Tratar, ocultar e prevenir pés de galinha
Contente
- visão global
- Tratamento
- Cremes tópicos
- Toxina botulínica (Botox)
- Cascas químicas
- Preenchimentos dérmicos
- Laser resurfacing
- Como esconder pés de galinha
- Prevenção
- O takeaway
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
Conforme você envelhece, sua pele passa por mudanças graduais. Algumas partes do rosto são mais suscetíveis do que outras aos sinais de envelhecimento, incluindo a delicada área dos olhos. Os pés de galinha, uma preocupação comum, são aquelas pequenas linhas que se espalham nos cantos dos olhos. Os pés de galinha se desenvolvem com o tempo por causa de minúsculas contrações musculares que acontecem toda vez que você faz uma expressão facial.
Existem dois tipos diferentes de rugas: dinâmicas e estáticas. Rugas dinâmicas são aquelas que aparecem durante a contração muscular. Se seus pés de galinha são visíveis principalmente quando você está sorrindo, eles provavelmente são dinâmicos. As rugas estáticas podem piorar com a contração muscular, mas são visíveis o tempo todo, mesmo quando o rosto está em repouso.
Não importa que tipo de pés de galinha você tenha, existem opções de tratamento disponíveis. Em algumas pessoas, os sinais de pés de galinha podem ser completamente revertidos, pelo menos temporariamente. Existem também muitos passos que você pode seguir em casa para ajudar a esconder pés de galinha.
Tratamento
O tratamento que você escolher dependerá da gravidade dos pés de galinha e do resultado desejado. Em alguns casos, você pode tentar uma combinação de tratamentos.
Cremes tópicos
Você pode combater linhas de expressão e rugas com cremes tópicos prescritos e sem receita. A tretinoína (Retin-A) é amplamente utilizada no combate aos sinais de envelhecimento, pois estimula a produção de pele nova. Existem também muitos hidratantes anti-envelhecimento que são igualmente eficazes. Eles podem ajudar a reduzir o aparecimento de linhas finas ao redor dos olhos, mas não vão melhorar os pés de galinha profundos. Os resultados dos cremes tópicos geralmente são observados em 24 semanas.
Toxina botulínica (Botox)
O Botox atua para suavizar as rugas causadas por contrações musculares repetitivas que acontecem quando você faz expressões faciais. Este tratamento é muito eficaz para pés de galinha.
O Botox é mais adequado para pessoas entre 30 e 50 anos, cujas rugas estão apenas começando a se desenvolver. Não é eficaz nas rugas profundas comuns entre adultos mais velhos.
O Botox é injetado diretamente na área afetada com uma pequena agulha, que faz com que os músculos relaxem. O botox evita que os músculos se contraiam, o que pode reduzir o aparecimento de rugas ou fazer com que desapareçam totalmente. O Botox é particularmente eficaz em pessoas com rugas dinâmicas.
O botox não o impedirá de fazer expressões faciais. Ele terá como alvo apenas os músculos ao redor dos olhos que estão causando seus pés de galinha. Os efeitos duram normalmente cerca de 3 meses.
Cascas químicas
Os peelings químicos podem melhorar a aparência dos pés de galinha e promover uma pele com aparência mais jovem e saudável. Isso é feito colocando uma solução química no rosto que remove a camada externa da pele velha, deixando para trás uma pele nova e mais lisa.
Existem três tipos diferentes de peelings químicos:
- cascas superficiais
- cascas de média profundidade
- cascas profundas
Os peelings superficiais podem ser feitos com um esteticista certificado, mas os peelings mais profundos devem ser feitos no consultório do seu médico. Os efeitos do peeling e o tempo de recuperação envolvido dependem do tipo de peeling que você obtém.
Os peelings superficiais são relativamente indolores e requerem pouco ou nenhum tempo ocioso. Peelings mais profundos podem ser muito dolorosos e podem até exigir anestesia. Para obter melhores resultados, os peelings superficiais devem ser repetidos a cada 2–4 semanas e os peelings de média profundidade a cada 6–12 meses até que os resultados desejados sejam alcançados.
Preenchimentos dérmicos
Preenchimentos dérmicos, também chamados de preenchimentos de tecidos moles, também podem ser usados para tratar pés de galinha. Alguns preenchimentos dérmicos que você pode usar incluem:
- Juvederm
- Radiesse
- Restylane
- Sculptra
- Belotero
Preenchimentos dérmicos são injetados diretamente nos pés de galinha com uma pequena agulha. Os diferentes enchimentos disponíveis têm componentes ligeiramente diferentes e alguns são mais permanentes do que outros. Converse com seu médico sobre qual é o certo para o seu tipo de pele.
Preenchimentos dérmicos são particularmente eficazes para pés de galinha estáticos, que aparecem constantemente, mesmo quando o rosto está em repouso. Os efeitos dos preenchimentos dérmicos geralmente duram de 3 a 12 meses, mas podem durar mais.
Laser resurfacing
O resurfacing a laser ablativo é um procedimento que remove as camadas superiores da pele, revelando uma pele mais nova e com aparência mais jovem. O resurfacing a laser funciona bem para pés de galinha porque aquece várias camadas da pele, o que promove a produção de colágeno. O aumento da produção de colágeno pode ajudar a pele ao redor dos olhos a cicatrizar de forma mais suave e uniforme.
Você pode receber medicamentos para a dor antes do procedimento. O procedimento envolve uma varinha de laser focada no rosto. Seu rosto pode ser envolto em um curativo por vários dias após o procedimento. O salto completo pode levar várias semanas.
O resurfacing a laser aperta a pele e afirma fazer você parecer 10 a 20 anos mais jovem. Os resultados duram até 10 anos. O resurfacing a laser pode não eliminar completamente os pés de galinha, então os médicos podem combiná-lo com outras técnicas, como injeções de Botox.
Como esconder pés de galinha
Os pés de galinha são difíceis de esconder, mas aqui estão algumas dicas:
- Aplique um creme hidratante para os olhos pela manhã e à noite antes de aplicar a maquiagem.
- Tente usar um primer à base de silicone para preencher os "vales" profundos de suas rugas e criar uma aparência mais lisa.
- Vá devagar com o corretivo e a base. A maquiagem pesada torna as rugas mais pronunciadas. Experimente uma base de cobertura leve a média ou um bálsamo de beleza.
- Se você não tem tempo para obter uma nova base, tente aplicar a atual com uma esponja úmida. Misture bem para uma cobertura leve e perfeita.
- Não use pó solto em seus pés de galinha. Ele pode se estabelecer nas suas rugas.
- Desvie a atenção de seus olhos pulando cílios postiços, sombra cintilante e delineadores líquidos escuros. Em vez disso, use um iluminador em suas bochechas e um batom dramático.
Prevenção
Os pés de galinha são uma parte natural do envelhecimento, mas existem algumas coisas que você pode fazer para limitar a gravidade dessas rugas e retardar seu desenvolvimento.
- Limite a exposição ao sol. Use protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou mais quando estiver no sol, mesmo por curtos períodos de tempo. E use chapéu e óculos de sol!
- Use protetor solar diariamente. Experimente um hidratante ou base com FPS 15+.
- Comer saudável. Uma dieta rica em frutas frescas, vegetais, grãos inteiros e óleos saudáveis pode proteger a pele dos danos dos radicais livres.
- Exercício. O exercício diário faz o sangue circular, o que leva oxigênio para a pele.
- Use óculos de sol polarizados. Mantenha a área dos olhos protegida com grandes cortinas de proteção solar.
- Parar de fumar. Fumar produz radicais livres no corpo, o que faz com que as rugas apareçam mais cedo.
- Nunca use camas de bronzeamento.
- Use hidratantes e cremes para os olhos com colágeno e antioxidantes, como a vitamina C.
O takeaway
Os pés de galinha são uma parte normal do envelhecimento, mas existem muitas opções de tratamento disponíveis para reduzir sua aparência. Alguns desses tratamentos são bastante caros, então concentre-se na prevenção enquanto você ainda pode. Se for tarde demais para isso, converse com seu médico sobre suas opções. Peelings químicos e Botox estão entre os tratamentos mais acessíveis.