Por que o cabelo da minha perna está caindo?
Contente
- Perda de cabelo nas pernas
- Causas de perda de cabelo nas pernas
- Perda de cabelo nas pernas para homens e mulheres
- Diagnóstico
- Tratamento
- Quando consultar seu médico
- Leve embora
Perda de cabelo nas pernas
Quando as pessoas pensam em perda de cabelo, também conhecida como alopecia, provavelmente pensam em perder fios de cabelo da cabeça. Embora esse tipo de perda de cabelo seja o mais perceptível, você pode perdê-lo em praticamente qualquer parte do corpo, incluindo as pernas.
Perda de cabelo nas pernas é comum com a idade em homens e mulheres. No entanto, se você notar grandes quantidades de cabelos caindo das pernas ou se acontecer repentinamente, talvez seja hora de consultar o seu médico.
Causas de perda de cabelo nas pernas
A perda de cabelo ocorre quando os cabelos individuais se separam dos folículos e os folículos deixam de produzir novos cabelos.
À medida que envelhece, os pêlos das pernas podem ficar mais finos e começar a cair. Isto é especialmente verdade se a perda de cabelo ocorrer em sua família.
Alopecia areata, um tipo de distúrbio de perda de cabelo, também é hereditária. Com a alopecia areata, seu sistema imunológico ataca suas próprias células que contribuem para o crescimento do cabelo. A alopecia areata afeta mais comumente o couro cabeludo nas manchas. A perda de cabelo em todo o corpo é chamada de alopecia universal. A alopecia anterolateral da perna refere-se à perda de cabelo nas pernas, localizada principalmente nos lados frontal e externo.
A perda de cabelo nas pernas também pode estar relacionada aos seguintes sintomas e condições:
- circulação pobre
- doença arterial periférica (DAP)
- diabetes, que é um fator de risco para DAOP
- erupções cutâneas crônicas de eczema, psoríase ou outras condições da pele
- condições da tireóide, especialmente hipotireoidismo
- infeções fungais
- infecções de folículo piloso
- foliculite grave
- alterações hormonais, como as da gravidez e menopausa
- distúrbios da hipófise
Outras causas possíveis de perda de cabelo nas pernas incluem:
- deficiências nutricionais, como ferro, zinco e vitamina D
- uso de esteróides
- altos níveis de estresse
- vestindo calças apertadas ou meias
- medicamentos prescritos, como anticoagulantes
- uma doença recente ou cirurgia importante
As causas da perda de cabelo nas pernas são numerosas. Se alguma condição subjacente estiver causando sua perda de pelos nas pernas, também é provável que você também esteja perdendo cabelo em outras partes do seu corpo. Algumas exceções são condições específicas das pernas, como DAP nas pernas ou atrito com as roupas que você veste.
Perda de cabelo nas pernas para homens e mulheres
Perda de cabelo nas pernas pode ocorrer em homens e mulheres. No entanto, acredita-se que a alopecia anterolateral da perna seja mais prevalente nos homens. Um estudo estima que cerca de 35% dos homens mais velhos têm essa condição. Os médicos não têm certeza das causas exatas da alopecia anterolateral da perna e os tratamentos variam. Como outros tipos de alopecia, acredita-se ser hereditário.
Diagnóstico
A causa exata da perda de cabelo nas pernas deve ser diagnosticada pelo seu médico. Eles verificarão seu histórico médico e provavelmente farão exames de sangue para verificar se sua perda de cabelo pode ser causada por deficiências nutricionais, falta de hormônio da tireóide ou outras condições.
Como a maioria das causas da perda de cabelo nas pernas não é isolada, o médico também procurará sinais de perda de cabelo em outras partes do corpo. Eles podem até procurar sinais de erupções cutâneas, infecções e possíveis sintomas de doenças da pele que podem contribuir para a perda de cabelo nas pernas.
Dependendo da causa suspeita, seu médico também poderá encaminhá-lo a um dermatologista especializado em distúrbios da pele e do cabelo.
Se o seu médico suspeitar de DAOP, ele também poderá testar certos fatores de risco, como:
- diabetes
- colesterol alto
- pressão alta
Tratamento
O tratamento para perda de cabelo nas pernas depende da causa subjacente. Pode levar várias semanas para o cabelo voltar a crescer.
Alguns dos tratamentos possíveis para perda de cabelo nas pernas incluem:
- suplementos ou ajustes alimentares para deficiências nutricionais
- injeções de corticosteróides para parar a inflamação
- finasterida prescrita (Propecia) para alopecia areata
- tratamentos de reposição hormonal, como levotiroxina (Synthroid) para hipotireoidismo
Você só deve usar tratamentos de perda de cabelo vendidos sem receita, como minoxidil (Rogaine), se o seu médico o recomendar. Isso pode não funcionar na área da perna e pode piorar os sintomas subjacentes.
Quando consultar seu médico
Embora a perda de cabelo nas pernas possa ser causada por condições crônicas, algumas das causas subjacentes podem exigir atenção médica imediata. Consulte o seu médico imediatamente se a perda repentina de pêlos nas pernas for acompanhada pelos seguintes sintomas:
- erupções cutâneas
- dor
- dormência
- inflamação grave
- feridas abertas
- infecções
- pele que é fria ao toque
- perda muscular
Leve embora
A perda de cabelo é uma condição complexa. Casos menores de perda de cabelo nas pernas podem ser temporariamente baseados em estresse, mudanças na vida e outras condições agudas. No entanto, se a perda de cabelo nas pernas for generalizada e duradoura, talvez seja hora de consultar o seu médico.