É hora de parar de pensar nos exercícios como o segredo para perder peso
Contente
O exercício é fantástico para você, corpo e alma. Ele melhora seu humor melhor do que os antidepressivos, torna você um pensador mais criativo, fortalece seus ossos, protege seu coração, alivia a TPM, elimina a insônia, aquece sua vida sexual e ajuda você a viver mais. Um benefício que pode ser exagerado, no entanto? Perda de peso. Sim, você leu certo.
"Alimente-se bem e faça exercícios" é o conselho padrão dado às pessoas que buscam perder alguns quilos. Mas um novo estudo da Loyola University questiona essa sabedoria convencional. Os pesquisadores acompanharam quase 2.000 adultos, com idades entre 20 e 40 anos, em cinco países ao longo de dois anos. Eles registraram a atividade física de todos por meio de um rastreador de movimento usado diariamente, juntamente com seu peso, porcentagem de gordura corporal e altura. Apenas 44% dos homens e 20% das mulheres americanas atingiram o padrão mínimo de atividade física, cerca de 2,5 horas por semana. Os pesquisadores descobriram que sua atividade física não afetou seu peso. Em alguns casos, mesmo pessoas que eram fisicamente ativas ganharam uma quantidade modesta de peso, cerca de 0,5 libra por ano.
Isso vai contra tudo o que aprendemos sobre exercícios, certo? Não necessariamente, diz a autora principal Lara R. Dugas, Ph.D., M.P.H., professora assistente na Loyola University Chicago Stritch School of Medicine. "Em todas as discussões sobre a epidemia de obesidade, as pessoas se tornaram muito focadas em exercícios e não o suficiente no impacto de nosso ambiente obesogênico", explica ela. "A atividade física não o protegerá do impacto que uma dieta rica em gordura e açúcar tem sobre o peso."
“Conforme sua atividade aumenta, também aumenta seu apetite”, diz ela. "Isso não é culpa sua - é o seu corpo se ajustando às demandas metabólicas do exercício." Ela acrescenta que não é sustentável para a maioria das pessoas se exercitar por tempo suficiente e, ao mesmo tempo, perder calorias suficientes para perder peso. Portanto, não é que o exercício não seja importante para o seu peso em tudo- ainda é a melhor maneira de evitar quilos a longo prazo depois de perder peso, mas sim essa dieta é simplesmente mais importante para a perda de peso.
Você ainda deve se exercitar então? "Não está nem mesmo sujeito a debate - 150 por cento sim", diz Dugas. "Os exercícios podem promover uma vida longa e boa, mas se você está apenas se exercitando para perder peso, pode ficar desapontado." Além disso, pessoas que fazem dieta ou se exercitam apenas para perder peso param muito mais cedo do que pessoas que fazem mudanças saudáveis por outros motivos, de acordo com um estudo separado publicado em Nutrição em saúde pública. Comece a mudar seus motivos e você poderá alcançar seus objetivos.