Esta severa cepa de gripe está aumentando
Contente
No início de março, muitos acreditavam que a temporada de gripe estava chegando ao fim. Mas dados divulgados pelos Centros de Controle de Doenças (CDC) no final da semana passada revelaram que 32 estados relataram altos níveis de atividade da gripe, com 21 deles dizendo que seus níveis estavam mais altos do que nunca.
Com base na temporada de gripe mortal que tivemos em 2017–2018 (lembrete: mais de 80.000 pessoas morreram), estamos todos cientes de que a gripe pode ser imprevisível e letal. Mas o que é interessante sobre o aumento deste ano nas doenças relatadas é que o vírus H3N2, uma cepa mais grave da gripe, está causando a maioria das hospitalizações. (Você sabia que 41 por cento dos americanos não planejam tomar a vacina contra a gripe, apesar da temporada de gripe mortal do ano passado?)
A cepa H3N2 foi a culpada por 62% dos casos de gripe relatados na última semana de fevereiro, informou o CDC. Na semana anterior, mais de 54% dos casos de gripe relatados foram causados pelo H3N2.
Isso é um problema, porque a vacina contra a gripe deste ano é mais eficaz contra a cepa do vírus H1N1, que era mais predominante no início da temporada de gripe típica, por volta de outubro. Portanto, se você recebeu a vacina contra a gripe, tem 62% de chance de protegê-lo contra a cepa H1N1, em comparação com apenas 44% contra esse vírus H3N2, de acordo com o CDC. (Descubra o negócio com a FluMist, o spray nasal para vacina contra a gripe)
Além disso, o vírus H3N2 é mais grave porque, além de causar sintomas típicos da gripe (febre, calafrios e dores no corpo), pode levar a várias complicações graves, incluindo febres muito altas de até 103 ° ou 104 ° F, relata o CDC .
Além disso, embora certos grupos de pessoas estejam sempre em maior risco de contrair gripe, como pessoas com 65 anos ou mais, crianças pequenas e mulheres grávidas, o H3N2 às vezes pode causar sérios problemas de saúde até mesmo em pessoas saudáveis. Isso pode incluir complicações como pneumonia, que pode exigir hospitalização e às vezes resulta em morte. (Relacionado: Pode uma pessoa saudável morrer com a gripe?)
Esse vírus da gripe em particular também está sempre se adaptando, o que, por sua vez, torna o H3N2 mais contagioso, fazendo com que ele se espalhe com muito mais facilidade de pessoa para pessoa. (Relacionado: Qual é a melhor hora para tomar uma vacina contra a gripe?)
A boa notícia é que, embora se presuma que a atividade da gripe permaneça elevada ao longo do próximo mês, o CDC acredita que há 90 por cento de chance de que a temporada já tenha atingido o pico nacional. Então, estamos em desaceleração.
Você ainda pode se vacinar! Sim, tomar a vacina contra a gripe pode parecer uma dor (ou pelo menos, ainda outro incumbência). Mas, dado o fato de que já houve algo entre 18.900 e 31.200 mortes relacionadas à gripe e até 347.000 hospitalizações nesta temporada, a gripe deve ser levada muito a sério. Ah, e assim que você tomar essa injeção (porque sabemos que você está indo para lá o mais rápido possível, certo ??) verifique essas quatro outras maneiras de se proteger da gripe este ano.