Teste G6PD
Contente
- O que é um teste G6PD?
- Por que um teste G6PD é usado?
- Quais são os riscos de um teste G6PD?
- Como você se prepara para um teste G6PD?
- Como é realizado um teste G6PD?
- O que acontece após um teste G6PD?
O que é um teste G6PD?
Um teste G6PD mede os níveis de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), uma enzima no seu sangue. Uma enzima é um tipo de proteína que é importante para a função celular.
G6PD ajuda os glóbulos vermelhos (RBCs) a funcionar normalmente. Também os protege de subprodutos potencialmente perigosos que podem se acumular quando seu corpo está combatendo infecções ou como resultado de certos medicamentos. A falta de G6PD pode tornar as hemácias mais vulneráveis à quebra em um processo chamado hemólise.
Um teste G6PD é um teste simples que requer uma amostra de sangue. Geralmente, é solicitado que você teste as deficiências do G6PD.
Por que um teste G6PD é usado?
Uma deficiência de G6PD é um distúrbio hereditário. É mais comum em homens de descendência africana, asiática ou mediterrânea. É o resultado da transmissão recessiva ligada ao X, o que significa que é muito mais provável que afete os homens do que as mulheres. A deficiência pode levar a um certo tipo de anemia conhecido como anemia hemolítica. O teste G6PD é frequentemente usado para determinar as causas da anemia hemolítica.
O G6PD protege os RBCs ricos em oxigênio de produtos químicos chamados espécies reativas de oxigênio (ROS). ROS se acumulam em seu corpo:
- durante uma febre ou infecção
- quando você toma certos medicamentos
- quando você come fava
Se seus níveis de G6PD estiverem muito baixos, seus RBCs não serão protegidos contra esses produtos químicos. As células sanguíneas morrerão, levando à anemia.
Certos alimentos, medicamentos, infecções e estresse severo podem desencadear um episódio hemolítico. Um episódio hemolítico é a rápida destruição de hemácias. Em pessoas com anemia hemolítica, o corpo não pode produzir glóbulos vermelhos suficientes para substituir os que foram destruídos.
O seu médico pode solicitar um teste G6PD se suspeitar que você tem anemia hemolítica com base em sintomas como:
- um baço aumentado
- desmaio
- fadiga
- icterícia
- pele pálida
- ritmo cardíaco acelerado
- urina vermelha ou marrom
- falta de ar
Um teste G6PD é mais frequentemente solicitado depois que um médico descarta outras causas de anemia e icterícia. Eles farão o teste assim que um episódio hemolítico diminuir.
O seu médico também pode solicitar o teste para monitorar tratamentos ou confirmar os achados de outros exames de sangue.
Quais são os riscos de um teste G6PD?
A coleta de sangue é um procedimento de rotina que raramente causa efeitos colaterais graves. Em casos muito raros, os riscos de dar uma amostra de sangue podem incluir:
- hematoma ou sangramento sob a pele
- sangramento excessivo
- desmaio
- infecção no local da punção com agulha
Como você se prepara para um teste G6PD?
Alguns medicamentos podem interferir com esses resultados do teste. Informe o seu médico que medicamentos você está tomando, incluindo prescrições e suplementos nutricionais. Eles podem aconselhá-lo a parar de tomá-los antes do teste G6PD. O teste não deve ser realizado logo após uma transfusão de sangue. Isso pode invalidar os resultados.
Informe o seu médico se você comeu recentemente favas ou tomou medicamentos com sulfa. Os medicamentos Sulfa podem incluir:
- medicamentos antibacterianos ou antifúngicos
- diuréticos ou pílulas de água
- anticonvulsivantes
Os medicamentos Sulfa podem produzir reações adversas, especialmente em pessoas com deficiências de G6PD.
Seu teste G6PD pode demorar, se você estiver enfrentando um episódio hemolítico. Muitas células com baixos níveis de G6PD são destruídas durante um episódio. Como resultado, os resultados do seu teste podem mostrar níveis falsamente normais de G6PD.
O seu médico lhe dará instruções completas sobre como se preparar para sua coleta de sangue. Não será necessário jejuar ou não comer ou beber antes de um teste de G6PD.
Como é realizado um teste G6PD?
A coleta de sangue pode ser realizada em um hospital ou centro de testes especializado.
Um enfermeiro ou técnico limpará o local antes do teste para evitar que microorganismos na sua pele o contaminem. Em seguida, enrolam um manguito ou outro dispositivo de pressão no braço. Isso ajudará suas veias a ficarem mais visíveis.
O técnico retirará várias amostras de sangue do seu braço. Eles colocarão gaze e um curativo no local da punção assim que o teste for concluído. Suas amostras de sangue serão enviadas para um laboratório para testes. Os resultados serão encaminhados ao seu médico quando estiverem completos.
De acordo com os laboratórios médicos da Mayo, os níveis normais para pessoas de um ano ou mais são de 8,8 a 13,4 unidades por grama de hemoglobina (U / gHb).
O que acontece após um teste G6PD?
O seu médico discutirá os resultados do seu teste G6PD em uma consulta de acompanhamento.
Baixos níveis de G6PD no seu sangue indicam uma deficiência herdada. Não há cura para esse distúrbio. No entanto, você pode evitar episódios hemolíticos e sintomas anêmicos, evitando certos gatilhos.
Os gatilhos relacionados a um episódio hemolítico de deficiência de G6PD incluem:
- comer favas
- medicamentos sulfa
- naftaleno, um composto encontrado em desodorizantes repelentes de traças e vasos sanitários
Outros gatilhos potenciais incluem tomar aspirina (Bayer) e outros anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno (Advil).
Existem outras substâncias que seu médico saberá evitar, pois podem causar complicações. Essas substâncias incluem:
- azul de metileno
- nitrofurantoína (Macrobid, Macrodantin), um medicamento usado para tratar infecções do trato urinário (ITU)
- fenacetina, um medicamento para dor
- primaquina, um medicamento antimalárico
- quercetina, um ingrediente proeminente em alguns suplementos alimentares