O que posso fazer sobre a psoríase facial?
Contente
- Posso pegar psoríase no rosto?
- Que tipo de psoríase está no meu rosto?
- Psoríase capilar
- Sebo-psoríase
- Psoríase facial
- Como você contrai psoríase facial?
- Como a psoríase facial é tratada?
- Autocuidado para psoríase facial
- Leve embora
Psoríase
A psoríase é uma doença crônica da pele comum que acelera o ciclo de vida das células da pele, fazendo com que células extras se acumulem na pele. Esse acúmulo resulta em manchas escamosas que podem ser dolorosas e coceira.
Essas manchas - geralmente vermelhas com escamas prateadas - podem ir e vir, queimando por semanas ou meses antes de mudar para uma aparência menos proeminente.
Posso pegar psoríase no rosto?
Embora seja mais provável que a psoríase afete os cotovelos, joelhos, parte inferior das costas e couro cabeludo, ela pode aparecer no rosto. É raro que as pessoas tenham psoríase apenas no rosto.
Embora a maioria das pessoas com psoríase facial também tenha psoríase do couro cabeludo, algumas também apresentam psoríase moderada a grave em outras partes do corpo.
Que tipo de psoríase está no meu rosto?
Os três subtipos principais de psoríase que aparecem no rosto são:
Psoríase capilar
A psoríase do couro cabeludo é a psoríase do couro cabeludo (psoríase em placas) que se estende para além da linha do cabelo, na testa e em torno das orelhas. Escamas de psoríase em seus ouvidos podem se acumular e bloquear o canal auditivo.
Sebo-psoríase
Sebo-psoríase é uma sobreposição de dermatite seborréica e psoríase. Muitas vezes é irregular na linha do cabelo e pode afetar as sobrancelhas, pálpebras, área da barba e a área onde seu nariz encontra suas bochechas.
Embora a sebo-psoríase esteja comumente associada à psoríase difusa do couro cabeludo, as manchas costumam ser mais finas, com cor mais clara e escamas menores.
Psoríase facial
A psoríase facial pode afetar qualquer parte do rosto e está associada à psoríase em outras partes do corpo, incluindo couro cabeludo, orelhas, cotovelos, joelhos e corpo. Pode ser:
- psoríase em placas
- psoríase gutata
- psoríase eritrodérmica
Como você contrai psoríase facial?
Assim como a psoríase em outras partes do corpo, não há uma causa clara para a psoríase facial. Os pesquisadores determinaram que a hereditariedade e o sistema imunológico desempenham um papel importante.
Os surtos de psoríase e psoríase podem ser desencadeados por:
- estresse
- exposição ao sol e queimaduras solares
- infecção por fungos, como malassezia
- certos medicamentos, incluindo lítio, hidroxicloroquina e prednisona
- tempo frio e seco
- uso do tabaco
- uso pesado de álcool
Como a psoríase facial é tratada?
Como a pele do rosto é muito sensível, a psoríase facial deve ser tratada com cuidado. Seu médico pode recomendar:
- corticosteroides leves
- calcitriol (Rocaltrol, Vectical)
- calcipotrieno (Dovonex, Sorilux)
- tazaroteno (Tazorac)
- tacrolimus (Protopic)
- pimecrolimus (Elidel)
- crisaborole (eucrisa)
Sempre evite os olhos ao aplicar qualquer medicamento no rosto. Um medicamento esteróide especial é feito para ser usado ao redor dos olhos, mas em excesso pode causar glaucoma e / ou catarata. Protopic pomada ou creme Elidel não causam glaucoma, mas podem arder nos primeiros dias de uso.
Autocuidado para psoríase facial
Junto com a medicação recomendada pelo seu médico, você pode tomar medidas em casa para ajudar a controlar sua psoríase, incluindo:
- Reduzir o estresse. Considere meditação ou ioga.
- Evite gatilhos. Monitore sua dieta e atividades para ver se consegue determinar os fatores que resultam em crises.
- Não escolha seus patches. Retirar escamas geralmente resulta em piora-las ou no início de novas erupções.
Leve embora
A psoríase em seu rosto pode ser emocionalmente perturbadora. Consulte seu médico para determinar o tipo de psoríase que está aparecendo em seu rosto. Eles podem recomendar um plano de tratamento para o seu tipo de psoríase. O tratamento pode incluir atendimento médico e domiciliar.
Seu médico também pode ter sugestões para controlar a autoconsciência sobre seus adesivos de psoríase facial. Por exemplo, eles podem recomendar um grupo de apoio ou mesmo tipos de maquiagem que não interfiram no seu tratamento.