Erros de cuidados com os olhos que você não sabe que está cometendo
Contente
- Going Out Sans Sunglasses
- Esfregando os olhos
- Usando colírio anti-vermelhidão
- Tomando banho em suas lentes de contato
- Dormindo com suas lentes de contato
- Não substitua suas lentes conforme recomendado
- Revisão para
Honestamente, todos somos culpados de pelo menos um ou dois hábitos oculares duvidosos. Mas quão ruim é, realmente, deixar seus óculos de sol em casa em um dia de sol ou entrar no chuveiro com as lentes de contato quando está sem tempo?
A verdade é que mesmo ações que parecem completamente inofensivas podem causar mais danos aos seus olhos do que você imagina, diz Thomas Steinemann, M.D., porta-voz clínico da Academia Americana de Oftalmologia. “Quando se trata de sua visão, a prevenção é fundamental”, explica ele. "Para evitar grandes problemas, basta dar alguns passos pequenos, simples e fáceis desde o início. Se você não fizer isso, poderá acabar com problemas que não são tão fáceis de resolver e podem até causar cegueira na estrada." Então, em homenagem à primeira Semana de Saúde de Lentes de Contato Saudável do CDC (17 a 21 de novembro), perguntamos aos oftalmologistas sobre os principais erros relacionados à visão que todos os usuários de lentes de contato e aqueles com 20/20 cometem, e como ver o seu forma de hábitos de visão mais inteligentes.
Going Out Sans Sunglasses
As pessoas costumam ser menos diligentes em usar óculos escuros no inverno do que no verão, mas os raios ultravioleta ainda atingem o solo nesta época do ano. Na verdade, eles também podem refletir na neve e no gelo, aumentando sua exposição geral. Por que isso é um problema para os seus olhos: "A luz ultravioleta pode causar melanomas e carcinomas nas pálpebras, e a exposição aos raios ultravioleta é conhecida por aumentar o risco de problemas como catarata e degeneração macular", disse Christopher Rapuano, MD, chefe de serviços de córnea no Wills Eye Hospital, na Filadélfia. Procure óculos de sol que prometem bloquear pelo menos 99% dos raios UVA e UVB e use-os o tempo todo, mesmo em dias nublados. (Divirta-se com isso! Confira Os melhores óculos de sol para todas as ocasiões.)
Esfregando os olhos
Você provavelmente não ficará cego ao tentar desalojar uma pestana perdida ou partícula de poeira, mas se você é um borracha comum, há motivos para abandonar o hábito, diz Rapuano. "Limpar ou esfregar cronicamente os olhos aumenta as chances de ceratocone, que ocorre quando a córnea fica fina e pontuda, distorcendo a visão", explica ele. Pode até exigir cirurgia. Seu conselho? Mantenha as mãos longe do rosto e use lágrimas artificiais ou apenas água da torneira para enxaguar os irritantes.
Usando colírio anti-vermelhidão
De vez em quando (para evitar a vermelhidão induzida por alergia, por exemplo), usar essas gotas - que atuam comprimindo os vasos sanguíneos do olho para reduzir o aparecimento de vermelhidão - não fará mal. Mas se você usá-los diariamente, seus olhos se tornarão essencialmente viciados em colírios, diz Rapuano. Você começará a precisar de mais e os efeitos durarão menos. E embora a vermelhidão em si não seja necessariamente prejudicial, pode desviar a atenção do que quer que esteja provocando a irritação. Se uma infecção foi a culpada, atrasar o tratamento em favor do colírio pode ser perigoso. Rapuano diz para você ir em frente e usar colírios anti-vermelhidão se precisar clarear os brancos, mas deixe-os de lado e consulte o seu oftalmologista sobre vermelhidão que dura mais de um ou dois dias de cada vez.
Tomando banho em suas lentes de contato
Toda a água - da torneira, da piscina, da chuva - tem potencial para conter a acanthamoeba, diz Steinemann. Se essa ameba entrar em contato com seus contatos, ela pode ser transferida para o olho, onde pode corroer a córnea, levando à cegueira. Se você deixar suas lentes para tomar banho ou nadar, desinfete-as ou jogue-as fora e coloque um novo par depois de sair da água. E nunca use água da torneira para enxaguar as lentes ou o estojo. (Contanto que você esteja limpando sua rotina de banho, leia os 8 erros de lavagem de cabelo que você está cometendo no chuveiro.)
Dormindo com suas lentes de contato
"Dormir com lentes de contato aumenta o risco de infecção entre cinco e 10 vezes", diz Steinemann. Isso porque, quando você dorme com as lentes, quaisquer germes que entrem nas lentes de contato são mantidos contra o seu olho por mais tempo, o que os torna mais propensos a causar problemas. O menor fluxo de ar que vem com o uso de contato de longo prazo também reduz a capacidade do olho de combater infecções, acrescenta Steinemann. Não há atalho aqui - apenas esconda seu estojo de lentes e a solução de contato em algum lugar que você possa ver antes de se virar para encorajá-lo a ir para a cama com os olhos nus.
Não substitua suas lentes conforme recomendado
Se você usa lentes de uso diário, troque-as diariamente. Se forem mensais, mude mensalmente. “Sempre fico surpreso com a quantidade de pessoas que dizem que só mudam para lentes novas quando o par antigo começa a incomodá-las”, diz Steinemann. "Mesmo que você seja meticuloso com a solução de desinfecção, as lentes agem como um ímã para germes e sujeira", explica ele. Com o tempo, suas lentes de contato ficarão cobertas de germes de suas mãos e da caixa das lentes de contato e, se você continuar usando-as, esses insetos irão se transferir para o seu olho, aumentando o risco de infecção. Desinfete suas lentes e o estojo entre cada uso e jogue as lentes conforme as instruções (você também deve substituir o estojo a cada três meses).