Cortes e perfurações
Contente
- Quais são as causas?
- Primeiros socorros para cortes e perfurações
- Cortes
- Feridas por punção
- Quando um corte ou punção é uma emergência?
- Complicações de cortes e perfurações
- Prevenção de cortes e perfurações
Um corte ou laceração é uma lágrima ou abertura na pele que ocorre devido a uma lesão externa. Pode ser superficial, afetando apenas a superfície da pele ou profunda o suficiente para envolver:
- tendões
- músculos
- ligamentos
- ossos
Uma ferida por punção é uma ferida profunda que ocorre devido a algo afiado e pontudo, como uma unha. A abertura na pele é pequena e a ferida da punção pode não sangrar muito. Ferimentos por punção podem facilmente ser infectados. Um médico sempre deve examinar uma ferida profunda por punção. Os ferimentos por punção que ocorrem devido a uma mordida ou ao pisar em um pedaço de metal enferrujado, como uma unha, precisam de atenção médica imediata.
Um corte pode causar sangramento externo e interno. Um corte significativo pode causar sangramento abundante se não for tratado rápida e adequadamente. Cortes e perfurações que causam perda excessiva de sangue ou que danificam os órgãos podem ser fatais.
Quais são as causas?
As causas mais comuns de cortes e perfurações são lesões externas que quebram ou rasgam a pele. Essas causas incluem:
- cai
- acidentes de carro
- vidro quebrado
- facadas
- cortes de barbear
As causas mais comuns para feridas por punção incluem:
- pisar em um objeto pontiagudo, como uma unha
- ser mordido
- caindo sobre algo afiado
Embora as feridas por punção normalmente não sangrem muito, elas são propensas a infecções. Isto é especialmente verdade se uma mordida ou um objeto enferrujado causarem a ferida. Consulte seu médico imediatamente se for esse o caso.
Primeiros socorros para cortes e perfurações
Cortes ou perfurações menores podem ser tratados em casa. Para cortes mais graves ou perfurações, é necessária atenção médica imediata.
Cortes
Primeiro, pare qualquer sangramento cobrindo o corte e aplicando pressão suave. Se o corte estiver sangrando muito e você não conseguir interrompê-lo, procure tratamento médico imediatamente.
Em seguida, limpe o corte cuidadosamente com um pano embebido em álcool, lavagem anti-séptica ou água limpa. Mergulhe um cotonete em água oxigenada e passe-o levemente sobre a área do corte para limpá-lo. Use uma pinça que foi limpa com álcool para remover detritos na superfície do corte. Se você encontrar detritos incorporados no corte, não tente removê-lo. Procure ajuda do seu médico ou vá ao pronto-socorro mais próximo.
Depois que o corte estiver limpo, aplique um creme antibiótico. Isso pode prevenir infecções e acelerar o processo de cicatrização. Aplique um curativo no local do corte. Troque o curativo diariamente e sempre que ficar molhado ou sujo.
Cortes mais profundos podem exigir tratamento médico. As opções de tratamento para cortes profundos incluem pontos, grampos ou pontos líquidos.
Você também pode precisar tomar antibióticos para prevenir a infecção.
Feridas por punção
Primeiro, tente parar o sangramento cobrindo a ferida com um curativo limpo e aplicando uma pressão suave. Se a ferida estiver sangrando muito e você não conseguir detê-la, procure imediatamente atendimento médico de emergência.
Em seguida, limpe bem a área com uma pequena compressa embebida em álcool. Não tente lavar uma ferida perfurada. Se você notar detritos embutidos na ferida da punção, não tente removê-lo. Não examine a ferida se perceber que parte do objeto que causou a ferida se rompeu. Em vez disso, procure atendimento médico de emergência imediatamente.
Depois que a pele estiver limpa, aplique um creme antibiótico de venda livre para evitar infecções. Cubra a ferida da punção com um curativo. Você deve trocar o curativo diariamente ou mais cedo, se ficar molhado ou sujo. Verifique se há sinais de infecção, como:
- vermelhidão
- drenagem, como pus, do local da ferida
- calor ou inchaço na área circundante
Quando um corte ou punção é uma emergência?
Embora a maioria das pequenas perfurações e cortes cicatrize sem tratamento além dos primeiros socorros e atendimento domiciliar, alguns devem receber atenção médica imediata. Procure atendimento médico de emergência se notar qualquer um dos seguintes:
- o sangramento é intenso, jorrando ou não para após 10 minutos de aplicar pressão
- sensação e função são prejudicadas na área do corte ou ferida
- músculo, tendão ou osso é exposto
Contacte o seu médico imediatamente se:
- detritos é incorporado no corte ou ferida
- o corte ou ferida ocorreu devido a uma mordida
- você não toma um tétano há 10 anos
- você pisou em um objeto, como uma unha
- o corte ou ferida ocorreu devido a um anzol
- o corte ou ferida mostra os sintomas da infecção, como inchaço no local, dor latejante ou vazamento de fluido do corte ou ferida
O seu médico pode sugerir que você tome uma vacina contra o tétano.
Complicações de cortes e perfurações
As possíveis complicações de uma ferida cortada ou perfurada incluem:
- uma infecção na ferida
- infecção no sangue ou sepse
- gangrena
- uma amputação
- perda de função na área da ferida
- dano no nervo
- dano de órgão
Prevenção de cortes e perfurações
Evite cortes e perfure feridas executando as seguintes etapas para garantir sua segurança física:
- Não pratique esportes sem usar equipamentos de proteção adequados.
- Use sapatos e verifique se as solas são resistentes e não podem ser perfuradas por uma unha.
- Não use máquinas ou ferramentas pesadas sem usar sapatos e equipamentos de segurança adequados.
- Após um acidente, limpe rapidamente os detritos, como vidro quebrado.
- Seque os derramamentos, principalmente em superfícies escorregadias, antes de correr ou andar sobre a superfície.