Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 17 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Você e o Doutor: saiba como prevenir e tratar as varizes
Vídeo: Você e o Doutor: saiba como prevenir e tratar as varizes

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.

Composto por camadas de uma proteína chamada queratina, suas unhas funcionam como proteção para os dedos das mãos e dos pés. A queratina, que também forma as células do cabelo e da pele, protege as unhas contra danos.

Mas não é incomum que as unhas se partam, descasquem ou quebrem. Na verdade, de acordo com a Harvard Medical School, 27% das mulheres têm unhas quebradiças, também conhecidas como onicosquizia.

Isso pode ser o resultado de uma condição de saúde subjacente ou outros fatores externos.

Continue lendo para saber mais sobre o que causa as unhas quebradiças e o que você pode fazer para mantê-las saudáveis ​​e fortes.

O que causa unhas quebradiças?

De acordo com o American Osteopathic College of Dermatology (AOCD), as unhas quebradiças se enquadram em duas categorias: secas e quebradiças ou moles e quebradiças.

As unhas secas e quebradiças são o resultado de pouca umidade. Eles são mais comumente causados ​​pela lavagem e secagem repetidas das unhas.


Por outro lado, as unhas macias e quebradiças são causadas por muita umidade, geralmente resultado da superexposição a detergentes, produtos de limpeza domésticos e removedor de esmalte.

Outras causas de unhas quebradiças incluem:

  • Era. As unhas geralmente mudam com a idade, tornando-se frequentemente opacas e quebradiças. Enquanto as unhas dos pés geralmente ficam mais grossas e duras, as unhas frequentemente ficam mais finas e quebradiças.
  • Falta de ferro. Essa condição ocorre quando o corpo não recebe ferro suficiente, o que leva a níveis baixos de glóbulos vermelhos. Seu médico pode medir seu nível de ferritina e fornecer suplementação se ele estiver baixo.
  • Hipotireoidismo. Junto com as unhas quebradiças, os sintomas dos níveis baixos da tireoide podem incluir perda de cabelo, fadiga, ganho de peso, constipação e depressão. Seu médico pode tratar o hipotireoidismo com o hormônio tireoidiano sintético levotiroxina, que pode ser tomado por via oral.
  • Síndrome de Raynaud. Caracterizada por problemas de circulação nas extremidades, essa condição pode afetar a saúde das unhas. Seu médico pode prescrever bloqueadores dos canais de cálcio, como amlodipina ou nifedipina, ou alternativas, como losartan, fluoxetina ou sildenafil.

O AOCD oferece uma dica de diagnóstico para ajudar a determinar se suas unhas quebradiças são causadas por uma condição interna ou fatores ambientais externos: “Se as unhas se partem, mas as unhas dos pés são fortes, então um fator externo é a causa”.


O que posso fazer com unhas quebradiças?

Você não pode fazer nada sobre as mudanças nas unhas relacionadas à idade, mas pode reduzir o risco de unhas rachadas, quebradas e quebradiças. Para manter as unhas saudáveis ​​e fortes, tente as seguintes dicas:

Use um hidratante

  • Procure loções hidratantes para as mãos que contenham lanolina ou alfa-hidroxiácidos. Você também pode comprar condicionadores de unhas ricos em lanolina online.
  • Hidrate as mãos após a lavagem. Ao aplicar a loção ou creme, certifique-se de esfregar ao redor e diretamente nas unhas.
  • Antes de ir para a cama, hidrate as mãos, pés e unhas para mantê-los hidratados enquanto dorme.

Proteja suas mãos

  • Ao fazer as tarefas domésticas, use luvas, como luvas de lavar louça, para manter as mãos secas. As luvas também podem proteger suas mãos e unhas de produtos químicos agressivos, como detergentes e líquidos de limpeza.
  • Evite a exposição prolongada ao tempo frio e seco. Se você se aventurar ao ar livre em um dia frio, use luvas.

Cuide das suas unhas

  • Mantenha as unhas curtas para minimizar a área da superfície das unhas, onde a água e os produtos químicos podem ser absorvidos.
  • Use uma lixa fina para lixar as unhas. É uma boa ideia lixar as unhas diariamente para eliminar irregularidades e evitar quebras e rachaduras. Certifique-se de arquivar apenas em uma direção.
  • Não pique ou roa as unhas ou cutículas. Você pode usar um instrumento de metal para empurrar a cutícula, mas evite usá-lo diretamente na unha.
  • Lustre suas unhas na mesma direção em que as unhas crescem. Evite movimentos para frente e para trás que podem causar divisão.
  • Considere a aplicação de um endurecedor para ajudar a fortalecer as unhas.
  • Opte por um removedor de esmalte que não contenha acetona e tente evitar o uso frequente do removedor.

Fale com um medico

Pergunte ao seu médico sobre os benefícios de tomar um suplemento de biotina. De acordo com o, a biotina administrada por via oral pode prevenir a rachadura e quebra das unhas.


A recomenda uma dose diária de 2,5 miligramas de biotina para melhorar a saúde das unhas.

Quão rápido minhas unhas crescem?

De acordo com um estudo de 2010, a média das unhas de um adulto cresce cerca de 3,47 milímetros (mm) por mês. As unhas dos pés crescem muito mais devagar, a uma taxa de 1,62 mm por mês.

Embora esses números variem entre os indivíduos, geralmente leva cerca de 6 meses para as unhas adultas crescerem completamente e cerca de 12 meses para as unhas crescerem.

Leve embora

De um modo geral, as unhas quebradiças podem ser classificadas como secas e quebradiças (pouca umidade) ou macias e quebradiças (muita umidade).

Se suas unhas não ficarem mais fortes com remédios caseiros, como usar luvas durante as tarefas domésticas e hidratar as mãos e unhas após a lavagem, converse com seu médico.

Unhas quebradiças também podem ser um sinal de uma doença subjacente, como deficiência de ferro ou hipotireoidismo.

Nossas Publicações

Quais são os sintomas e sinais de alerta da hepatite C?

Quais são os sintomas e sinais de alerta da hepatite C?

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode er muito grave. No entanto, no etágio iniciai da doença, a maioria da peoa não percebe nenhum intoma, por io pode er dif...
Os profissionais estão agredindo sexualmente pacientes - e é legal

Os profissionais estão agredindo sexualmente pacientes - e é legal

Avio de conteúdo: decriçõe de agreão exual, trauma médicoQuando Ahley Weitz foi ao pronto-ocorro de um hopital local em Utah em 2007 devido a náuea e vômito grave, e...