Autor: Charles Brown
Data De Criação: 1 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
MORDIDA DE CACHORRO – Cuidados e Tratamento | Dr Lucas Fustinoni - Médico - CRMPR 30155
Vídeo: MORDIDA DE CACHORRO – Cuidados e Tratamento | Dr Lucas Fustinoni - Médico - CRMPR 30155

Contente

Tratando uma mordida de cachorro

Se você foi mordido por um cachorro, é importante cuidar da lesão imediatamente para reduzir o risco de infecção bacteriana. Você também deve avaliar a ferida para determinar a gravidade.

Em alguns casos, você poderá administrar os primeiros socorros a si mesmo. Em outros casos, você precisará de tratamento médico imediato.

Quer o cão seja seu ou de outra pessoa, você pode se sentir abalado após ser mordido. Se precisar de atenção médica, peça ajuda em vez de dirigir-se ao médico ou hospital.

Continue lendo para aprender as etapas que você deve seguir após uma mordida de cachorro e o que você pode fazer para prevenir a infecção.

Pergunte sobre o histórico de vacinação do cão

A primeira coisa que você deve fazer após uma mordida de cachorro é colocar distância entre você e o cachorro. Isso pode eliminar as chances de você ser mordido novamente.

Assim que não houver mais uma ameaça imediata, é importante determinar se o cão foi vacinado contra a raiva.

Se o dono do cão estiver por perto, peça o histórico de vacinação do cão, certificando-se de obter o nome do dono, número de telefone e informações de contato do veterinário. Se possível, peça também para ver algum tipo de identificação.


Se o cão estiver desacompanhado, pergunte a quem testemunhou o ataque se conhece o cão e sabe onde o dono mora.

Claro, também é possível ser mordido pelo seu próprio cachorro. Por este motivo, certifique-se de acompanhar as vacinas contra raiva do seu cão. Até mesmo um animal amigável e gentil pode às vezes morder.

Administrar primeiros socorros

O tipo de primeiros socorros que você administra será determinado pela gravidade da picada.

Se sua pele não estava ferida, lave a área com água morna e sabão. Você também pode aplicar uma loção antibacteriana na área como precaução.

Se sua pele foi rompida, lave a área com água e sabão morno e pressione suavemente a ferida para promover um pequeno sangramento. Isso ajudará a eliminar os germes.

Se a mordida já estiver sangrando, aplique um pano limpo na ferida e pressione suavemente para interromper o fluxo. Em seguida, aplique uma loção antibacteriana e cubra com uma bandagem estéril.

Todas as feridas causadas por mordidas de cachorro, mesmo as menores, devem ser monitoradas quanto a sinais de infecção até que estejam completamente curadas.


Verifique a mordida com frequência para ver se ela se torna:

  • vermelho
  • inchado
  • caloroso
  • sensível ao toque

Se a ferida piorar, você sentir dor ou desenvolver febre, consulte um médico imediatamente.

Etapas de tratamento

  1. Lave a ferida com sabão e água morna.
  2. Pressione suavemente um pano limpo sobre o ferimento para interromper o fluxo de sangue.
  3. Aplique uma pomada antibacteriana na ferida.
  4. Cubra com uma bandagem esterilizada.
  5. Fique atento a sinais de infecção.
  6. Procure ajuda se suspeitar de infecção ou possível exposição à raiva, ou se a ferida for grave.

Quando procurar ajuda

Perto de mordidas de cachorro requerem tratamento médico.

Sempre consulte um médico para uma mordida de cachorro que:

  • é causado por um cão com um histórico desconhecido de vacina contra a raiva, ou por um cão que está agindo de forma irregular ou parece estar doente
  • não para de sangrar
  • causa dor intensa
  • expõe ossos, tendões ou músculos
  • causa perda de função, como a incapacidade de dobrar os dedos
  • parece vermelho, inchado ou inflamado
  • vaza pus ou fluido

Também procure atendimento médico se você:


  • não me lembro quando você tomou sua última vacina contra tétano
  • sentir-se fraco, desorientado ou desmaiar
  • estão com febre

Quais são as possíveis complicações de uma mordida de cachorro?

As mordidas de cães podem causar várias complicações. Isso inclui infecções, raiva, danos nos nervos ou músculos e muito mais.

Infecção

As bactérias podem viver na boca de qualquer cão, incluindo:

  • estafilococo
  • pasteurella
  • capnocytophaga

Os cães também podem ser portadores de MRSA, mas já houve transmissão dele por meio de mordidas de cachorro.

Esses germes podem causar infecções bacterianas se a mordida do cão romper a pele.

O risco de infecção pode ser maior em pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou pessoas com diabetes. Se você foi mordido por um cachorro e notar sinais de infecção, consulte um médico.

Danos nos nervos e músculos

Uma mordida profunda pode causar danos aos nervos, músculos e vasos sanguíneos sob a pele. Isso pode ocorrer mesmo que a ferida pareça pequena, como marcas de punção.

Ossos quebrados

A mordida de um cão grande pode resultar em ossos quebrados, estilhaçados ou fraturados, especialmente nas pernas, pés ou mãos.

Sempre procure ajuda médica de emergência se suspeitar de um osso quebrado.

Raiva

A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central. Se não for tratada, pode levar à morte alguns dias após a infecção.

Procure atendimento médico imediatamente se você foi mordido por um cachorro e não tem certeza de seu histórico de vacinação ou sabe que ele não está em dia com a vacinação anti-rábica.

Tétano

O tétano é uma doença bacteriana. É incomum nos Estados Unidos, onde as vacinas são fornecidas rotineiramente para crianças. Os adultos devem receber uma injeção de reforço antitetânica a cada.

Cicatrizes

Se a mordida de um cachorro rasgar a pele, pode causar cicatrizes. Em muitos casos, o aparecimento de cicatrizes leves diminuirá com o tempo.

Cicatrizes graves, ou cicatrizes que ocorrem em áreas visíveis como o rosto, podem ser reduzidas por meio de técnicas médicas, como enxerto ou cirurgia plástica.

Morte

O número de mortes devido a mordidas de cães nos Estados Unidos anualmente é muito baixo. Quando ocorrem, cerca de 70% das mortes relacionadas a mordidas de cães acontecem em crianças menores de 10 anos.

Você precisa de uma vacina contra raiva?

Se você for mordido por um cão que mostra sinais de raiva, como comportamento errático ou espuma pela boca, você deve tomar a vacina contra a raiva.

A raiva é uma condição potencialmente fatal, que pode ser prevenida quando se recebe tratamento médico imediato.

A raiva em humanos é rara nos Estados Unidos e normalmente não é transmitida por cães, graças aos programas de prevenção e inoculação amplamente difundidos. Se você ou seu médico tem alguma dúvida de que você pode ter contraído raiva por meio de uma mordida de cachorro, faz sentido tomar uma vacina anti-rábica pós-exposição.

A vacina é administrada na forma de, ao longo de várias semanas. Uma injeção adicional de imunoglobulina anti-rábica também é necessária como parte do tratamento.

Como prevenir a infecção

As mordidas de cães podem introduzir bactérias perigosas no corpo. Isso pode causar infecções graves e às vezes fatais quando não tratado.

É muito importante lavar a ferida assim que for picado e usar antibióticos tópicos, como iodo povidona, dentro e ao redor da pele ferida.

Mantenha a ferida coberta e troque os curativos diariamente.

Fique de olho na ferida para detectar sinais de infecção. Dependendo do tipo de infecção, os sintomas podem começar a aparecer dentro de 24 horas até 14 dias após a picada.

As infecções podem se espalhar rapidamente por todo o corpo. Se notar sinais de infecção, consulte o seu médico imediatamente. Você pode precisar de antibióticos orais ou intravenosos.

Se o seu médico prescreve antibióticos para você, provavelmente você os tomará por 1 a 2 semanas. Não pare de tomar a medicação mesmo que a infecção pareça ter desaparecido completamente.

Outlook

As mordidas de cães podem ser assustadoras e, quando não tratadas, também podem causar complicações graves.

As infecções bacterianas são uma complicação comum de mordidas de cachorro e é importante que qualquer sinal de infecção seja examinado imediatamente.

Vacinar seu próprio cão contra a raiva e ficar longe de cães desconhecidos é a sua melhor defesa contra mordidas de cães e suas complicações. Nunca se aproxime de um cachorro que você não conhece, não importa o quão adorável ele possa parecer.

Além disso, evite brigar ou brincar agressivamente com cães, incluindo aqueles que você conhece. Também faz sentido "deixar os cachorros dormirem" e nunca perturbar um cachorro que está comendo ou cuidando de cachorros.

Popular

Dermatite atópica

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença cutânea de longa duração (crônica) que envolve erupçõe cutânea e camo a e com coceira. É um tipo de eczema.Outra...
Gordura dietética e crianças

Gordura dietética e crianças

É nece ária alguma gordura na dieta para o cre cimento e de envolvimento normai . No entanto, muita condiçõe , como obe idade, doença cardíaca e diabete , e tão a oc...