Você deve mudar para uma pasta de dente prebiótica ou probiótica?
Contente
A essa altura, não é novidade que os probióticos têm benefícios potenciais para a saúde. Provavelmente, você já está comendo, bebendo, tomando, aplicando topicamente ou todas as opções acima. Se quiser dar um passo adiante, você também pode começar a escovar os dentes com eles. Sim, pasta de dente prebiótica e probiótica é uma coisa. Antes de revirar os olhos ou estocar, continue lendo.
Quando você ouve "probióticos", provavelmente pensa em saúde intestinal. Isso porque o efeito dos probióticos nas bactérias intestinais e na saúde geral de uma pessoa foi amplamente pesquisado. Assim como com o microbioma intestinal, é benéfico manter o equilíbrio da pele e dos microbiomas vaginais. Idem com sua boca. Assim como seus outros microbiomas, ele é o lar de uma variedade de insetos. Uma revisão recente apontou estudos que associaram o estado do microbioma oral à saúde geral. Estudos têm relacionado um desequilíbrio de bactérias bucais a condições bucais, como cáries e câncer bucal, mas também a diabetes, doenças do sistema imunológico e gravidez adversa. (Leia mais: 5 maneiras pelas quais seus dentes podem afetar sua saúde) Essa sugestão de que você também deve manter as bactérias da boca em equilíbrio levou ao desenvolvimento de dentifrícios prebióticos e probióticos.
Vamos recuar um segundo e relembrar. Próbióticos são bactérias vivas que foram associadas a vários benefícios para a saúde, e préOs bióticos são fibras não digeríveis que atuam basicamente como fertilizantes para os probióticos. As pessoas tomam probióticos para promover bactérias intestinais saudáveis, então esses novos cremes dentais têm um propósito semelhante. Quando você come muitos alimentos açucarados e carboidratos refinados, é aí que as bactérias em sua boca adquirem qualidades negativas e causam cárie. Em vez de matar as bactérias como o creme dental tradicional, os dentifrícios pré e probióticos visam impedir que as bactérias ruins causem estragos. (Relacionado: Você precisa desintoxicar sua boca e dentes - Veja como)
"A pesquisa confirmou repetidamente que as bactérias intestinais são a chave para a saúde de todo o corpo, e não é diferente para a boca", diz Steven Freeman, D.D.S., proprietário da Odontologia Elite Smiles e autor de Por que seus dentes podem estar matando você. "Supõe-se que quase todas as bactérias em seu corpo estejam lá. O problema surge quando as bactérias ruins ficam basicamente fora de controle e suas propriedades ruins vêm à tona." Então, sim, Freeman recomenda mudar para um creme dental probiótico ou prebiótico. Quando você come alimentos açucarados, as bactérias na boca assumem qualidades negativas e podem causar cáries e problemas nas gengivas, diz ele. Mas escovar com pasta de dente prebiótica ou probiótica pode prevenir esses problemas gengivais. Uma exceção importante a ser observada: o creme dental tradicional ainda vence no departamento de prevenção de cáries, diz Freeman.
Para tornar as coisas mais complexas, os dentífricos probióticos e prebióticos funcionam de maneira um pouco diferente. Prebiótico é o caminho a percorrer, diz Gerald Curatola, D.D.S., dentista biológico e fundador da Odontologia de Rejuvenescimento e autor de The Mouth Body Connection. Curatola realmente criou o primeiro creme dental prebiótico, chamado Revitin. “Os probióticos não funcionam na boca porque o microbioma oral é muito inóspito para que bactérias estranhas se instalem”, diz Curatola. Os prebióticos, por outro lado, podem ter um efeito sobre o microbioma oral e "promover o equilíbrio, nutrir e apoiar um equilíbrio saudável das bactérias orais", diz ele.
Os cremes dentais probióticos e prebióticos fazem parte de um movimento mais amplo do creme dental natural (junto com o óleo de coco e o creme dental com carvão ativado). Além disso, as pessoas estão começando a questionar alguns dos ingredientes comumente encontrados nas pastas de dente tradicionais. O lauril sulfato de sódio, um detergente encontrado em muitos cremes dentais - e inimigo número um do movimento "sem shampoo" - levantou uma bandeira vermelha. Há também um grande debate em torno do flúor, o que levou muitas empresas a descartar o ingrediente de sua pasta de dente.
Claro, nem todo mundo concorda com a tendência de escovação de bactérias. Nenhum dentífrico prebiótico ou probiótico recebeu o Selo de Aceitação da American Dental Association. A associação apenas confere o selo aos cremes dentais que contêm flúor e afirma que é um ingrediente seguro para remover a placa bacteriana e prevenir a cárie dentária.
Se você decidir fazer a troca, é importante escovar bem, diz Freeman. "O flúor é muito bom para proteger contra cáries e refrescar o hálito, mas principalmente falando, ao escovar os dentes, é a escova de dentes real que passa pelos dentes e gengivas que realmente ajuda no combate às cáries", diz ele. Portanto, seja qual for o creme dental que você usar, há certas coisas que você deve fazer para ter a melhor saúde bucal e sorrir: investir em uma escova elétrica, passar dois minutos inteiros escovando e posicionar a escova em ângulos de 45 graus em relação às gengivas, ele diz. Além disso, você deve continuar a receber tratamentos com flúor no dentista. "Dessa forma, ele vai diretamente para os dentes e há menos aditivos no flúor aplicado topicamente em um consultório odontológico do que você encontrará em um tubo de pasta de dente", diz Freeman. Por fim, limitar os alimentos açucarados e as bebidas carbonatadas também pode fazer diferença para sua saúde bucal em geral.