Autor: Morris Wright
Data De Criação: 23 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
O QUE ACONTECE QUANDO BEBEMOS DEMAIS
Vídeo: O QUE ACONTECE QUANDO BEBEMOS DEMAIS

Contente

A fome é a forma de seu corpo avisar que precisa de mais comida.

No entanto, muitas pessoas sentem fome mesmo depois de comer. Muitos fatores, incluindo dieta, hormônios ou estilo de vida, podem explicar esse fenômeno.

Este artigo ajuda a explicar por que você pode sentir fome após uma refeição e o que fazer a respeito.

Causas e soluções

Existem várias razões pelas quais algumas pessoas sentem fome após uma refeição.

Composição da refeição

Para começar, pode ser devido à composição nutricional da sua refeição.

Refeições que contêm uma proporção maior de proteínas tendem a induzir maior sensação de saciedade do que refeições com maiores proporções de carboidratos ou gordura - mesmo quando suas contagens de calorias são semelhantes (,,).

Numerosos estudos demonstraram que as refeições com alto teor de proteína são melhores para estimular a liberação de hormônios de plenitude, como o peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), colecistoquinina (CCK) e o peptídeo YY (PYY) (,,).


Além disso, se houver falta de fibras em sua dieta, você poderá sentir fome com mais frequência.

A fibra é um tipo de carboidrato que leva mais tempo para digerir e pode diminuir a taxa de esvaziamento do estômago. Quando é digerido no trato digestivo inferior, também promove a liberação de hormônios supressores do apetite, como GLP-1 e PYY ().

Os alimentos ricos em proteínas incluem carnes, como peito de frango, carne magra, peru e camarão. Enquanto isso, os alimentos ricos em fibras incluem frutas, vegetais, nozes, sementes e grãos.

Se você achar que está com fome após uma refeição e perceber que suas refeições tendem a ter falta de proteínas e fibras, tente incorporar mais alimentos ricos em proteínas e fibras em sua dieta.

Receptores de estiramento

Além da composição da refeição, seu estômago possui receptores de estiramento que desempenham um papel fundamental na promoção da sensação de saciedade durante e imediatamente após uma refeição.

Os receptores de estiramento detectam o quanto seu estômago se expande durante uma refeição e enviam sinais diretamente ao seu cérebro para induzir a sensação de saciedade e reduzir seu apetite ().


Esses receptores de estiramento não dependem da composição nutricional dos alimentos. Em vez disso, eles contam com o volume total da refeição ().

No entanto, a sensação de plenitude provocada pelos receptores de estiramento não dura muito. Portanto, embora eles possam ajudá-lo a comer menos durante uma refeição e logo depois, eles não promovem uma sensação de saciedade a longo prazo (,).

Se você não se sentir saciado durante ou imediatamente após uma refeição, tente incorporar mais alimentos que sejam altos em volume, mas com poucas calorias (,).

Esses alimentos, como a maioria dos vegetais frescos, frutas, pipoca estourada, camarão, peito de frango e peru, tendem a ter maior conteúdo de ar ou água. Além disso, beber água antes ou durante as refeições adiciona volume à refeição e pode promover ainda mais a saciedade ().

Embora muitos desses alimentos de alto volume e baixo teor calórico promovam plenitude imediata e de curto prazo por meio dos receptores de alongamento, eles tendem a ser ricos em proteínas ou fibras, os quais promovem sensação de saciedade muito tempo depois, estimulando a liberação dos hormônios de saciedade.


Resistência à leptina

Em alguns casos, problemas hormonais podem explicar por que algumas pessoas sentem fome depois de comer.

A leptina é o principal hormônio que sinaliza ao cérebro uma sensação de plenitude. É feito por células de gordura, então seus níveis sanguíneos tendem a aumentar entre as pessoas que carregam mais massa gorda.

No entanto, o problema é que às vezes a leptina não funciona tão bem quanto deveria no cérebro, especialmente em algumas pessoas com obesidade. Isso é comumente chamado de resistência à leptina ().

Isso significa que, embora haja bastante leptina no sangue, seu cérebro também não a reconhece e continua a pensar que você está com fome - mesmo depois de uma refeição ().

Embora a resistência à leptina seja uma questão complexa, pesquisas sugerem que praticar atividade física regular, reduzir a ingestão de açúcar, aumentar a ingestão de fibras e dormir o suficiente podem ajudar a reduzir a resistência à leptina (,,,).

Fatores comportamentais e de estilo de vida

Além dos fatores-chave acima, vários fatores comportamentais podem explicar por que você sente fome depois de comer, incluindo:

  • Distrair-se enquanto come. A pesquisa sugere que as pessoas que comem distraídas se sentem menos saciadas e têm mais vontade de comer ao longo do dia. Se você costuma comer distraído, tente praticar a atenção plena para reconhecer melhor os sinais do seu corpo (,).
  • Comer muito rápido. Pesquisas sugerem que quem come rápido tende a se sentir menos cheio do que quem come devagar devido à falta de mastigação e consciência, que estão ligadas à sensação de saciedade. Se você é um comedor rápido, tente mastigar a comida com mais cuidado (,).
  • Sentindo estressado. O estresse aumenta o hormônio cortisol, que pode promover a fome e o desejo. Se você achar que fica estressado com frequência, tente incorporar ioga ou meditação em sua rotina semanal ().
  • Fazendo muito exercício. Pessoas que se exercitam muito tendem a ter maior apetite e metabolismo mais rápido. Se você se exercita muito, pode precisar consumir mais comida para abastecer seus treinos ().
  • Falta de sono. O sono adequado é essencial para regular os hormônios, como a grelina, cujos níveis tendem a ser mais elevados em pessoas com privação de sono. Tente definir uma rotina de sono saudável ou limitar a exposição à luz azul à noite para obter um sono adequado (,).
  • Não comer comida suficiente. Em algumas situações, você pode sentir fome depois de comer simplesmente porque não comeu o suficiente durante o dia.
  • Açúcar elevado no sangue e resistência à insulina. Ter níveis elevados de açúcar no sangue e resistência à insulina pode aumentar significativamente seus níveis de fome ().
Resumo

Você pode sentir fome depois de comer devido à falta de proteínas ou fibras em sua dieta, não comer alimentos de alto volume o suficiente, problemas hormonais como resistência à leptina ou escolhas comportamentais e de estilo de vida. Tente implementar algumas das sugestões acima.

O resultado final

Sentir fome é um problema comum para muitas pessoas em todo o mundo.

Muitas vezes, é o resultado de uma dieta inadequada que carece de proteínas ou fibras. No entanto, pode ser devido a problemas hormonais, como resistência à leptina, ou ao seu estilo de vida diário.

Se você costuma ficar com fome depois de comer, tente implementar algumas das sugestões baseadas em evidências acima para ajudar a controlar seu apetite.

Artigos Para Você

Exercícios com dermatite atópica

Exercícios com dermatite atópica

Você provavelmente já abe que o exercício podem ajudar a aliviar o etree, melhorar eu humor, fortalecer eu coração e melhorar ua aúde e bem-etar geral. Ma quando você...
Colesteatoma: causas, sintomas e diagnóstico

Colesteatoma: causas, sintomas e diagnóstico

vião globalUm coleteatoma é um tumor cutâneo anormal e não canceroo que pode e deenvolver na eção média da orelha, atrá do tímpano. Pode er um defeito de ...