O ácido fólico ajuda no crescimento do cabelo?
Contente
visão global
O crescimento do cabelo pode literalmente ter seus altos e baixos ao longo da vida. Quando você é jovem e com boa saúde em geral, seu cabelo parece crescer rapidamente.
Conforme você envelhece, o processo de crescimento pode desacelerar por vários motivos, incluindo diminuição do metabolismo, alterações hormonais e alterações nos folículos capilares que são responsáveis pela geração de novos fios de cabelo.
Mesmo assim, o fato é que o cabelo saudável depende muito da nutrição. Assim como obter os nutrientes certos ajuda a manter a saúde da pele e dos órgãos internos, os nutrientes também podem afetar o crescimento do cabelo.
O ácido fólico (vitamina B-9), quando tomado regularmente como recomendado, é apenas um dos nutrientes que podem promover um cabelo saudável em geral. Saiba o que mais pode ajudar a promover um cabelo mais saudável e com aparência mais cheia.
O que o ácido fólico faz?
O ácido fólico é o principal responsável pelo crescimento saudável das células. Essas células incluem aquelas encontradas dentro dos tecidos da pele, bem como no cabelo e nas unhas. Esses efeitos sobre o cabelo estimularam o interesse pelo ácido fólico como uma possível medida de tratamento para o crescimento do cabelo. Além disso, o ácido fólico ajuda a manter os glóbulos vermelhos saudáveis.
O ácido fólico é a forma sintética de folato, um tipo de vitamina B. Quando encontrado naturalmente nos alimentos, esse nutriente é chamado de folato. A versão manufaturada desse nutriente em alimentos fortificados e suplementos é chamada de ácido fólico. Apesar dos nomes diferentes, o folato e o ácido fólico funcionam da mesma maneira.
O que a pesquisa diz?
As pesquisas que estabelecem o ácido fólico como método de crescimento do cabelo são mínimas. Um, publicado no início de 2017, analisou 52 adultos com envelhecimento prematuro. Os pesquisadores por trás do estudo descobriram deficiências de ácido fólico e vitaminas B-7 e B-12.
No entanto, estudos controlados adicionais são necessários para determinar se o ácido fólico sozinho pode ajudar no crescimento do cabelo.
Quanto levar
A dosagem diária recomendada de ácido fólico para homens e mulheres adultos é de 400 microgramas (mcg). Se você não ingerir folato suficiente de alimentos integrais em sua dieta, pode ser necessário considerar a suplementação. A quantidade insuficiente de folato pode causar uma condição chamada anemia por deficiência de folato. Isso pode causar sintomas, como:
- dores de cabeça
- irritabilidade
- pele pálida
- mudanças de pigmentação em seu cabelo e unhas
- fadiga severa
- dor na boca
- cabelo ralo
Se você não tem deficiência de folato, não precisa tomar um suplemento de ácido fólico para ter um cabelo saudável. Mais de 400 mcg por dia não fará seu cabelo crescer mais rápido.
Na verdade, tomar ácido fólico em excesso pode ser perigoso. Uma overdose de ácido fólico pode ocorrer quando você toma muitos suplementos ou ingere uma grande quantidade de alimentos fortificados, mas não se você comer ácido fólico em alimentos naturais. Tomar mais de 1.000 mcg por dia pode esconder sinais de deficiência de vitamina B-12, levando a danos nos nervos, de acordo com o.
O ácido fólico é normalmente incluído em suplementos de vitaminas do complexo B. Também é encontrado em multivitaminas e vendido como um suplemento separado. Todos os suplementos variam, então certifique-se de que 100 por cento do valor diário de que você precisa está incluído. Fale com o seu médico sobre a ingestão adequada para as suas necessidades e quais suplementos podem ser melhores para você.
Eles também recomendam que as mulheres tomem 400 mcg de ácido fólico por dia durante a gravidez. Eles sugerem iniciá-lo um mês antes da concepção, se possível.
Você deve ter notado que muitas mulheres grávidas apresentam crescimento de cabelo mais saudável. Provavelmente, isso se deve ao ácido fólico e não à gravidez em si.
Mais importante, porém, o ácido fólico ajuda a manter a mãe e o bebê saudáveis, ao mesmo tempo que evita potenciais defeitos neurológicos de nascença. Seu médico provavelmente irá sugerir uma vitamina pré-natal diária que inclui ácido fólico.
O que comer
A suplementação está disponível se você for deficiente em vitamina B-9. No entanto, para a maioria das pessoas, é relativamente fácil obter o suficiente dessa vitamina por meio de uma dieta saudável e equilibrada.
Certos alimentos integrais são fontes naturais de folato, como:
- feijões
- brócolis
- frutas cítricas
- vegetais de folhas verdes
- carne
- nozes
- aves
- germe do trigo
Tenha em mente que quanto mais processado um alimento, menor a quantidade de folato e outros nutrientes que ele provavelmente conterá.
No entanto, se você deseja obter mais ácido fólico em sua dieta, pode procurar certos alimentos fortificados que tenham 100 por cento do valor diário desse nutriente e muito mais. As opções incluem cereais fortificados, arroz branco e pães.
O suco de laranja é outra boa fonte de folato, mas também contém uma grande quantidade de açúcar natural.
O takeaway
Embora o ácido fólico seja parte integrante dos nutrientes de que seu corpo precisa para produzir novas células, esse nutriente pode não tratar sozinho o crescimento do cabelo. Em vez disso, concentre-se em certificar-se de que obtém ácido fólico suficiente para sua saúde geral. Por sua vez, seu cabelo também se beneficiará.
Consulte seu médico se tiver preocupações específicas com o crescimento do cabelo. Se você de repente está perdendo grandes quantidades de cabelo e tem manchas calvas, isso pode indicar um problema médico subjacente, como alopecia ou um desequilíbrio hormonal. Essas condições não podem ser tratadas com ácido fólico.