Alimentos a evitar se você tiver diverticulite
Contente
- O que é diverticulite?
- Quais alimentos devo evitar durante um episódio agudo de diverticulite?
- Alimentos a evitar com diverticulite
- Alimentos com alto FODMAP
- Carne vermelha e processada
- Alimentos ricos em açúcar e gordura
- Outros alimentos e bebidas
- Devo evitar alimentos ricos em fibras?
- Quais alimentos devo comer durante um surto de diverticulite?
- Alimentos com baixo teor de fibra
- Dieta líquida clara
- Outras considerações dietéticas
- Uma dieta rica em fibras reduz o risco de diverticulite?
- Quando ver um médico
- O resultado final
A diverticulite é uma condição médica que causa bolsas inflamadas no intestino. Para algumas pessoas, a dieta pode afetar os sintomas da diverticulite.
Médicos e nutricionistas não recomendam mais dietas específicas para diverticulite. Dito isso, algumas pessoas acham que comer e evitar certos alimentos pode ajudar a aliviar os sintomas.
O que é diverticulite?
A diverticulite é uma condição que afeta o trato digestivo. Causa bolsas inflamadas no revestimento do intestino. Essas bolsas são chamadas de divertículos.
Os divertículos se desenvolvem quando pontos fracos na parede intestinal cedem sob pressão, fazendo com que as seções se projetem.
Quando os divertículos se desenvolvem, a pessoa tem diverticulose. Quando os divertículos ficam inflamados ou infectados, isso é chamado de diverticulite.
A diverticulose se torna mais comum com a idade, ocorrendo em cerca de 58% dos americanos com mais de 60 anos. Menos de 5% das pessoas com diverticulose desenvolverão diverticulite.
A diverticulite pode causar problemas de saúde ou complicações, incluindo:
- náusea
- febre
- forte dor abdominal
- evacuações com sangue
- um abscesso ou bolsa inflamada de tecido
- fístula
A diverticulite é uma condição dolorosa causada por inflamação em bolsas no intestino. É mais comum em adultos mais velhos.
Quais alimentos devo evitar durante um episódio agudo de diverticulite?
Os médicos costumavam recomendar uma dieta líquida clara com baixo teor de fibras durante as crises de diverticulite.
No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK), os especialistas não acreditam mais que você deve evitar certos alimentos quando tem diverticulose ou diverticulite.
Dito isso, alguns estudos dizem que evitar alguns alimentos e comer outros pode ajudar. Além disso, depende do indivíduo, e algumas pessoas acham que evitar certos alimentos ajuda.
Alguns médicos seguem uma dieta de líquidos claros durante crises leves. Assim que os sintomas melhorarem, eles podem recomendar mudar para uma dieta com baixo teor de fibras até que os sintomas desapareçam e, em seguida, iniciar uma dieta com alto teor de fibras.
ResumoDurante um surto de diverticulite, seu médico pode recomendar uma dieta com um líquido claro ou com baixo teor de fibras até que os sintomas desapareçam.
Alimentos a evitar com diverticulite
Quando você tem diverticulose ou já teve diverticulite no passado, as recomendações de dieta são diferentes em comparação com durante uma crise.
Alguns alimentos podem aumentar ou reduzir o risco de ocorrência de crises.
As seções a seguir examinam a pesquisa por trás de diferentes alimentos que você pode querer evitar com a diverticulose ou diverticulite.
Alimentos com alto FODMAP
Seguir uma dieta baixa em FODMAP traz benefícios para pessoas com síndrome do intestino irritável (SII) e também pode ajudar algumas pessoas com diverticulite.
FODMAPs são um tipo de carboidrato. Significa oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis.
Algumas pesquisas sugerem que uma dieta baixa em FODMAP poderia prevenir a alta pressão no cólon, o que, em teoria, poderia ajudar as pessoas a evitar ou corrigir a diverticulite.
Nessa dieta, as pessoas evitam alimentos com alto teor de FODMAPS. Exemplos de alimentos a evitar incluem:
- certas frutas, como maçãs, peras e ameixas
- alimentos lácteos, como leite, iogurte e sorvete
- alimentos fermentados, como chucrute ou kimchi
- feijões
- repolho
- Couve de bruxelas
- cebola e alho
Carne vermelha e processada
De acordo com, comer uma dieta rica em carnes vermelhas e processadas pode aumentar o risco de desenvolver diverticulite.
Por outro lado, uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos inteiros está associada a um risco reduzido.
Alimentos ricos em açúcar e gordura
Uma dieta ocidental padrão rica em gordura e açúcar e pobre em fibras pode estar associada a um aumento da incidência de diverticulite.
A pesquisa sugere que evitar os seguintes alimentos pode ajudar a prevenir a diverticulite ou reduzir seus sintomas:
- carne vermelha
- grãos refinados
- leite integral
- comidas fritas
Outros alimentos e bebidas
Os médicos recomendavam evitar nozes, pipoca e a maioria das sementes, segundo a teoria de que as partículas minúsculas desses alimentos podem se alojar nas bolsas e causar infecção.
Algumas pesquisas mais antigas também sugeriram que as pessoas com diverticulite devem evitar o álcool.
ResumoDe acordo com algumas pesquisas, evitar carnes vermelhas e alimentos ricos em FODMAPs, açúcar e gordura pode ajudar a prevenir crises de diverticulite.
Devo evitar alimentos ricos em fibras?
No passado, os médicos recomendavam que as pessoas com diverticulite seguissem uma dieta pobre em fibras ou uma dieta líquida transparente. Mais recentemente, a maioria dos médicos se afastou desse conselho.
Na verdade, o NIDDK realmente recomenda comer alimentos ricos em fibras para ajudar a prevenir a diverticulite.
A fibra dietética pode reduzir os sintomas da doença diverticular e melhorar a função intestinal, de acordo com pesquisas de 2018.
Os pesquisadores dizem que isso ocorre porque a fibra pode melhorar a saúde do cólon, permitindo melhor movimento e volume das fezes, ajudando a promover bactérias saudáveis no intestino e ajudando a limitar o ganho de peso corporal ao longo do tempo.
que dietas com pouca fibra podem aumentar o risco de diverticulite, junto com alta ingestão de carne, baixa atividade física e tabagismo.
Alimentos ricos em fibras incluem:
- feijão e legumes, como feijão, grão de bico, lentilha e feijão vermelho
- grãos inteiros, como arroz integral, quinua, aveia, amaranto, espelta e bulgur
- legumes
- frutas
Cada indivíduo é diferente. A fibra aumenta o volume das fezes e pode aumentar as contrações do cólon, que podem ser dolorosas durante um surto. Seu médico pode recomendar evitar fibras durante uma crise aguda.
Ao adicionar fibras à sua dieta, certifique-se de beber bastante água para evitar a constipação.
ResumoQuando você não está tendo um surto, uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de surtos de diverticulite e ajudar a manter o intestino saudável.
Quais alimentos devo comer durante um surto de diverticulite?
Em alguns casos, seu médico pode sugerir certas mudanças na dieta para tornar a condição mais fácil de tolerar e menos provável de piorar com o tempo.
Se você estiver tendo um ataque agudo de diverticulite, seu médico pode sugerir uma dieta com baixo teor de fibras ou uma dieta líquida clara para ajudar a aliviar os sintomas.
Uma vez que os sintomas melhorem, eles podem recomendar manter uma dieta pobre em fibras até que os sintomas desapareçam e, em seguida, iniciar uma dieta rica em fibras para evitar crises futuras.
Alimentos com baixo teor de fibra
Alimentos com baixo teor de fibras a serem considerados se você tiver sintomas de diverticulite incluem:
- arroz branco, pão branco ou massa branca, mas evite alimentos que contenham glúten se você for intolerante
- cereais secos com baixo teor de fibra
- frutas processadas, como purê de maçã ou pêssegos em lata
- proteínas animais cozidas, como peixes, aves ou ovos
- azeite ou outros óleos
- abóbora amarela, abobrinha ou abóbora: descascada, sementes removidas e cozidas
- espinafre cozido, beterraba, cenoura ou aspargo
- batatas sem pele
- sucos de frutas e vegetais
Dieta líquida clara
Uma dieta líquida clara é uma abordagem mais restritiva para aliviar os sintomas da diverticulite. Seu médico pode prescrever por um curto período de tempo.
Uma dieta líquida clara geralmente consiste em:
- água
- lascas de gelo
- picolés com purê de frutas congeladas ou pedaços de frutas picadas
- caldo de sopa ou caldo
- gelatina, como Jell-O
- chá ou café sem cremes, sabores ou adoçantes
- bebidas eletrolíticas claras
Outras considerações dietéticas
Quer esteja em uma dieta de líquidos claros ou não, geralmente é útil beber pelo menos 8 xícaras de líquido por dia. Isso ajuda a mantê-lo hidratado e auxilia na saúde gastrointestinal.
Certifique-se de falar com seu médico antes de fazer qualquer mudança drástica na dieta.
Se você estiver fazendo uma dieta líquida clara, depois que sua condição melhorar, seu médico pode recomendar a adição lenta de alimentos com baixo teor de fibras em sua dieta, aumentando para uma dieta rica em fibras.
ResumoDurante um surto de diverticulite, uma dieta com baixo teor de fibras ou um líquido claro pode ajudar a aliviar os sintomas em algumas pessoas.
Uma dieta rica em fibras reduz o risco de diverticulite?
Mesmo que os médicos recomendem evitar alimentos ricos em fibras durante uma crise de diverticulite, a pesquisa mostrou que consumir regularmente uma dieta rica em fibras com muitos vegetais, frutas e grãos inteiros pode reduzir o risco de diverticulite aguda.
Uma vez que a fibra pode amolecer os resíduos do seu corpo, as fezes mais macias passam pelo seu intestino e cólon com mais rapidez e facilidade.
Isso, por sua vez, reduz a pressão no sistema digestivo, o que ajuda a prevenir a formação de divertículos, bem como o desenvolvimento de diverticulite.
Uma dieta rica em fibras é muitas vezes uma das primeiras coisas que um médico irá recomendar se você tiver diverticulose ou se tiver se recuperado da diverticulite.
Se você ainda não está consumindo alimentos ricos em fibras, comece devagar ao adicioná-los à sua dieta.
Um estudo mais antigo descobriu que aqueles que consumiram pelo menos 25 gramas de fibra por dia tiveram um risco 41% menor de desenvolver doença diverticular, em comparação com aqueles que consumiram apenas 14 gramas.
Para pessoas sem problemas diverticulares, comer uma dieta rica em fibras ajuda a promover um sistema digestivo saudável.
A pesquisa também mostra que as bactérias intestinais desempenham um papel na doença diverticular. Embora mais pesquisas sejam necessárias, estudos futuros provavelmente apoiarão a modulação das bactérias intestinais por meio de uma dieta rica em fibras e suplementação de probióticos.
ResumoA pesquisa diz que comer uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir crises de diverticulite.
Quando ver um médico
Se você recebeu um diagnóstico de diverticulite, converse com seu médico sobre suas necessidades e restrições alimentares. É importante discutir como a comida pode curar ou agravar sua condição.
Se precisar de orientação adicional, peça ao seu médico para encaminhá-lo a um nutricionista. Procure um profissional de saúde com experiência em trabalhar com pessoas com diverticulite, se possível.
Além disso, mantenha contato com seu médico sobre sua condição. Embora a diverticulite possa permanecer dormente por longos períodos de tempo, lembre-se de que é uma condição crônica que dura a vida toda.
ResumoSe você suspeitar de diverticulite, converse com um médico para tratamento e aconselhamento sobre necessidades e restrições alimentares.
O resultado final
Em geral, se você tem diverticulose, mas não está tendo um episódio de diverticulite, uma dieta rica em fibras ajudará a prevenir futuros surtos.
Dependendo da gravidade de um surto de diverticulite aguda, uma dieta pobre em fibras ou uma dieta líquida clara pode ser benéfica para reduzir os sintomas.
Se você começar a notar o aumento dos sintomas, tenha um plano de ação pronto com seu médico que pode reduzir a dor e o desconforto e ajudá-lo a controlar sua condição.