoas que os usam, dependendo da combinação que está sendo tomada.
Se você estiver em tratamento com hepatite C com esses medicamentos, é uma boa idéia planejar com antecedência e limitar suas atividades. Pedir ajuda a amigos e familiares para as tarefas diárias pode dar a você o tempo extra necessário para descansar. Considere pedir ajuda com estas tarefas:
- compras de supermercado
- limpeza
- dirigindo
- cuidado infantil
Passar pelo tratamento pode ser cansativo. No entanto, novos medicamentos para a hepatite C estão disponíveis. Alguns desses medicamentos reduziram o tempo necessário para o tratamento, além dos efeitos colaterais do tratamento.
Hepatite C e anemia
Alguns medicamentos para a hepatite C, especialmente a ribavirina, podem causar anemia. A anemia é uma condição que ocorre quando você não possui glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente para transportar oxigênio para outras partes do corpo.
Os sintomas de anemia podem incluir:
- cansaço extremo ou fraqueza
- Dificuldade em dormir
- dificuldade em pensar claramente
- dor de cabeça
- tonturas ou desmaios
- palidez ou falta de cor da pele
- sentindo frio
- falta de ar
Informe o seu médico se tiver algum destes sintomas. Um simples exame de sangue pode mostrar se seus níveis de hemoglobina estão baixos. Estas são as partes dos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio.
Se seus níveis de hemoglobina estiverem muito baixos, seu médico poderá reduzir a dose de seus medicamentos para hepatite C.
Fadiga e depressão
Para aqueles com histórico de depressão, alguns medicamentos mais antigos usados para tratar a hepatite C podem realmente piorar a depressão.
A depressão pode levar a sentimentos de cansaço extremo e falta de energia. A depressão é um dos efeitos colaterais da terapia com interferon, mesmo em pessoas que nunca experimentaram depressão antes.
Uma revisão de estudos médicos de 2012 descobriu que 1 em cada 4 pessoas que tomam interferon e ribavirina para hepatite C desenvolvem depressão durante o tratamento. Felizmente, esses medicamentos não são usados atualmente no tratamento.
Os DAAs mais novos não têm a mesma associação que o interferon tem com a depressão. Algumas das mais recentes combinações de terapia parecem não ter efeitos colaterais psiquiátricos.
Se você tem histórico de depressão, é importante conversar com seu médico sobre o controle da condição com antidepressivos ou terapia cognitivo-comportamental.
Entre em contato com seu médico se tiver os seguintes sintomas de depressão durante o tratamento, mesmo se você nunca recebeu um diagnóstico de depressão:
- sentindo-se triste, ansioso, irritável ou sem esperança
- perdendo o interesse pelas coisas que você geralmente gosta
- sentindo-se inútil ou culpado
- movendo-se mais devagar que o normal ou achando difícil ficar parado
- cansaço extremo ou falta de energia
- pensando em morte ou desistir
Dicas para combater a fadiga
A hepatite C, assim como o tratamento, pode ser desgastante e deixá-lo cansado. Aqui estão algumas dicas para combater esse sentimento:
- Tente dormir e acordar todos os dias à mesma hora.
- Reenergize seu corpo, tirando uma soneca curta.
- Faça caminhadas regulares ou tente alguma outra forma de exercício moderado, como ioga ou tai chi.
- Beba muita água durante todo o dia.
Se essas dicas não funcionarem, fale com seu médico. Eles podem fornecer outras sugestões para que você possa começar a se sentir energizado novamente.