Autor: Ellen Moore
Data De Criação: 20 Janeiro 2021
Data De Atualização: 3 Julho 2024
Anonim
VACINA COVID: PFIZER | Tudo o que você precisa saber #2
Vídeo: VACINA COVID: PFIZER | Tudo o que você precisa saber #2

Contente

Poucos dias depois que a vacina COVID-19 da Pfizer recebeu autorização de uso de emergência da Food and Drug Administration, algumas pessoas já estão sendo vacinadas. Em 14 de dezembro de 2020, as primeiras doses da vacina da Pfizer foram administradas a profissionais de saúde e funcionários de lares de idosos. Nas próximas semanas e meses, a vacina continuará a ser lançada para a população em geral, com trabalhadores essenciais e idosos sendo os primeiros a receber as doses após profissionais de saúde de alto risco. (Veja: Quando uma vacina COVID-19 estará disponível - e quem a receberá primeiro?)

É um momento emocionante, mas se você tem visto relatos sobre os efeitos colaterais “intensos” da vacina COVID-19, provavelmente tem algumas perguntas sobre o que esperar quando for sua vez de tomar a injeção. Aqui está o que você precisa saber sobre os efeitos colaterais da vacina COVID-19.


Primeiro, uma recapitulação de como a vacina COVID-19 funciona.

As vacinas COVID-19 da Pfizer e Moderna - esta última deve receber autorização de emergência em questão de dias - utilizam um novo tipo de vacina denominado RNA mensageiro (mRNA). Em vez de colocar um vírus inativo em seu corpo (como feito com a vacina contra a gripe), as vacinas de mRNA funcionam codificando uma parte da proteína spike que é encontrada na superfície do SARS-CoV-2 (o vírus que causa COVID-19). Essas partes da proteína codificada então desencadeiam uma resposta imunológica em seu corpo, levando você a desenvolver anticorpos que podem protegê-lo do vírus caso você seja infectado, Amesh A. Adalja, MD, acadêmico sênior do Johns Hopkins Centers for Health Security, dito anteriormente Forma. (Mais aqui: Qual a eficácia da vacina COVID-19?)

Pense nas partes codificadas da proteína como uma “impressão digital” genética para o vírus SARS-CoV-2, diz Thad Mick, Pharm.D., Vice-presidente de programas farmacêuticos e serviços de diagnóstico da ZOOM + Care. “O objetivo das vacinas COVID-19 é introduzir aquela impressão digital viral que avisa o seu corpo desde o início para que o sistema imunológico reconheça que não pertence a ele e crie uma resposta imunológica a ela antes que o vírus tenha a chance de ultrapassar o seu defesas naturais ”, explica.


No processo de construção dessa resposta imunológica, é normal sentir alguns efeitos colaterais ao longo do caminho, acrescenta Mick.

Que tipo de efeitos colaterais da vacina COVID-19 devo esperar?

No momento, temos apenas pesquisas preliminares sobre os efeitos colaterais dos dados de segurança das vacinas COVID-19 da Pfizer e Moderna. No geral, porém, a vacina da Pfizer é considerada como tendo um "perfil de segurança favorável", enquanto a da Moderna também mostra "nenhuma preocupação séria com a segurança". Ambas as empresas dizem que continuam a coletar dados de segurança (e eficácia) para confirmar essas descobertas.

Dito isso, como com qualquer vacinação, você pode experimentar alguns efeitos colaterais de uma vacina COVID-19. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças listam esses efeitos colaterais potenciais da vacina COVID-19 em seu site:

  • Dor e inchaço no local da injeção
  • Febre
  • Arrepios
  • Fadiga
  • Dor de cabeça

Outros efeitos colaterais da vacina COVID-19 podem incluir dores musculares e nas articulações, acrescenta Mick. “Pelo que sabemos, a maioria dos efeitos colaterais provavelmente aparecerá no primeiro ou dois dias após o recebimento da vacina, mas pode potencialmente se manifestar mais tarde”, explica ele. (É importante notar que os efeitos colaterais da vacina contra a gripe são relativamente semelhantes.)


Se esses efeitos colaterais se parecem muito com os sintomas de COVID-19, é porque basicamente são. “A vacina estimula o sistema imunológico a combater o vírus”, explica Richard Pan, M.D., pediatra e senador do estado da Califórnia. “A maioria dos efeitos colaterais são sintomas dessa resposta, como febre, fadiga, dores de cabeça e musculares.”

No entanto, isso não significa que a vacina COVID-19 pode fornecer COVID-19, observa o Dr. Pan. “É importante lembrar que o mRNA [da vacina] não afeta permanentemente nenhuma de suas células”, explica. Em vez disso, esse mRNA é apenas um projeto temporário da proteína spike localizada na superfície do vírus. “Este projeto é muito frágil, por isso a vacina precisa ser mantida tão fria antes de ser usada”, diz o Dr. Pan. Seu corpo eventualmente elimina esse esquema após você ter sido vacinado, mas os anticorpos que você desenvolve em resposta permanecerão, explica ele. (O CDC observa que mais dados são necessários para confirmar quanto tempo os anticorpos produzidos a partir das vacinas COVID-19 irão durar.)

“É impossível pegar COVID-19 com a vacina, assim como ter um projeto para a construção de um volante não fornece os planos para construir um carro inteiro”, acrescenta o Dr. Pan.

Quão comuns são os efeitos colaterais da vacina COVID-19?

A FDA ainda está avaliando dados sobre o quão comum os efeitos colaterais do COVID-19 acima podem ser na população em geral. Por enquanto, porém, as informações divulgadas pela Pfizer e Moderna em seus ensaios clínicos em grande escala sugerem que um pequeno número de pessoas experimentará "sintomas significativos, mas temporários" após receber uma vacina COVID-19, diz o Dr. Pan.

Mais especificamente, no ensaio da Moderna com sua vacina COVID-19, 2,7 por cento das pessoas sentiram dor no local da injeção após a primeira dose. Após a segunda dose (que é dada quatro semanas após a primeira injeção), 9,7 por cento das pessoas sentiram fadiga, 8,9 por cento relataram dores musculares, 5,2 por cento relataram dores nas articulações, 4,5 por cento relataram dor de cabeça, 4,1 por cento experimentaram dor geral e 2 por cento disse que a segunda injeção os deixou com vermelhidão no local da injeção.

Até agora, os efeitos colaterais da vacina COVID-19 da Pfizer parecem ser semelhantes aos da Moderna. No ensaio em grande escala da Pfizer com sua vacina, 3,8 por cento das pessoas relataram fadiga e 2 por cento tiveram dor de cabeça, ambos após a segunda dose (que é dada três semanas após a primeira injeção). Menos de 1 por cento das pessoas no ensaio clínico relataram febre (definida na pesquisa como uma temperatura corporal acima de 100 ° F) após a primeira ou a segunda dose. Um pequeno número (0,3 por cento, para ser exato) dos receptores da vacina também relatou nódulos linfáticos inchados, “que geralmente desaparecem dentro de 10 dias” da vacinação, de acordo com a pesquisa.

Embora esses efeitos colaterais sejam temporários e não pareçam tão comuns, eles podem ser "significativos" o suficiente para que algumas pessoas "precisem perder um dia de trabalho" após serem vacinadas, observa o Dr. Pan.

Você também deve ter ouvido preocupações sobre reações alérgicas à vacina COVID-19 da Pfizer. Pouco depois de a vacina ser lançada no Reino Unido, dois profissionais de saúde - ambos portadores de EpiPen por rotina e com histórico de reações alérgicas - experimentaram anafilaxia (uma reação alérgica potencialmente fatal, caracterizada por dificuldade respiratória e queda da pressão arterial ) após a primeira dose, de acordo com o New York Times. Ambos os profissionais de saúde se recuperaram, mas, enquanto isso, as autoridades de saúde do Reino Unido emitiram um alerta de alergia para a vacina COVID-19 da Pfizer: “Qualquer pessoa com histórico de anafilaxia a uma vacina, medicamento ou alimento não deve receber o Vacina Pfizer / BioNTech. Uma segunda dose não deve ser administrada a qualquer pessoa que sofreu anafilaxia após a administração da primeira dose desta vacina. ” (Relacionado: O que acontece quando você entra em choque anafilático?)

Nos EUA, um folheto informativo do FDA sobre a vacina COVID-19 da Pfizer também afirma que "indivíduos com histórico conhecido de reação alérgica grave (por exemplo, anafilaxia) a qualquer componente da vacina Pfizer-BioNTech Covid-19" não devem ser vacinados Neste momento. (Você pode encontrar a lista completa de ingredientes da vacina Pfizer na mesma ficha informativa do FDA.)

Por que você deve tomar uma vacina COVID-19, independentemente dos efeitos colaterais

A verdade é que você pode se sentir um lixo por um ou dois dias depois de receber a vacina COVID-19. Mas, ao todo, as vacinas COVID-19 são "muito mais seguras" do que o próprio vírus, que já matou cerca de 300.000 pessoas nos EUA, diz o Dr. Pan.

As vacinas COVID-19 não ajudarão apenas tu evitar complicações graves do COVID-19, mas também ajudarão a proteger as pessoas que não pode ser vacinado ainda (incluindo aqueles com reações alérgicas graves, pessoas grávidas e aqueles com menos de 16 anos), acrescenta o Dr. Pan. (Usar sua máscara, distanciar-se socialmente e lavar as mãos também continuará a ser importante para proteger as pessoas de COVID-19.)

“Embora muitos estejam preocupados com a vacina COVID-19, há muitos benefícios em ser vacinado”, explica Mick. “Essas vacinas estão sendo exaustivamente avaliadas e só chegarão ao mercado se os riscos da vacina forem superados pelos benefícios.”

As informações nesta história são precisas no momento da publicação. À medida que as atualizações sobre o coronavírus COVID-19 continuam a evoluir, é possível que algumas informações e recomendações nesta história tenham mudado desde a publicação inicial. Incentivamos você a verificar regularmente os recursos como o CDC, a OMS e o departamento de saúde pública local para obter os dados e recomendações mais atualizados.

Revisão para

Propaganda

Nosso Conselho

Bombas de chocolate quente estão explodindo a internet - veja como fazê-las

Bombas de chocolate quente estão explodindo a internet - veja como fazê-las

Quando o tempo lá fora e tá terrível e eu fogo dentro não é tão agradável - ma im, um tri te vídeo do YouTube de 12 hora obre a lareira crepitante de um e tranh...
Todos os sucessos de country que você deve saber antes do CMA Awards 2015

Todos os sucessos de country que você deve saber antes do CMA Awards 2015

Para o fã do gênero, o Country Mu ic A ociation Award anual (que vai ao ar em 4 de novembro na ABC à 8 / 7c) é uma data marcada. Me mo que você tenha apena um intere e pa agei...