O que você precisa saber sobre Bulging Fontanel
Contente
- Quais são as causas de uma fontanela protuberante?
- Outras Causas
- Quando devo procurar atendimento médico?
- O que pode acontecer se uma fontanela protuberante não for tratada?
- O que esperar no hospital
- Existe alguma maneira de evitar a protuberância da fontanela?
- Leve embora
O que é uma fontanela protuberante?
Uma fontanela, também chamada de fontanela, é mais comumente conhecida como ponto macio. Quando um bebê nasce, ele normalmente tem várias fontanelas onde os ossos do crânio ainda não se fundiram. Um recém-nascido tem fontanelas no topo, nas costas e nas laterais da cabeça.
Normalmente, apenas a fontanela anterior, que está no topo da cabeça em direção à frente, pode ser vista e sentida. Este é o chamado ponto fraco. Em alguns bebês, a fontanela posterior, que se encontra na parte de trás da cabeça, também pode ser sentida, embora seja muito menor.
É importante que os novos pais entendam a aparência e a sensação de uma fontanela. O ponto macio de um bebê deve ser relativamente macio e se curvar levemente para dentro.
Mudanças na textura ou aparência podem ser um sinal de problemas graves de saúde. Os pais devem estar atentos para pontos fracos que são curvados para fora na cabeça de seu bebê e parecem muito firmes. Isso é conhecido como fontanela protuberante e pode ser um sinal de inchaço cerebral ou acúmulo de fluido no cérebro.
Uma fontanela protuberante é uma emergência. Pode ser um sinal de aumento da pressão dentro do crânio, o que pode resultar em danos ao cérebro em desenvolvimento do bebê. Se seu filho estiver apresentando esse sintoma, procure atendimento médico imediatamente.
Quais são as causas de uma fontanela protuberante?
Algumas das causas mais comuns de uma fontanela protuberante são:
- encefalite, que é uma inflamação do cérebro causada por uma infecção viral ou bacteriana
- hidrocefalia, que é o excesso de fluido cerebral que está presente no nascimento ou ocorre a partir de lesão ou infecção
- meningite, que é a inflamação do tecido cerebral e da medula espinhal resultante de uma infecção viral ou bacteriana
- encefalopatia hipóxico-isquêmica, que é o inchaço e danos cerebrais que ocorrem quando o cérebro de seu bebê é privado de oxigênio por um longo período
- hemorragia intracraniana, que está sangrando no cérebro
- Trauma na cabeça
Outras Causas
Uma fontanela protuberante pode ser atribuída a condições adicionais, juntamente com várias outras, como possíveis causas:
- um tumor cerebral ou abscesso
- Doença de Lyme, que é uma infecção bacteriana contraída por um carrapato infectado
- Doença de Addison, que é uma condição em que as glândulas supra-renais não produzem hormônios suficientes para o seu corpo funcionar corretamente
- insuficiência cardíaca congestiva, que ocorre quando o sangue e os fluidos se acumulam em partes do corpo porque o coração não consegue bombear sangue suficiente
- leucemia, que é câncer dos glóbulos brancos
- um distúrbio eletrolítico, que ocorre quando os níveis sanguíneos de certos produtos químicos, como sódio e potássio, estão desequilibrados
- hipertireoidismo, que ocorre quando sua tireoide produz mais hormônios do que você precisa
- doença da urina do xarope de bordo, que ocorre quando seu corpo não consegue quebrar as proteínas de maneira adequada
- anemia, que é uma condição em que seu sangue não contém oxigênio suficiente
Na maioria dos casos dessas condições, o bebê teria outros sintomas além da fontanela protuberante e provavelmente estaria doente.
Além disso, seria muito incomum, senão raro, para qualquer um desses - exceto tumor cerebral ou abscesso - causar uma protuberância da fontanela, seja porque a condição é rara na infância ou porque a condição ocorre na infância, mas raramente causa uma protuberância fontanela.
Quando devo procurar atendimento médico?
Existem vários fatores que podem fazer um ponto fraco parecer protuberante quando, na realidade, não há perigo. Coisas comuns que os bebês fazem, como deitar, vomitar ou chorar, podem ser confundidas com a fontanela protuberante do seu bebê.
Para determinar se o seu filho realmente tem uma fontanela saliente, primeiro tente acalmá-lo e, em seguida, posicione-o de forma que a cabeça fique vertical. Se você conseguir fazer isso e o ponto fraco ainda parecer inchado, procure atendimento médico para seu filho imediatamente.
Não espere para marcar uma consulta médica. Vá para a sala de emergência mais próxima. Isso é especialmente importante se seu bebê tiver febre ou parecer extremamente sonolento.
Se você ainda não tem um pediatra, a ferramenta Healthline FindCare pode ajudá-lo a encontrar um em sua área.
O que pode acontecer se uma fontanela protuberante não for tratada?
Um ponto fraco protuberante pode ser um sinal de várias condições muito graves que podem até ser fatais. Por exemplo, a encefalite, uma causa comum de fontanelas salientes, pode levar a danos cerebrais permanentes ou mesmo à morte em casos graves.
O que esperar no hospital
Como podem haver muitas explicações para esses sintomas, seu médico coletará o máximo de informações possível sobre a condição de seu filho.
Seu médico fará um exame físico em seu bebê e provavelmente perguntará:
- sobre o histórico médico do seu bebê e quaisquer medicamentos
- se a protuberância é constante ou parece normal às vezes
- quando você notou pela primeira vez a aparência anormal da mancha mole
Certifique-se de informar seu médico sobre quaisquer outros sintomas que você observou, incluindo:
- sonolência acentuada
- uma temperatura elevada
- irritabilidade além do normal para seu filho
Dependendo das respostas que você fornecer e de outros sintomas que possam estar presentes, seu médico pode solicitar um ou mais exames, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para fazer um diagnóstico.
A punção lombar ou punção lombar também pode ser realizada. Isso envolve a coleta de uma amostra de líquido cefalorraquidiano da coluna vertebral do bebê para verificar se há doenças e infecções no sistema nervoso.
O tratamento dependerá da causa subjacente dos sintomas do seu bebê.
Existe alguma maneira de evitar a protuberância da fontanela?
Não há uma maneira definitiva de evitar que as fontanelas fiquem salientes. Isso ocorre principalmente porque o sintoma tem muitas causas potenciais.
Com as informações disponíveis, os pais e outros cuidadores podem compreender melhor esse sintoma. Por exemplo, pode ajudá-los a distinguir entre um ponto fraco que temporariamente parece estar protuberante e um que está saliente.
No entanto, embora haja informações disponíveis, é importante que os pais e outros cuidadores entrem em contato com o médico de seus filhos se tiverem dúvidas ou preocupações sobre a fontanela protuberante.
Leve embora
Uma fontanela protuberante é uma emergência médica que requer uma visita ao hospital. Uma vez lá, seu médico pode determinar as causas potenciais, bem como as medidas de tratamento adequadas.
Embora uma fontanela protuberante tenha características específicas, chame o pediatra do seu filho se tiver alguma dúvida.