Por que as empresas de cuidados com a pele estão usando o cobre como ingrediente antienvelhecimento
Contente
O cobre é um ingrediente de cuidados com a pele da moda, mas na verdade não é nada novo. Os antigos egípcios (incluindo Cleópatra) usavam o metal para esterilizar feridas e água potável, e os astecas gargarejavam com cobre para tratar dores de garganta. Avance milhares de anos e o ingrediente está fazendo um grande ressurgimento, com cremes, soros e até tecidos surgindo com resultados antienvelhecimento promissores.
Os cremes atuais apresentam uma forma natural de cobre chamada tripeptídeo-1 de cobre, diz Stephen Alain Ko, um químico cosmético de Toronto que estudou o cobre. Também chamado de peptídeo de cobre GHK-Cu, o complexo de cobre foi descoberto pela primeira vez no plasma humano (mas também é encontrado na urina e na saliva) e é um tipo de peptídeo que penetra facilmente na pele. Muitos dos produtos mais recentes usam esses tipos de peptídeos naturais ou complexos de cobre, acrescenta.
As formas anteriores de cobre eram freqüentemente menos concentradas, irritantes ou instáveis. Os peptídeos de cobre, no entanto, raramente irritam a pele, o que os torna um ingrediente popular quando combinados com outros chamados cosmecêuticos (ingredientes cosméticos que dizem ter propriedades médicas), diz Murad Alam, MD, professor de dermatologia da Escola de Medicina Feinberg da Northwestern University e um dermatologista do Northwestern Memorial Hospital. “O argumento dos peptídeos de cobre é que eles são pequenas moléculas importantes para várias funções do corpo e, se forem aplicados na pele como tópicos, podem entrar na pele e melhorar seu funcionamento”, explica. Isso se traduz em vantagens anti-envelhecimento. "Os peptídeos de cobre podem reduzir a inflamação e acelerar a cicatrização de feridas, o que pode ajudar a pele a parecer e se sentir mais jovem e fresca." (Relacionado: Os melhores cremes noturnos antienvelhecimento, de acordo com dermatologistas)
Antes de estocar, é importante notar que ainda não há evidências conclusivas de sua eficácia. Os estudos são frequentemente encomendados pelos fabricantes ou feitos em pequena escala, sem revisão por pares. Mas "houve alguns estudos em humanos sobre o tripeptídeo-1 de cobre no envelhecimento da pele, e a maioria deles encontrou efeitos positivos", diz o Dr. Alam. Especificamente, alguns estudos mostraram que o cobre pode tornar a pele mais densa e firme, diz ele.
Dr. Alam recomenda experimentar um peptídeo de cobre por um a três meses sem alterar outras partes de sua rotina de beleza. Manter os outros produtos no mínimo pode ajudá-lo a rastrear melhor os resultados da pele para avaliar se "você gosta do que vê", diz ele.
Aqui está o que tentar:
1. Soro de Amino Isolado de Cobre NIOD (US $ 60; niod.com) A marca de beleza com foco científico promove uma concentração de 1% de tripeptídeo-1 de cobre puro em seu soro e é concentrada o suficiente para você notar mudanças reais na pele, diz a empresa. O produto de culto (que precisa ser misturado com um "ativador" antes da primeira aplicação) tem uma textura azul aquosa. Os fãs dizem que melhora a textura da pele, diminui a vermelhidão e ajuda a diminuir as linhas finas.
2. Tchau, tchau para cosméticos de TI (US $ 48; itcosmetics.com) Os fabricantes de creme para os olhos usam cobre, cafeína, vitamina C e extrato de pepino para criar aquela sensação de despertar instantâneo, mesmo que você tenha acabado de sair da cama. O tom azul do creme - parcialmente do cobre - ajuda a minimizar as olheiras, de acordo com a marca.
3. Creme de barreira facial elementar Aesop (US $ 60; aesop.com) O creme facial usa cobre PCA (um ingrediente calmante que usa o sal de cobre pirrolidona ácido carboxílico) para se livrar da vermelhidão e promover a umidade. O creme pode ser especialmente útil quando as temperaturas começam a cair.
4. euluminage fronha rejuvenescedora da pele com óxido de cobre (US $ 60; sephora.com) Você também pode colher os benefícios antienvelhecimento do cobre sem usar um creme ou soro com peptídeos de cobre. Esta fronha com infusão de óxido de cobre ajuda a reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas, transferindo íons de cobre para as camadas superiores da pele enquanto você dorme.