Os 10 sintomas de diabetes que as mulheres precisam saber

Contente
- Sintomas de diabetes tipo 1
- Perda de peso dramática
- Fadiga extrema
- Períodos Irregulares
- Quando ver um médico
- Quando os sintomas da diabetes podem significar outra coisa
- Sintomas de diabetes tipo 2
- Nenhum sintoma
- PCOS
- Sintomas de diabetes gestacional
- Bebê maior que o normal
- Ganho de peso excessivo
- Sintomas pré-diabetes
- Glicose elevada no sangue
- Revisão para

Mais de 100 milhões de americanos vivem com diabetes ou pré-diabetes, de acordo com um relatório de 2017 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. É um número assustador - e apesar da abundância de informações sobre saúde e nutrição, esse número está aumentando. (Relacionado: a dieta cetônica pode ajudar com diabetes tipo 2?)
Aqui está outra coisa assustadora: mesmo que você pense que está fazendo tudo certo - comendo bem, se exercitando -, existem certos fatores (como seu histórico familiar) que ainda podem colocá-lo em risco de desenvolver certos tipos de diabetes.
Veja como reconhecer os sintomas de diabetes em mulheres, incluindo sinais do tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional, bem como sintomas de pré-diabetes.
Sintomas de diabetes tipo 1
O diabetes tipo 1 é causado por um processo auto-imune no qual os anticorpos atacam as células beta do pâncreas, diz Marilyn Tan, M.D., endocrinologista da Stanford Health Care com dupla certificação em endocrinologia e medicina interna. Por causa desse ataque, o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para o corpo. (Para sua informação, aqui está porque a insulina é importante: é um hormônio que leva o açúcar do sangue para as células para que possam usar a energia para funções vitais.)
Perda de peso dramática
“Quando esse [ataque de pâncreas] acontece, os sintomas se apresentam de forma bastante aguda, geralmente dentro de alguns dias ou semanas”, diz o Dr. Tan. "As pessoas terão uma perda dramática de peso - às vezes 5 ou 9 quilos - juntamente com aumento da sede e da micção e, às vezes, náusea."
A perda de peso não intencional é devido ao açúcar elevado no sangue. Quando os rins não conseguem reabsorver todo o açúcar extra, é aí que entra o nome abrangente para doenças diabéticas, diabetes mellitus. "É basicamente açúcar na urina", diz o Dr. Tan. Se você tem diabetes tipo 1 não diagnosticado, sua urina pode até ter um cheiro doce, acrescenta ela.
Fadiga extrema
Outro sintoma do diabetes tipo 1 é a fadiga extrema, e algumas pessoas apresentam perda de visão, diz Ruchi Bhabhra, M.D., Ph.D., endocrinologista da UC Health e professor assistente adjunto de endocrinologia na University of Cincinnati College of Medicine.
Períodos Irregulares
Os sintomas de diabetes em mulheres, tanto para o tipo 1 quanto para o tipo 2, geralmente se apresentam da mesma forma nos homens. No entanto, as mulheres têm um sinal vital que os homens não têm, e é um bom indicador da saúde geral do seu corpo: o ciclo menstrual. “Algumas mulheres têm menstruações regulares mesmo quando estão doentes, mas para muitas mulheres, menstruações irregulares são um sinal de que algo está errado”, diz o Dr. Tan. (Esta é uma mulher estrela do rock que corre 160 quilômetros com diabetes tipo 1.)
Quando ver um médico
Se você tiver um início repentino desses sintomas - especialmente perda de peso não intencional e aumento da sede e da micção (estamos falando de levantar cinco ou seis vezes por noite para fazer xixi) - você deve fazer um teste de açúcar no sangue, diz o Dr. Bhabhra. O seu médico pode fazer um simples exame de sangue ou urina para medir o açúcar no sangue.
Além disso, se você tiver algum fator de risco em sua família, como um parente próximo com diabetes tipo 1, isso também deve levantar uma bandeira vermelha para chegar ao seu médico o mais rápido possível. “Você não deve se sentar diante desses sintomas”, diz o Dr. Bhabhra.
Quando os sintomas da diabetes podem significar outra coisa
Dito isso, às vezes sintomas como um ligeiro aumento da sede e da micção podem ser causados por outra coisa, como medicamentos para pressão arterial ou outros diuréticos. Existe outro distúrbio (incomum) chamado diabetes insipidus, que não é de fato diabetes, mas um distúrbio hormonal, diz o Dr. Bhabhra. É causada pela falta de um hormônio chamado ADH, que ajuda a regular os rins, o que também pode levar ao aumento da sede e da micção, bem como fadiga por desidratação.
Sintomas de diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 está aumentando para todos, até mesmo para crianças e mulheres jovens, diz o Dr. Tan. Esse tipo agora é responsável por 90 a 95 por cento de todos os casos diagnosticados de diabetes.
“No passado, víamos uma jovem adolescente e pensávamos que era do tipo 1”, diz o Dr.Tan, "mas por causa da epidemia de obesidade, estamos diagnosticando cada vez mais mulheres jovens com diabetes tipo 2." Ela credita a maior disponibilidade de alimentos mais processados e estilos de vida cada vez mais sedentários, em parte por esse aumento. (Para sua informação: cada hora de TV que você assiste aumenta seu risco.)
Nenhum sintoma
Os sintomas do diabetes tipo 2 são um pouco mais complicados do que o tipo 1. Quando alguém é diagnosticado com tipo 2, provavelmente já o tem há algum tempo - estamos falando de anos - diz o Dr. Tan. E na maioria das vezes, é assintomático em seus estágios iniciais.
Ao contrário do diabetes tipo 1, alguém com tipo 2 é capaz de produzir insulina suficiente, mas apresenta resistência à insulina. Isso significa que seu corpo não responde à insulina tão bem quanto deveria, devido ao excesso de peso ou obesidade, ao sedentarismo ou ao uso de certos medicamentos, diz o Dr. Tan.
A genética também desempenha um grande papel aqui, e pessoas com histórico familiar de diabetes tipo 2 correm maior risco. Embora o tipo 2 esteja fortemente relacionado à obesidade, você não precisa necessariamente estar acima do peso para desenvolvê-la, diz o Dr. Tan: Por exemplo, as pessoas da Ásia têm um índice de IMC mais baixo de 23 (o limite típico para peso "normal" é 24,9). “Isso significa que mesmo com um peso corporal menor, o risco de diabetes tipo 2 e outras doenças metabólicas é maior”, observa ela.
PCOS
As mulheres também têm um fator de risco a mais do que os homens: a síndrome do ovário policístico ou SOP. Cerca de seis milhões de mulheres nos EUA têm SOP, e estudos mostram que ter SOP aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 em quatro vezes. Outro fator que o coloca em maior risco é um histórico de diabetes gestacional (mais sobre isso abaixo).
Na maioria das vezes, o diabetes tipo 2 é diagnosticado acidentalmente por meio de exames de saúde de rotina ou exames anuais. No entanto, você pode sentir os mesmos sintomas do tipo 1 com o tipo 2, embora eles surjam de forma muito mais gradual, diz o Dr. Bhabhra.
Sintomas de diabetes gestacional
Até 10 por cento de todas as mulheres grávidas são afetadas pelo diabetes gestacional, de acordo com o CDC. Embora afete seu corpo de maneira semelhante ao diabetes tipo 2, o diabetes gestacional costuma ser assintomático, diz o Dr. Tan. É por isso que ginecologistas fazem testes de tolerância à glicose de rotina em determinados estágios para testar o diabetes gestacional.
Bebê maior que o normal
As mudanças hormonais durante a gravidez podem aumentar a resistência à insulina, levando ao diabetes gestacional. Um bebê medindo mais do que o normal costuma ser um sinal de diabetes gestacional, diz o Dr. Tan.
Embora o diabetes gestacional normalmente não seja prejudicial ao bebê (embora o recém-nascido possa aumentar sua produção de insulina imediatamente após o parto, o efeito é temporário, diz o Dr. Tan), cerca de 50 por cento das mães com diabetes gestacional desenvolvem o tipo 2 diabetes mais tarde, de acordo com o CDC.
Ganho de peso excessivo
Dr. Tan também observa que ganhar uma quantidade excepcionalmente alta de peso durante a gravidez pode ser outro sinal de alerta. Você deve entrar em contato com seu médico durante a gravidez para se certificar de que seu ganho de peso está dentro de uma faixa saudável.
Sintomas pré-diabetes
Ter pré-diabetes significa simplesmente que seus níveis de açúcar no sangue estão mais altos do que o normal. Geralmente não apresenta sintomas, diz o Dr. Tan, mas é descoberto por meio de exames de sangue. "Na verdade, é principalmente um indicador de que você está sob alto risco de desenvolver diabetes tipo 2", diz ela.
Glicose elevada no sangue
Os médicos irão medir a sua glicose no sangue para determinar se os seus níveis estão elevados, diz o Dr. Bhabhra. Eles normalmente fazem isso por meio de um teste de hemoglobina glicada (ou A1C), que mede a porcentagem de açúcar no sangue ligado à hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio em seus glóbulos vermelhos; ou por meio de um teste de açúcar no sangue em jejum, que é feito após o jejum noturno. Para o último, qualquer coisa abaixo de 100 mg / DL é normal; 100 a 126 indica pré-diabetes; e qualquer coisa acima de 126 significa que você tem diabetes.
Estar acima do peso ou ser obeso; vivendo uma vida sedentária; e comer muitos alimentos refinados, com alto teor calórico ou alto teor de açúcar podem ser fatores no desenvolvimento de pré-diabetes. No entanto, ainda existem coisas além do seu controle. "Vemos muitos pacientes que dão o melhor de si, mas não conseguem mudar a genética", diz o Dr. Tan. "Existem coisas que você pode modificar e outras não, mas tente maximizar as modificações do seu estilo de vida para prevenir o diabetes tipo 2."