9 estratégias para aumentar a motivação quando você está deprimido
Contente
- Visão geral
- Dicas para se manter motivado
- 1. Saia da cama e pijama
- 2. Dê um passeio
- 3. Coloque as mãos na massa para melhorar o humor
- 4. Não agende demais
- 5. Evite a negatividade
- 6. Siga uma rotina
- 7. Socializar
- 8. Crie uma rede de suporte
- 9. Durma o suficiente
- Depressão e motivação
- Quando procurar ajuda
- Prevenção de suicídio
- Outlook
Visão geral
Depressão é um distúrbio mental comum. Estima-se que 16,2 milhões de adultos nos Estados Unidos, ou cerca de 6,7%, experimentaram pelo menos um episódio depressivo maior em 2016.
Os sintomas da depressão podem variar de leve a grave. Eles podem ser crônicos ou podem ocorrer como episódios únicos causados por eventos traumáticos da vida, como uma morte ou doença na família, o fim de um casamento ou uma dificuldade financeira.
Os sintomas de depressão incluem:
- interesse reduzido em atividades que normalmente são agradáveis
- insônia ou aumento da necessidade de sono
- falta de apetite ou aumento da necessidade de comer, levando à perda ou ganho de peso
- inquietação, irritabilidade ou falta de energia e fadiga
- dificuldade em se concentrar e em realizar as tarefas habituais
- baixa auto-imagem
- pensamentos suicidas
Se você estiver enfrentando pensamentos suicidas, procure ajuda imediatamente. Entre em contato com seu médico ou ligue para o 911.
Dicas para se manter motivado
Defina metas pequenas e gerenciáveis.
Se o pensamento de fazer alguma coisa parecer avassalador, comece pequeno. Defina metas pequenas e gerenciáveis. À medida que você atinge esses objetivos, pode começar a adicionar mais sobre eles até atingir todos os seus objetivos. Aqui estão algumas sugestões para você começar.
1. Saia da cama e pijama
O simples ato de levantar é uma boa primeira vitória do dia. Deixe algumas notas adesivas com afirmações positivas onde você pode vê-las, como: "Sim, você pode fazê-lo", "Toda jornada longa começa com um passo" ou "Nunca desista!" Seu cérebro digere quaisquer pensamentos que você criar, então alimente-os com pensamentos positivos.
2. Dê um passeio
O exercício ajuda seu corpo a liberar endorfinas, os hormônios da sensação boa. O exercício por pelo menos 35 minutos por dia, cinco dias por semana, pode melhorar os sintomas de depressão leve a moderada. Também pode ajudar a tratar formas mais graves de depressão.
Em outro estudo, quatro semanas de treinamento aeróbico foram encontradas para melhorar os sintomas da depressão.
3. Coloque as mãos na massa para melhorar o humor
De acordo com um estudo com ratos, um certo tipo de bactéria encontrada na sujeira (Mycobacterium vaccae) pode melhorar a produção de serotonina. A serotonina, por sua vez, ajuda a diminuir os sintomas da depressão.
As bactérias encontradas em alimentos fermentados, como iogurte, também podem melhorar o humor, reduzindo a ansiedade e potencialmente melhorando os sintomas da depressão.
4. Não agende demais
Parabenize-se por cada tarefa ou objetivo que você concluir, por menor que seja.
Se você puder realizar apenas uma ou duas tarefas, tudo bem. Parabenize-se por cada tarefa ou objetivo que você concluir, por menor que seja. Isso ajudará a melhorar sua confiança e senso de motivação.
5. Evite a negatividade
Seu cérebro digere quaisquer pensamentos que você criar, então alimente-os com pensamentos positivos.
Lendo as notícias ou navegando na Internet, conversando com pessoas que deixam você se sentindo esgotado e negativo ou revisando tópicos tristes - essas atividades podem ter um impacto no seu humor e motivação. Em vez disso, concentre-se em sentimentos de gratidão. Leia conteúdo inspirador e rodeie-se de pessoas positivas.
6. Siga uma rotina
A sensação de ter realizado tarefas diárias promoverá uma sensação de bem-estar.
Anote sua rotina, cole-a na parede ou em algum lugar em que você a veja e use marcas de seleção quando concluir as tarefas. A sensação de ter realizado tarefas diárias promoverá uma sensação de bem-estar e inspirará você a ter objetivos mais altos a cada dia.
Você também pode manter um diário como parte de sua rotina. Os periódicos são um bom lugar para descartar pensamentos negativos e dar lugar ao positivo.
7. Socializar
Escolha relacionamentos positivos, incentive as pessoas a se socializarem com você quando sentir vontade e dê uma chance ao voluntariado. Ajudar alguém em necessidade melhorará seu humor e aumentará sua motivação para sair da cama no dia seguinte.
8. Crie uma rede de suporte
Tenha uma rede de suporte em espera para quando sua motivação acabar e você se sentir sobrecarregado. Escolha pessoas com quem se sinta à vontade para conversar e que possam ajudar a encorajar.
9. Durma o suficiente
A depressão pode ser fisicamente desgastante. Dormir muito ou pouco afeta o seu humor. Apontar oito horas por dia.
Depressão e motivação
A falta de motivação é um sintoma de depressão, mas pode ser causado por outra coisa. Por exemplo, você pode não ter motivação se estiver tendo dificuldades para lidar com um problema em sua vida ou experimentando algo que afeta sua autoconfiança.
Se a depressão é responsável por sua falta de motivação, você pode descobrir que seu nível de motivação está diretamente relacionado ao quão deprimido você está se sentindo. Se você ou um ente querido estiver sentindo falta de motivação devido à depressão, existem maneiras de ajudar a melhorar a situação.
Pode parecer difícil no começo, mas a persistência ajudará a alimentar o crescente senso de motivação, e você descobrirá que, com o tempo, fica mais fácil se levantar e fazer coisas.
Quando procurar ajuda
Se seu humor e motivação não melhorarem, converse com seu médico. Se você já estiver tomando medicação, seu médico poderá reavaliar seu tratamento.
O tratamento para a depressão pode incluir uma combinação de psicoterapia e medicação. Os medicamentos podem incluir:
- inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)
- inibidores da recaptação de serotonina-noradrenalina (SNRIs)
- inibidores da recaptação de noradrenalina-dopamina (NDRIs)
- antidepressivos tricíclicos
- inibidores da monoamina oxidase
Alguns antidepressivos podem aumentar o risco de pensamentos suicidas. Se você ou alguém que você conhece está experimentando pensamentos suicidas, ligue para o Linha de vida nacional da prevenção do suicídio em 800-273-8255 imediatamente e entre em contato com seu médico o mais rápido possível.
Prevenção de suicídio
Se você acha que alguém corre um risco imediato de se machucar ou ferir outra pessoa:
- Ligue para o 911 ou para o seu número de emergência local.
- Fique com a pessoa até a ajuda chegar.
- Remova quaisquer armas, facas, medicamentos ou outras coisas que possam causar danos.
- Ouça, mas não julgue, discuta, ameace ou grite.
Se você ou alguém que você conhece considerar suicídio, obtenha ajuda de uma linha direta de prevenção de crises ou de suicídio. Tente a Linha de vida nacional da prevenção do suicídio em 800-273-8255.
Outlook
Se você ou um ente querido está sofrendo de depressão, pode ter dificuldade em se sentir motivado. Psicoterapia e medicamentos podem ajudar. Você também pode praticar algumas técnicas de auto-ajuda:
- Celebre pequenas vitórias.
- Faça o seu melhor para pensar positivamente.
- Estabeleça rotinas - elas podem ajudar você a se sentir motivado.
- Dê um passo de cada vez e não tente fazer mais do que você é capaz.
Se sua falta de motivação está afetando sua vida diária e suas tentativas de aumentar sua motivação não funcionaram, entre em contato com seu médico. Eles estão lá para ajudar.