Compreendendo sua dieta e necessidades nutricionais com linfoma de células do manto
Contente
- Por que a nutrição é importante durante o tratamento com MCL
- Alimentos para comer
- Carboidratos
- Proteína
- Gorduras
- Fibra
- Vitaminas, minerais e antioxidantes
- Alimentos a evitar
- Dietas especiais: ajudam?
- Segurança alimentar durante o tratamento
- O que fazer quando você não tiver vontade de comer
- Quando ver um nutricionista
- O takeaway
Se você recebeu um diagnóstico de linfoma de células do manto (MCL), provavelmente há muitas coisas em sua mente. Pensar em comida pode não parecer uma prioridade agora.
Lembre-se de que uma boa nutrição é importante para todos. Nutrir seu corpo é uma parte importante do autocuidado durante este período desafiador. Os alimentos podem ajudar a manter seu corpo bem o suficiente para tratamentos e para apoiar a função imunológica.
Comer pode ser difícil, especialmente se você não estiver se sentindo bem ou se seu nível de energia estiver muito baixo. Alguns alimentos podem funcionar melhor para você do que outros, dependendo dos seus sintomas e de como você está se sentindo.
Por que a nutrição é importante durante o tratamento com MCL
A comida é o combustível do seu corpo. Fornece energia e uma variedade de nutrientes para ajudar a manter o seu bem-estar. Você pode pensar na comida como um tipo de medicamento.
Comer bem pode ajudar:
- melhore seu nível de energia e humor
- gerenciar alguns de seus sintomas
- manter o peso e a massa muscular
- mantenha suas forças para ajudar nos tratamentos
- apoiar sua função imunológica
Alimentos para comer
Comer uma variedade de alimentos pode ajudar a dar ao seu corpo o que ele precisa. Os alimentos fornecem diferentes nutrientes que desempenham funções na sua saúde. Aqui estão alguns nutrientes e alimentos importantes que os fornecem.
Carboidratos
Os carboidratos são a fonte favorita de combustível do seu corpo. Eles fornecem energia rápida para seu cérebro e corpo. As fontes de carboidratos incluem alimentos como macarrão, arroz, batata, pão e cereais. Produtos lácteos e frutas também contêm alguns carboidratos.
Quando se trata de escolher a melhor fonte de carboidratos, algumas opções são mais nutritivas do que outras. Considere escolher opções como abóbora, grãos inteiros e legumes.
Proteína
Pense na proteína como blocos de construção. A proteína é usada para construir e reparar músculos em todo o corpo. Sem proteína suficiente, os músculos começam a se decompor no corpo.
A proteína também é necessária para a comunicação celular, mantendo o equilíbrio de fluidos, função imunológica e muito mais.
Você pode obter proteína de carnes, frango, peixe, feijão, lentilha, laticínios, soja, nozes, sementes e ovos.
Gorduras
As gorduras ajudam a aumentar a absorção de alguns nutrientes, incluindo as vitaminas A, D, E e K. A gordura é necessária para muitos processos corporais importantes, incluindo reações químicas necessárias para a função imunológica e o metabolismo. A gordura também adiciona textura e sabor aos alimentos.
As fontes de gordura incluem óleos, manteiga, abacate, peixe, ovos, laticínios, nozes e sementes.
Fibra
Fibra é a parte da comida que seu corpo não consegue quebrar. Obter fibra suficiente ajuda seu sistema digestivo a funcionar sem problemas e a prevenir a constipação. A fibra é encontrada em produtos de grãos inteiros, nozes, sementes, feijão, farelo, frutas e vegetais.
Vitaminas, minerais e antioxidantes
Existem muitas vitaminas e minerais diferentes nos alimentos. Cada um deles tem funções específicas no corpo. Eles nos ajudam a usar outros nutrientes e a apoiar nosso sistema imunológico.
Comer uma variedade de alimentos garante que você receberá uma variedade de vitaminas e minerais. Além disso, os alimentos fornecem antioxidantes, que ajudam a combater a inflamação e os danos celulares.
Alimentos a evitar
Quando você recebe um diagnóstico de câncer, o objetivo é obter o máximo possível de variedade em sua dieta para melhor atender às suas necessidades nutricionais.
Pode haver alguns alimentos que você não está tolerando agora devido aos efeitos colaterais do seu câncer ou tratamento. Pode haver alimentos que simplesmente não atraem você agora. Isso está ok. Ouça seu corpo e dê o seu melhor.
Alguns alimentos têm maior probabilidade de deixá-lo doente, especialmente quando seu sistema imunológico não está funcionando bem. Alimentos que apresentam um alto risco de germes de origem alimentar, como leite não pasteurizado, carnes mal cozidas, frutos do mar crus e ovos crus ou mal cozidos, não são recomendados.
Se você está tendo problemas para mastigar ou engolir, pode se dar melhor com alimentos mais macios. Alimentos que são muito duros, em borracha, crocantes ou secos podem não funcionar para você.
Se você está tendo problemas para comer o suficiente, evite alimentos com baixo teor de gordura ou calorias (energia). Seu corpo precisa de gordura e calorias extras agora. Escolha alimentos com alto teor de proteínas, calorias e gorduras saudáveis para ajudar a atender às suas necessidades de energia, mesmo quando o apetite estiver baixo.
Dietas especiais: ajudam?
Não há evidências de uma dieta específica quando você tem MCL. No entanto, pesquisas mostram que o consumo de uma dieta balanceada rica em alimentos ricos em nutrientes pode beneficiar o sistema imunológico, o que pode ajudar no tratamento do câncer.
Procure comer alimentos ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e proteínas. Isso pode aumentar seus níveis de energia. Muitos estudos relacionaram um padrão de dieta saudável com o retorno do câncer em pessoas com vários tipos de câncer.
Por exemplo, considere comer mais alimentos, como:
- legumes
- frutas cítricas
- leguminosas
- peixe
Além disso, evitar produtos altamente refinados, como fast food, carnes processadas e refrigerantes, pode ajudar a apoiar a saúde geral do seu corpo durante o tratamento.
Mas, ao mesmo tempo, é importante ter cuidado ao cortar quaisquer alimentos de sua dieta quando você está vivendo com câncer. Se você está achando difícil tolerar certos alimentos, concentre-se em comer o que puder.
Segurança alimentar durante o tratamento
Quando seu sistema imunológico não está funcionando bem, a segurança alimentar é especialmente importante. É mais difícil para o seu corpo lutar contra os germes dos alimentos que podem te deixar doente.
Aqui estão algumas dicas para manter seus alimentos seguros:
- Descongele carnes congeladas na geladeira, não no balcão.
- Lave as mãos antes de cozinhar ou comer.
- Se outra pessoa estiver preparando sua comida, peça que lavem as mãos antes de tocar em qualquer alimento.
- Lave bem todas as frutas e vegetais antes de comer.
- Evite a contaminação cruzada usando diferentes superfícies e utensílios para alimentos crus e cozidos.
- Lave todas as superfícies e ferramentas usadas para carne crua em água quente com sabão após o uso.
- Use um termômetro de carne para se certificar de que os alimentos são cozidos corretamente. Consulte as temperaturas de cozimento listadas abaixo.
- Armazene os alimentos adequadamente. Alimentos frios devem ser mantidos abaixo de 4 ° C (40 ° F) e alimentos quentes devem estar acima de 60 ° C (140 ° F) para prevenir o crescimento de bactérias. Limite a quantidade de tempo que os alimentos passam na zona de 40 a 140 ° F (4 a 60 ° C) a menos de 2 horas.
Cozinhar sua comida na temperatura interna certa pode ajudar a garantir que ela seja segura para comer. Para ajudar a se proteger de doenças transmitidas por alimentos, cozinhe esses alimentos pelo menos à temperatura mínima listada aqui:
- carne, vitela e cordeiro a pelo menos 145 ° F (63 ° C)
- carne moída a 160 ° F (71 ° C)
- carne de porco a 160 ° F (71 ° C)
- aves moídas a 165 ° F (74 ° C)
- peito de frango a 170 ° F (77 ° C)
- coxa de frango ou frango inteiro a 180 ° F (82 ° C)
Lembre-se, ao usar um termômetro de carne, você precisa verificar a temperatura interna dos alimentos. Não basta tocar na superfície.
Se você enfiar o termômetro mais profundamente, tome cuidado para não tocar na panela, que pode estar mais quente do que a própria comida.
O que fazer quando você não tiver vontade de comer
Pode ser normal ter baixo apetite quando você tem câncer. Você pode se sentir doente e não querer comer.
Aqui estão algumas idéias que podem ajudar:
- Faça refeições pequenas e regulares. Procure comer algo pequeno a cada 2 horas. Algumas pessoas acham que o estômago vazio pode piorar a náusea.
- Definir um alarme. Você pode definir um cronômetro para se lembrar de comer.
- Prepare alimentos simples e leves. Experimente alimentos simples que não tenham um cheiro forte, como biscoitos, torradas, arroz e macarrão.
- Tenha lanches rápidos prontos para levar. Quando você não está se sentindo bem, pode ser difícil enfrentar fazendo qualquer preparação alimentar. Experimente alimentos que estão prontos para comer, como iogurte, fatias de frutas com manteiga de nozes, mistura para trilhas, ovos cozidos, bolas energéticas ou vegetais com homus ou guacamole.
- Experimente líquidos. Às vezes, as bebidas são mais bem toleradas do que os alimentos sólidos. Smoothies ou substitutos de refeição líquidos podem fornecer muitos nutrientes. Eles podem ser úteis quando você não tem vontade de comer.
- Experimente gengibre ou limão. Algumas pessoas acham que tomar chá de gengibre ou mastigar balas de gengibre pode ajudar quando se sentem enjoadas. Limões frescos podem ser um perfume calmante. Você pode adicionar limão à água ou ao chá.
- Crie um espaço relaxante. Comer com outra pessoa pode ajudar. Se você está sozinho, tente criar um ambiente relaxante. Você pode ler um livro, ouvir música ou assistir a um programa de TV favorito.
- Coma o que parecer atraente. Se você está realmente lutando para comer, não se preocupe em ter uma refeição balanceada. Coma tudo o que seu corpo sentir que pode controlar.
Quando ver um nutricionista
Os nutricionistas são especialistas em alimentação e nutrição. Pode haver um nutricionista que trabalhe com sua equipe de tratamento do câncer. Peça uma recomendação a alguém de sua equipe de atendimento.
Um nutricionista pode ajudá-lo:
- melhor atender às suas necessidades de nutrientes, considerando todos os desafios que você está enfrentando
- faça mudanças na dieta para ajudar a controlar seus sintomas
- se você perdeu peso e está preocupado com a desnutrição
- com decisões sobre o suporte de alimentação se você não estiver atendendo às suas necessidades de nutrientes por meio de sua dieta atual
O takeaway
A nutrição é uma parte importante dos cuidados com o corpo, especialmente quando você tem câncer. Nossos corpos precisam de uma variedade de nutrientes para funcionar bem.
Mudanças na dieta podem ajudar a controlar alguns sintomas do câncer ou efeitos colaterais do tratamento. Se você está tendo problemas para atender às suas necessidades nutricionais, trabalhar com um nutricionista pode ajudar.