O exercício de resistência torna você mais inteligente!
Contente
Se você precisar de um motivador extra para cair no asfalto pela manhã, considere o seguinte: Registrar essas milhas pode, na verdade, aumentar seu poder cerebral. De acordo com um novo estudo publicado no Journal of Physiology, exercícios aeróbicos contínuos (como correr ou andar de bicicleta) promovem a neurogênese no cérebro, o que significa que podem torná-lo melhor no aprendizado de coisas novas e na luta contra desafios. (A propósito: nós temos a verdade sobre a emoção do seu corredor.)
Neste estudo específico, os pesquisadores observaram como atividades como corrida, treinamento intervalado de alta intensidade ou treinamento de resistência básico afetaram a gênese dos neurônios no cérebro de ratos. Os ratos que correram tinham duas a três vezes mais neurônios novos no hipocampo (que é a área do cérebro responsável pelo aprendizado temporal e por enfrentar desafios espacialmente complexos) do que os ratos que fizeram treinamento intervalado ou de resistência.
Mesmo que este estudo tenha sido feito em ratos, todo aquele cardio significa coisas boas para o cérebro humano também. Quando se trata dos efeitos do exercício, os cérebros humanos e de roedores realmente mostram mudanças semelhantes no fluxo sanguíneo para o hipocampo, de acordo com Miriam Nokia, Ph.D., principal autora do estudo. O que significa que é plausível que possamos aplicar o impulso cerebral aos humanos também.
Este não é o primeiro estudo a verificar como os exercícios podem aumentar a capacidade do nosso cérebro. Há muita literatura sobre como o exercício aeróbio pode impulsionar a memória e ajudar a regular o estresse, mas de acordo com Wendy Suzuki, Ph.D., neurocientista que estuda como diferentes tipos de exercício afetam o cérebro, a pesquisa sobre como o exercício anaeróbico (como HIIT ou levantamento de peso) efeitos do cérebro ainda é bastante inconclusivo.
"Parece que o exercício aeróbico é mais eficaz para estimular a memória, o humor e a atenção. Embora a 'fórmula' específica para quanto, por quanto tempo e que tipo de exercício é melhor ainda não seja conhecida", diz ela. E embora não haja nenhum estudo específico por trás disso ainda, faz sentido colher esses benefícios amanhã. "Os exercícios matinais fazem sentido porque você está mudando os níveis de neurotransmissores úteis para o humor e os fatores de crescimento que são úteis para a plasticidade do cérebro antes você vai trabalhar para usar seu cérebro ", diz Suzuki.
Então, qual é a vantagem? Bombear o ferro pode ser mais útil para construir novos músculos (levantar pesos pesados também tem muitos outros benefícios), mas aumentar sua resistência e regime cardiovascular pode ser melhor para construir sua capacidade cerebral.