Diarréia e outros sintomas gastrointestinais confirmados de COVID-19
Contente
- Diarréia e outros sintomas gastrointestinais de COVID-19
- Diarréia
- Vômito
- Perda de apetite
- Outros sintomas digestivos
- É possível ter diarréia sem febre?
- Qual é a ligação entre COVID-19 e sintomas gastrointestinais?
- E se você já tiver distúrbios gastrointestinais?
- O que fazer se você tiver sintomas gastrointestinais
- Quando consultar um médico
- Leve embora
O COVID-19 é uma doença respiratória causada por uma nova forma do coronavírus que foi descoberta em dezembro de 2019. O coronavírus é uma família de vírus que causa várias doenças humanas, incluindo o resfriado comum, a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a doença aguda grave. síndrome respiratória (SARS).
A maioria das pessoas que desenvolvem COVID-19 apresenta sintomas leves ou nenhum sintoma. Adultos com mais de 65 anos e pessoas com condições médicas pré-existentes correm o maior risco de desenvolver complicações graves.
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 83 a 99 por cento das pessoas desenvolverão febre, 59 a 82 por cento desenvolverão tosse e 44 a 70 por cento sofrerão fadiga.
Outros sintomas comuns da gripe associados ao COVID-19 incluem:
- arrepios
- falta de ar
- dor de cabeça
- dor de garganta
- perda de paladar ou olfato
- dor muscular
Algumas pessoas podem desenvolver sintomas gastrointestinais, como diarréia, perda de apetite ou vômito, mesmo na ausência de outros sintomas semelhantes aos da gripe.
Diarréia e outros sintomas gastrointestinais de COVID-19
Algumas pessoas com COVID-19 desenvolvem sintomas gastrointestinais sozinhos ou com sintomas respiratórios.
Recentemente, pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que um terço dos pacientes estudados com um caso leve de COVID-19 apresentavam sintomas que afetavam o sistema digestivo.
Outro estudo recente publicado por pesquisadores em Pequim descobriu que de 3 a 79% das pessoas com COVID-19 desenvolvem sintomas gastrointestinais.
Diarréia
A diarréia geralmente ocorre em pessoas com COVID-19. Um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology examinou 206 pacientes com um caso leve de COVID-19. Eles descobriram que 48 pessoas apresentavam apenas sintomas digestivos e outras 69 apresentavam sintomas digestivos e respiratórios.
Do total combinado de 117 pessoas com sofrimento gástrico, 19,4% experimentaram diarréia como seu primeiro sintoma.
Vômito
A pesquisa de Pequim descobriu que o vômito é mais comum em crianças com COVID-19 do que em adultos.
Os pesquisadores analisaram todos os estudos clínicos e relatos de casos do COVID-19 relacionados a problemas digestivos publicados entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020. Eles descobriram que 3,6 a 15,9% dos adultos experimentaram vômitos, em comparação com 6,5 a 66,7% das crianças.
Perda de apetite
Muitas pessoas que desenvolvem COVID-19 relatam perder o apetite, muitas vezes ao lado de outros sintomas gastrointestinais.
Segundo o mesmo estudo de Pequim, cerca de 39,9 a 50,2% das pessoas experimentam uma perda de apetite.
Outros sintomas digestivos
Vários outros sintomas digestivos foram relatados por pessoas com COVID-19. De acordo com o estudo de Pequim:
- 1 a 29,4% das pessoas experimentam náusea
- 2,2 a 6% experimentam dor abdominal
- 4 a 13,7 por cento experimentam sangramento gastrointestinal
É possível ter diarréia sem febre?
Algumas pessoas podem ter diarréia sem outros sintomas semelhantes aos da gripe, como febre. A diarréia pode ser o primeiro sintoma do COVID-19.
Em alguns casos, os sintomas da gripe podem surgir após a diarréia. Algumas pessoas podem experimentar apenas sintomas gastrointestinais sem desenvolver nenhum dos sintomas mais comuns.
Qual é a ligação entre COVID-19 e sintomas gastrointestinais?
Pesquisas sugerem que o vírus que causa o COVID-19 pode entrar no sistema digestivo por meio de receptores da superfície celular de uma enzima chamada enzima conversora da angiotensina 2 (ACE2). Os receptores dessa enzima são 100 vezes mais comuns no trato gastrointestinal do que no trato respiratório.
E se você já tiver distúrbios gastrointestinais?
Pessoas com alguns distúrbios gastrointestinais, como doença inflamatória intestinal (DII), correm um risco maior de desenvolver alguns tipos de infecções virais.
No entanto, a pesquisa ainda não descobriu que pessoas com DII têm mais probabilidade de desenvolver COVID-19 do que pessoas sem DII.
Novas informações sobre o COVID-19 estão surgindo rapidamente. À medida que os pesquisadores coletam mais dados, é possível que a pesquisa descubra que ter IBD aumenta seu risco de desenvolver COVID-19.
Segundo pesquisadores de um centro de DII em Milão, as pessoas com DII devem tomar precauções extras para evitar o vírus. Esses incluem:
- lavagem frequente das mãos
- cobrindo o rosto ao tossir e espirrar
- evitando pessoas com sintomas de gripe
- ficar em casa quando possível
Alguns dos medicamentos usados para tratar a DII podem suprimir seu sistema imunológico. A Organização Internacional para o Estudo da Doença Inflamatória Intestinal divulgou uma lista de recomendações relacionadas ao COVID-19 e como gerenciar a DII. No entanto, mesmo entre especialistas, há opiniões variadas sobre algumas das diretrizes.
Se você tem DII e teve um resultado positivo para COVID-19, fale com o seu médico sobre se deve parar de tomar certos medicamentos.
O que fazer se você tiver sintomas gastrointestinais
Sintomas gastrointestinais como diarréia, perda de apetite ou náusea podem ter muitas causas além do COVID-19. Experimentar qualquer um desses sintomas não significa que você tenha o COVID-19, mas eles podem ser sinais de alerta precoce.
Você pode tratar os sintomas digestivos de COVID-19 em casa mantendo-se hidratado, evitando alimentos que perturbam seu estômago e descansando o máximo possível.
Quando consultar um médico
Se seus sintomas forem leves, fique em casa e minimize o contato com outras pessoas. Mais de 80% das pessoas com COVID-19 desenvolverão sintomas leves.
Se você deseja entrar em contato com um médico, muitas clínicas oferecem consultas por telefone ou vídeo para reduzir a propagação do vírus. É uma boa ideia evitar ir ao hospital. Mesmo se você tiver sintomas leves, ainda poderá transmitir a doença a outras pessoas, incluindo profissionais de saúde.
Emergência MédicaSe você desenvolver sintomas mais graves, procure atendimento médico imediato. De acordo com o CDC, a seguir estão os sintomas de emergência:
- Problemas respiratórios
- dor ou pressão no peito
- confusão ou incapacidade de acordar
- lábios ou rosto azuis
Leve embora
Pessoas com COVID-19 podem apresentar sintomas gastrointestinais como diarréia, vômito ou perda de apetite. Esses sintomas podem ocorrer sozinhos ou com outros sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e tosse.
Se você acha que possui o COVID-19, tente se isolar para evitar a transmissão do vírus a outras pessoas. Se você desenvolver sintomas graves, como falta de ar, procure atendimento médico imediato.