Tente isto para óleos essenciais no seu banho
Contente
- Óleos essenciais para experimentar
- Lavanda
- Óleo de limão
- Eucalipto
- Compre o seu produto de banho preferido
- Faça seu próprio mix
- Faça um banho de espuma
- Use bombas de banho ou óleos de massagem
- Use no chuveiro
- Faz e não faz
- Quem deve evitar os óleos essenciais?
- Óleos essenciais e animais de estimação
- Faça seu banho (e bons efeitos) durar
Mergulhar em um banho quente é terapêutico em muitos níveis. Banhos quentes podem aliviar dores musculares e articulações.
A adição de óleos essenciais ao seu banho pode ser a cereja no topo do bolo. Eles trazem ainda mais benefícios, incluindo tornar seu banho uma experiência mais luxuosa.
Continue lendo para saber mais sobre como você pode usar óleos essenciais e alguns óleos adequados para o seu banho.
Óleos essenciais para experimentar
Lavanda
A popularidade da lavanda se deve em parte ao seu perfume suave e efeito no humor das pessoas. A lavanda é frequentemente usada para promover relaxamento e equilíbrio, o que permite um sono mais repousante.
Suas propriedades para aliviar o estresse o tornam um estimulante de humor eficaz para algumas pessoas. Lavanda alivia dor e inflamação. Também pode ser usado para tratar dores de cabeça e enxaquecas.
Óleo de limão
Limão e outros óleos essenciais cítricos têm mostrado benefícios para as pessoas quando usados em aromaterapia.
Um estudo de 2008 descobriu que o aroma do limão tinha efeitos consistentemente positivos nas pessoas envolvidas no estudo.
Uma revisão de 2015 relatou que o óleo essencial de limão tem propriedades anti-sépticas, antifúngicas, antimicrobianas, adstringentes e desintoxicantes que contribuem para a função do sistema imunológico.
O limão e outros óleos cítricos tornam a pele muito sensível ao sol. Não saia ao sol com esses óleos na pele.
Eucalipto
O aroma fresco do eucalipto é um pouco mais forte e mais nítido do que outros óleos. Você pode usar menos ou misturá-lo com outro óleo, como:
- laranja Doce
- gerânio
- sândalo
Muitas pessoas acham este óleo refrescante e estimulante.
A inalação do vapor pode estimular a abertura de suas passagens nasais semelhantes ao mentol ou à cânfora (pense em Vicks Vaporub). E, como esses óleos, um pouco ajuda bastante, e o excesso de óleo de eucalipto pode ser irritante.
O óleo de eucalipto também tem sido usado para aliviar dores nas articulações e músculos. É frequentemente usado como aromaterapia durante a massagem.
Esteja ciente de que muitas pessoas são alérgicas ao eucalipto. Use com cuidado e considere crianças, mulheres grávidas e animais de estimação na área.
Outras opções populares de banho de óleo essencial incluem:
- óleo essencial de camomila
- óleo essencial de incenso
- óleo essencial de ylang ylang
- óleos cítricos, como toranja, limão e bergamota
Compre o seu produto de banho preferido
Para um banho rápido e sem problemas com óleos essenciais, você pode encontrar produtos prontos que já estão infundidos com óleos essenciais, como:
- bombas de banho
- óleos de banho
- lavagens do corpo
- barras de sabão
- sabonete líquido
- xampus e condicionadores
Faça seu próprio mix
Uma boa regra geral ao fazer sua própria mistura de óleo essencial é começar com um tipo de óleo essencial e sempre misturá-lo com um óleo transportador antes de adicioná-lo ao seu banho.
Por quê? Como os óleos flutuam na água e tendem a aderir às superfícies em que tocam, como a pele, é mais provável que o óleo essencial concentrado irrite a pele se não for diluído em um óleo transportador.
A seguir, o que fazer se você quiser misturar sua própria mistura de óleos essenciais para o banho.
O Instituto Tisserand recomenda uma taxa de diluição de 1 a 4% para os óleos essenciais que você deseja usar no seu banho. Ele recomenda óleos vegetais como um óleo transportador.
- 10 mililitros (2 colheres de chá) de óleo transportador
- 1 gota de óleo essencial = 0,5%
- 3 gotas de óleo essencial = 1%
- 6 gotas de óleo essencial = 2%
- 9 gotas de óleo essencial = 3%
- 12 gotas de óleo essencial = 4%
Para usar no banho, misture 5 a 20 gotas de óleo essencial com uma colher de sopa de óleo transportador. As opções de óleo transportador incluem:
- semente de uva
- jojoba
- amêndoa
- óleo de argan
Adicione sua mistura de óleo antes de entrar no banho. Misturá-lo no final ajudará a garantir que os óleos não evaporem muito rapidamente.
Você pode esfregar as gotas de óleo na pele enquanto relaxa no banho. Ou você pode esfregar a mistura de óleo na pele antes de entrar no banho. Isso permite que os óleos penetrem na pele e sejam absorvidos para o máximo de benefícios.
Faça um banho de espuma
Use sabonete de castela ou gel para o corpo se quiser tomar um banho de espuma.
Dilua o óleo essencial em um óleo transportador. Misture o óleo essencial diluído em uma pequena quantidade de líquido em uma pequena garrafa. Agite vigorosamente e adicione-o enquanto a água está correndo. Mais uma vez, adicione esse mix logo antes de entrar.
Use bombas de banho ou óleos de massagem
Você pode encontrar uma receita para fazer suas próprias bombas de banho aqui.
Você também pode encontrar misturas de óleos essenciais para aplicar na pele, que podem ser feitas enquanto você toma banho. Você pode até usar algumas técnicas de auto-massagem ou acupuntura.
Use no chuveiro
Você não precisa ter uma banheira para usar óleos essenciais para aromaterapia. Para usar óleos essenciais no chuveiro, adicione três a cinco gotas de óleo essencial na parede ou na borda externa do chuveiro. A água quente difunde o perfume.
Faz e não faz
Encontre uma marca respeitável que forneça óleos essenciais genuínos e não um substituto artificial ou óleo de baixa qualidade. Muitos herbalistas recomendam marcas de óleo de acordo com o site do fabricante.
Aqui estão algumas dicas importantes para lembrar sobre os óleos essenciais:
- Evite se você tiver arranhões ou pele quebrada. Não use óleos essenciais em peles quebradas, inflamadas ou irritadas.
- Tenha cuidado com a luz solar ao aplicar óleos cítricos em sua pele. Às vezes, os óleos essenciais cítricos podem causar fotosensibilidade. Evite a exposição direta à luz solar depois de usar qualquer óleo cítrico.
- Faça um teste de correção antes do primeiro uso. Como os óleos essenciais concentrados têm o potencial de causar reações alérgicas ou irritação da pele. Se você estiver usando um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste de adesivo na pele antes do uso completo. Aplique uma pequena quantidade na parte interna do antebraço e aguarde 24 horas para ver se ocorre alguma reação.
- Dilua sempre os óleos essenciais. Os óleos essenciais são concentrados e precisam ser diluídos em um óleo transportador antes de usá-los.
Quem deve evitar os óleos essenciais?
Converse com seu médico ou um profissional de aromaterapia certificado se você tiver quaisquer problemas de saúde ou tomar medicamentos que possam ser afetados por banhos quentes ou óleos essenciais. Não use óleos essenciais com:
- pessoas que estão grávidas
- pessoas que estão amamentando
- lactentes com menos de 1 ano de idade
Para crianças menores de 12 anos, use óleos essenciais com cuidado. Considere crianças que estão no ambiente enquanto os óleos estão sendo difundidos.
Óleos essenciais e animais de estimação
Lembre-se de que os óleos essenciais podem ser irritantes e até tóxicos para animais de estimação, especialmente gatos. Se os óleos essenciais estiverem sendo difundidos no ar, seus animais de estimação também serão expostos.
Faça seu banho (e bons efeitos) durar
Aproveite o tempo para aprender e experimentar os óleos essenciais para o banho. Com o tempo, você poderá personalizar seus óleos de banho para se adequar ao seu humor e preferências.
Se você tiver tempo, faça um dia ou uma noite fora do horário do banho. Desfrute de uma xícara quente de chá de camomila, lavanda ou hortelã com mel. Leve o seu tempo - qualquer quantidade de tempo.
Faça uma mistura dos seus óleos essenciais favoritos.
Crie um spray ou rollerball desses aromas para levar com você durante o dia. Use sua criação durante o dia, quando precisar de um lembrete para relaxar. Respire fundo, inspire e lembre-se.