Autor: Eugene Taylor
Data De Criação: 15 Agosto 2021
Data De Atualização: 20 Junho 2024
Anonim
Espondilite anquilosante Guia de discussão: O que você está esquecendo de perguntar ao seu médico - Saúde
Espondilite anquilosante Guia de discussão: O que você está esquecendo de perguntar ao seu médico - Saúde

Contente

Um diagnóstico de espondilite anquilosante (EA) pode fazer você se sentir sobrecarregado e preocupado com o futuro. A SA é uma forma crônica ou de longo prazo de artrite que causa inflamação, rigidez e dor nas articulações da coluna vertebral.

O seu médico analisará as opções de tratamento AS com você. Mas eles podem não tratar de tudo o que você precisa saber para ajudá-lo a gerenciar sua condição. Aqui estão oito perguntas para perguntar ao seu médico em sua próxima consulta:

Faça o download e imprima essas perguntas antes do seu próximo compromisso.

1. O que posso fazer para gerenciar meu AS em casa?

É importante tomar medidas para gerenciar o AS e ajudar a manter as labaredas dolorosas afastadas. Você pode precisar aprender maneiras diferentes de fazer as tarefas diárias. Por exemplo:

  • Use um aspirador de pó robótico em vez de um aspirador de pó pesado.
  • Ferro sentado.
  • Faça compras na mercearia on-line ou conte com a ajuda de balconistas para empacotar e carregar mantimentos.
  • Carregue e esvazie a máquina de lavar louça enquanto estiver sentada.
  • Use ferramentas de “agarrar e alcançar” para reduzir a flexão.

Pratique boa postura. Má postura pode causar curvatura. Evite sentar em almofadas macias ou dormir em camas que ofereçam pouco apoio para as costas. Sente-se em uma cadeira com encosto alto e com um assento rígido.


Pergunte ao seu médico para ajudá-lo a identificar fatores de estilo de vida que podem causar dor.

2. Devo parar de fumar?

Se você fuma, deve parar. A pesquisa mostrou que fumar aumenta a inflamação em seu corpo. Também aumenta o risco de câncer, doenças cardíacas e derrames. É mais difícil gerenciar mais de uma condição crônica ao mesmo tempo. Fumar também pode dificultar a respiração se você desenvolver problemas pulmonares relacionados ao EA.

Peça ao seu médico informações sobre as opções de cessação do tabagismo e um encaminhamento para um programa de cessação do tabagismo na sua área.

3. Existe uma dieta AS?

Não existe dieta cientificamente comprovada para tratar a EA. Ainda assim, se você comer pouco, poderá ganhar peso e sobrecarregar as articulações. A maioria dos médicos recomenda uma dieta saudável em geral e evita alimentos que causam inflamação e ganho de peso, como alimentos processados, alimentos ricos em açúcar refinado e alimentos que contêm gorduras trans. Uma dieta saudável inclui:


  • abundância de produtos, especialmente vegetais ricos em cálcio para ajudar a prevenir a osteoporose
  • alimentos ricos em fibras
  • proteína magra
  • salmão e outros peixes gordurosos
  • nozes
  • grãos integrais

Os laticínios caem no meio do espectro inflamatório. Pesquisas indicam que pode causar inflamação em pessoas alérgicas ao leite. No entanto, pode ter benefícios anti-inflamatórios em pessoas sem alergia ao leite.

Pergunte ao seu médico se os laticínios são uma boa escolha para você. Se você estiver acima do peso, peça ao seu médico um encaminhamento para um nutricionista para ajudá-lo a elaborar um plano de alimentação saudável.

4. Quais são os melhores exercícios para AS?

O exercício regular é fundamental para gerenciar o AS. Ser sedentário ou descansar muito pode fazer com que suas articulações endurecem mais e aumentem a dor. O tipo de exercício que você faz também é importante. Evite exercícios de alto impacto que sejam difíceis para as articulações, como corrida e aeróbica. Abdominais e levantamento de peso pesado também são difíceis em suas costas.


Em vez disso, tente se exercitar todos os dias e faça exercícios de baixo impacto, como:

  • natação
  • ioga
  • Pilates
  • caminhada suave
  • alongamento suave

Peça ao seu médico para ajudar a adaptar um programa de exercícios adequado para você.

5. Onde posso obter suporte do AS?

Provavelmente, sua equipe de assistência médica e assistência médica da AS vai além do seu médico. Também pode incluir um fisioterapeuta, nutricionista e um profissional de saúde mental.

Peça ao seu médico recursos educacionais, referências a outros profissionais de saúde da AS e uma indicação a um grupo de suporte local da AS.

6. O SA causa complicações?

Inflamação na coluna vertebral e em outras partes do corpo pode causar:

  • problemas oculares
  • dificuldade para respirar
  • fraturas
  • Problemas cardíacos

Nem todo mundo com EA tem complicações. Pergunte ao seu médico sobre os sintomas da bandeira vermelha que podem indicar uma complicação e quais sintomas requerem cuidados urgentes.

7. Que pesquisa está sendo feita no AS?

Os pesquisadores identificaram dois genes envolvidos no desenvolvimento do EA, e sua busca por mais está em andamento. Os pesquisadores também estão procurando entender melhor:

  • as respostas inflamatórias e imunes da EA
  • como os fatores ambientais afetam o SA
  • se novas terapias podem retardar ou interromper a fusão espinhal
  • se o microbioma intestinal desempenha um papel no desenvolvimento ou progressão da EA

Pergunte ao seu médico como você pode se envolver na pesquisa de EA e se estão ocorrendo estudos clínicos em andamento na sua área.

8. Qual é a minha perspectiva?

As perspectivas são boas para muitas pessoas com AS. A condição geralmente pode ser gerenciada com mudanças no estilo de vida e medicamentos. Oito em cada dez pessoas com SA permanecem independentes ou minimamente desativadas a longo prazo. Submeter-se ao tratamento o mais rápido possível pode reduzir o risco de desenvolver complicações.

Você tem mais controle sobre a progressão da condição do que imagina. Cabe a você se comunicar regularmente com seu médico, seguir os conselhos de toda a equipe de assistência médica e praticar mudanças no estilo de vida para ajudar a gerenciar sua condição.

Pergunte ao seu médico sobre suas experiências com pacientes com EA e quais fatores podem contribuir para um prognóstico positivo.

A linha inferior

O medo do desconhecido e a aprendizagem de como lidar com seus sintomas podem tornar o diagnóstico de EA avassalador. Você provavelmente terá muitas perguntas. Como é fácil esquecer as perguntas em seus compromissos, anote-as com antecedência. Leve-os e este guia de discussão com você para o seu próximo compromisso. O seu médico é o seu parceiro na sua jornada AS. Mas eles podem não antecipar todas as suas perguntas. É importante comparecer aos seus compromissos preparados.

Recomendado

Como eu enfrentei uma mãe com transtorno bipolar que recusou o tratamento por 40 anos

Como eu enfrentei uma mãe com transtorno bipolar que recusou o tratamento por 40 anos

Apena um olho, treinado por ano de feta de aniverário arruinada, compra excêntrica e novo empreendimento comerciai pode vê-lo, pronto para vir à tona em avio. À veze, urge qua...
Prostatectomia suprapúbica para tratamento da próstata aumentada: o que esperar

Prostatectomia suprapúbica para tratamento da próstata aumentada: o que esperar

vião globale você preciar remover ua prótata porque ela ficou muito grande, eu médico pode recomendar uma protatectomia uprapúbica.uprapúbico ignifica que a cirurgia ...