Espondilite anquilosante: dor e exercícios: dicas, truques e muito mais
Contente
- Dicas para ficar em forma
- Facilidade nele
- Torne o exercício conveniente para você
- Faça o que você ama
- Controle sua dor
- Pegue um amigo
- Ajuste seus treinos
- Não cause impacto
- Consulte um fisioterapeuta
- Leve embora
A dor é um dos principais sintomas da espondilite anquilosante (EA). A inflamação na coluna vertebral pode causar lesões na região lombar, quadris, ombros e outras partes do corpo.
Uma maneira de gerenciar a dor do EA é com medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), inibidores de TNF e outros medicamentos que diminuem a inflamação e reduzem o dano articular. Estes medicamentos são uma parte importante do seu tratamento.
O exercício é outra maneira de controlar sua dor. Embora possa ser difícil se mexer, permanecer em forma manterá suas articulações flexíveis para que você possa movê-las com menos desconforto.
O fitness também oferece benefícios adicionais. Ajuda a dormir melhor, melhora o humor e reduz os riscos de doenças cardíacas, como obesidade, pressão alta, colesterol alto e açúcar no sangue. Prevenir doenças cardíacas é especialmente crítico para pessoas com EA, que apresentam maior risco de ataques cardíacos e derrames.
O melhor programa de exercícios para o AS inclui quatro elementos:
- exercícios aeróbicos como caminhar, correr, andar de bicicleta ou dançar
- exercícios de fortalecimento, como levantar pesos leves, usar faixas de resistência ou exercitar-se na água
- exercícios de flexibilidade como Pilates, ioga ou tai chi que trabalham cada articulação através de sua amplitude de movimento
- exercícios de alongamento para relaxar os músculos tensos
Dicas para ficar em forma
Quando você está com dor, a última coisa que você pode fazer é pular de bicicleta ou passear. Se você está tendo problemas para se manter ativo, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a incorporar mais exercícios em sua vida.
Facilidade nele
Pular diretamente para uma nova rotina pode levar à frustração e possivelmente a lesões. Nem todo programa de exercícios é seguro para EA, especialmente se sua doença for grave.
Antes de tentar um novo programa, obtenha a aprovação do seu médico. Então, comece devagar. Você poderá andar de bicicleta ergométrica apenas um quarto de milha pela primeira vez. Aumente gradualmente o tempo, a intensidade e a distância quando seu corpo estiver pronto.
Torne o exercício conveniente para você
Um erro que as pessoas cometem é tentar exercitar-se 30 minutos ou uma hora de cada vez. Se você estiver ocupado, pode parecer impossível encontrar muito tempo na sua agenda.
Em vez de ir à academia por uma hora, incorpore pequenos exercícios à sua rotina diária. Exercite quando - e onde - for conveniente para você. Aqui estão algumas idéias:
- Caminhe por 15 minutos antes de ir trabalhar.
- Suba e desça as escadas por 10 minutos na hora do almoço.
- Faça agachamentos enquanto assiste TV ou escova os dentes.
- Caminhe enquanto fala ao telefone.
- Faça o calcanhar subir ou fique de pé com uma perna enquanto espera na fila do caixa no supermercado.
- Ande de bicicleta até a loja em vez de dirigir, se estiver perto o suficiente.
Faça o que você ama
Outro grande erro de fitness que as pessoas cometem é tentar se adaptar a um treino que não lhes convém. Você encontrará qualquer desculpa para evitar ir à academia se você odeia as multidões e detesta as máquinas de musculação.
Em vez disso, escolha uma atividade que você ama. Se você gosta de dançar, tente um treino de Zumba ou faça uma aula na YMCA local ou no centro comunitário. Se preferir escalada, encontre uma academia com uma parede de pedras e faça isso algumas vezes por semana. Experimente diferentes atividades - ioga, hidroginástica, aula de step, spin - até encontrar a que melhor se adequa a você.
Controle sua dor
AS pode ser uma condição dolorosa. Não tente resolver a dor. Se você se machucar, tome AINEs ou use outros tratamentos que o seu médico recomenda para controlar o seu desconforto antes de se exercitar.
Pegue um amigo
O exercício pode ser muito mais divertido quando você o faz em pares. Caminhar ou fazer uma aula de fitness com um amigo fará o tempo passar muito mais rápido. Idealmente, encontre alguém que também tenha AS para que você possa se exercitar no mesmo ritmo.
Ajuste seus treinos
Você não precisa fazer todos os exercícios a toda velocidade. Faça ajustes para adaptar seu programa às suas habilidades. Faça exercícios aeróbicos, use pesos mais leves ou mova seus exercícios para a piscina para obter mais apoio nas articulações.
Não cause impacto
Certas atividades podem piorar os sintomas de EA ou causar lesões nos ossos e articulações. Evite esportes de alto impacto, como corrida à distância, futebol e artes marciais. Além disso, fique longe de qualquer atividade que possa causar sua queda, como esquiar ou andar a cavalo. Pergunte ao seu médico mais conselhos sobre os programas de condicionamento físico mais seguros para o AS.
Consulte um fisioterapeuta
Precisa de um pouco de orientação? Obtenha ajuda de um fisioterapeuta. Um PT pode ensinar a você a melhor rotina para EA, incluindo exercícios de flexibilidade, fortalecimento e alongamento.
O seu médico também lhe dará dicas para melhorar sua postura. Má postura é um grande problema em pessoas com SA. A fusão dos ossos da coluna vertebral pode fazer com que você se incline, o que aumenta o risco de cair e fraturar um osso.
Procure um fisioterapeuta que tenha sido treinado em fisioterapia ortopédica e que tenha experiência em trabalhar com pessoas com EA.
Leve embora
AS faz com que você sinta dor na região lombar, entre outros lugares. Se você vive com a doença, é compreensível sentir-se hesitante em se levantar e se manter ativo. No entanto, o exercício é uma parte importante do seu bem-estar geral. Permanecer ativo também pode ajudar com a dor do AS.
Se você é novo no malhar, converse com seu médico sobre maneiras de se familiarizar com ele e sobre os programas locais de exercícios que eles recomendam.