Estudo descobre que você pode prevenir uma ITU apenas fazendo exercícios
Contente
O exercício tem todos os tipos de benefícios incríveis, desde a redução do risco de doenças cardíacas até ajudá-lo a lidar com o estresse e a ansiedade. Agora, você pode adicionar outra grande vantagem a essa lista: as pessoas que se exercitam estão mais protegidas contra infecções bacterianas do que aquelas que não o fazem, diz um novo estudo em Medicina e Ciência em Esportes e Exercício. E sim, isso inclui uma das infecções bacterianas mais desagradáveis conhecidas pela mulher: infecções do trato urinário. Uma vez que mais de 50 por cento das mulheres terão uma ITU em algum momento de suas vidas, isso é um grande negócio. (Você já ouviu falar dessas coisas surpreendentes que podem causar infecções do trato urinário.) E se você já teve uma, sabe como pode ser desconfortável e doloroso. (Não tem certeza se você tem uma UTI ou DST? Os hospitais realmente diagnosticam isso incorretamente 50 por cento das vezes. Eek!)
Como os estudos já demonstraram que exercícios moderados podem ajudar a protegê-lo de vírus, os pesquisadores explicaram que queriam descobrir se o exercício físico também oferece proteção contra infecções bacterianas. O estudo acompanhou um grupo de 19.000 pessoas por um ano, anotando quantas vezes eles prescreveram antibióticos. O que os pesquisadores descobriram foi que, em comparação com aqueles que não se exercitavam, as pessoas que suavam eram menos propensas a encher um Rx de antibiótico, especialmente o tipo usado para tratar ITUs. Curiosamente, os maiores benefícios foram observados por aqueles que participaram de níveis baixos a moderados de exercícios, e as mulheres viram benefícios maiores do que os homens em termos de infecções bacterianas em geral. O estudo sugere que apenas quatro horas por semana de atividades de baixa intensidade, como caminhar ou andar de bicicleta, podem diminuir o risco, o que é extremamente factível. Pontuação.
Os pesquisadores não ofereceram respostas neste estudo quanto ao motivo da existência dessa ligação, mas Melissa Goist, MD, uma obstetra do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, diz que pode ter algo a ver com toda aquela água que você engole depois uma aula de HIIT suada. “Eu especularia que a razão de menos ITUs em mulheres que se exercitam é devido ao aumento da hidratação”, diz ela. "Hidratar mais ajuda a liberar os rins e a bexiga, ajudando a evitar que as bactérias se fixem nas paredes da bexiga." Goist acrescenta que, como não é muito confortável fazer exercícios com a bexiga cheia (é verdade!), As mulheres que se exercitam mais podem fazer xixi com mais frequência, reduzindo assim o risco de contrair a temida ITU. (Manter a urina na bexiga por um período prolongado de tempo é uma grande impossibilidade, diz Goist.)
Ela também observa que, embora este estudo mostre que os exercícios podem ajudar a diminuir o risco de infecção, "os exercícios que causam suor excessivo podem aumentar as chances de irritação vaginal e infecções fúngicas se a higiene adequada não for realizada". Isso significa, mude de roupa, tome banho o mais rápido possível e use roupas largas depois para aumentar o fluxo de ar para as regiões inferiores, diz ela. (Então, só pedir um amigo, mas são aqueles chuveiros pós-treino sempre necessário?)
Embora mais pesquisas sejam necessárias para descobrir o motivo exato pelo qual o exercício o protege de infecções do trato urinário e outras infecções bacterianas, é definitivamente uma descoberta bem-vinda para você e suas partes femininas.