Sua pele precisa de um psicólogo?
Contente
Sua pele não é mais domínio apenas de sua derme. Agora, médicos como gastroenterologistas, ginecologistas e uma classe crescente de especialistas chamados psicodermatologistas estão aplicando suas perspectivas para entender melhor como nossas entranhas afetam nosso maior órgão: a pele. Esta nova abordagem sobre acne, inflamação e processo de envelhecimento pode fornecer a inovação de beleza que tem escapado de você. (Relacionado: Por que todos deveriam tentar a terapia pelo menos uma vez)
Os otimizadores de colágeno
Seu humor pode afetar a qualidade de sua pele de maneiras furtivas, e é por isso que psicodermatologistas (médicos certificados em psiquiatria e dermatologia) adotam uma abordagem semelhante ao encolhimento para examinar a epiderme. "Não pergunto a um paciente apenas sobre sua pele. Pergunto sobre sua vida", diz Amy Wechsler, M.D., psicodérmica da cidade de Nova York. "Isso inclui perguntas detalhadas sobre sono, relacionamentos, trabalho, dieta, exercícios e mentalidade." Um estado emocional negativo, por exemplo, pode se expressar como erupções, embotamento e até rugas - graças ao hormônio do estresse cortisol. "Durante os períodos de depressão, ansiedade ou mau humor, os níveis de cortisol são elevados", diz o Dr. Wechsler. "Esse aumento de cortisol quebra o colágeno, que é o início das rugas, e aumenta a inflamação e a produção de óleo, que criam acne." E se você sofre de eczema, psoríase ou pele seca, eles surgem ", acrescenta ela. . O cortisol também enfraquece a barreira da pele, causando perda de água e lenta renovação das células, o que faz a pele parecer pálida e opaca. (Relacionado: 5 doenças da pele que pioram com o estresse - e como esfriar)
Dormir de sete a oito horas é muito importante para a pele durante esse período. "Enquanto você dorme, o cortisol está em seu nível mais baixo e as moléculas antiinflamatórias como beta-endorfinas e hormônios de crescimento estão em seu nível mais alto, então é quando a pele cura", diz o Dr. Wechsler. Uma hora antes de dormir, leia em vez de assistir a programas de TV agitados como o noticiário. Outro ponto importante: encontrar maneiras de destruir suas horas de vigília. (Por um lado, tente este truque de 10 minutos para desestressar). Comece se socializando. "Estudos mostram que quando os amigos se veem cara a cara, os níveis de cortisol diminuem", diz ela. "Exercícios, respiração profunda ou mesmo sair de casa também fazem isso."
Além disso, procure produtos sem fragrâncias e carregados com antioxidantes curativos, uma vez que a pele é extremamente sensível durante esses momentos de mau humor. Experimente o hidratante facial com vitamina E Malin + Goetz (compre, $ 84, Bloomingdales.com) ou Chanel La Solution 10 De Chanel (compre, nordstrom.com).
The Clear-Skin Chemists
Não é nenhuma revelação que os hormônios causam estragos em nossa pele. (Afinal, eles são a maior causa da acne adulta.) Testosterona em excesso pode resultar em erupções; muito pouco estrogênio e a pele pode parecer seca ou opaca. "Você não pode interromper seu ciclo mensal, mas pode negociar com ele", diz Rebecca Booth, M.D., uma ginecologista em Louisville. Três dias após o início da menstruação, os efeitos positivos começam na pele à medida que o estrogênio, um antioxidante natural, aumenta. "Esses níveis mais altos de estrogênio criam um aumento no colágeno, elastina e ácidos hialurônicos", diz o Dr. Booth. Segue-se a testosterona, adicionando a quantidade desejada de sebo ou óleo para manter a elasticidade da pele. "Quando esses hormônios atingem o pico no dia 12 ou 13, logo antes da ovulação, isso é pele otimizada", diz o Dr. Booth. "É luminoso, tem poros minimizados e geralmente não apresenta acne."
Por volta do dia 21, seu cérebro percebe que você não está grávida e redefine esses hormônios. “Quando eles caem, a acne pode surgir e a pele pode ficar avermelhada”, explica o Dr. Booth. Durante esse tempo, observe a ingestão de açúcar e carboidratos. Eles aumentam a insulina, que estimula a testosterona a níveis que causam erupções. Em vez disso, coma mais proteína para estabilizar a insulina. As proteínas vegetais, como lentilhas, nozes e sementes de chia e girassol, também são pesadas em fitoestrogênios, que simulam o estrogênio que nosso corpo produz, de modo que compensam as flutuações hormonais que estimulam a acne e a vermelhidão. (Relacionado: Você deve comer com base em seu ciclo menstrual?)
Você também pode encontrar fitoestrógenos em produtos para a pele. esses ingredientes podem reduzir o tamanho dos poros, aumentar o colágeno e a elastina e ajudar a reverter os sinais de envelhecimento hormonal. Experimente Murad Intensive Age-Diffusing Serum (Compre, $ 75, murad.com) ou o próprio VENeffect Anti-Aging Hidratante Intensivo do Dr. Booth (Compre, $ 185, dermstore.com).
Os domadores de inflamação
Ao primeiro sinal de acne, você pode procurar o tratamento de ácido salicílico mais próximo. Mas um gastroenterologista também pedirá que você lute contra a causa subjacente desse surto. "A pele é um reflexo direto do equilíbrio interno do corpo", diz Roshini Raj, M.D., gastroenterologista da cidade de Nova York. Quando as bactérias em seu intestino estão desequilibradas, os resultados podem aparecer em seu rosto. Muitas bactérias nocivas estimulam excessivamente a resposta imunológica e produzem substâncias químicas chamadas citocinas, que promovem a inflamação. Eles também podem destruir o revestimento do intestino, permitindo que moléculas pró-inflamatórias entrem na corrente sanguínea - e bagunçam sua pele. "Mas bactérias nocivas estão presentes não apenas no intestino, mas também na pele de algumas pessoas", diz o Dr. Raj. A acne pode ser um sinal revelador de que os níveis de bactérias estão baixos. O antídoto: probióticos, uma palavra da moda geralmente associada ao iogurte. Esses microrganismos - bactérias, leveduras e vírus - são benéficos porque ajudam a manter as bactérias prejudiciais sob controle.
Para aumentar os probióticos em sua dieta, coma regularmente alimentos fermentados como kimchi, missô, tempeh e iogurte com culturas ativas, bem como alimentos ricos em fibras como feijão, nozes e lentilhas, que promovem o crescimento de probióticos. (Aqui: novas maneiras de adicionar mais probióticos à sua dieta.) "Se você não comer esses alimentos, converse com seu médico sobre um suplemento de probióticos", diz o Dr. Raj.
Alguns produtos para a pele incluem probióticos. "Além de evitar que as células da pele reajam às bactérias nocivas, elas diminuem a vermelhidão e estimulam a produção de colágeno e elastina", diz o Dr. Raj. Borrife um pouco de Mother Dirt AO + Mist (Compre, $ 42, motherdirt.com) ou aplique Biossance Squalane + Probiótico Gel Hidratante (Compre, $ 52, sephora.com). À noite, experimente o tratamento Tula Overnight Skin Rescue do Dr. Raj (compre, $ 85, dermstore.com) para reverter os danos enquanto você dorme. Você não precisa sonhar com uma pele incrível - você pode realmente tê-la.