Autor: Robert Simon
Data De Criação: 19 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como é uma língua saudável e não saudável? - Saúde
Como é uma língua saudável e não saudável? - Saúde

Contente

Quando se trata de sua saúde, você pode estar acostumado a observar diferenças nos níveis de energia, na pele e na pressão sanguínea. Uma janela muitas vezes esquecida da sua saúde inclui a sua língua.

Embora seu dentista procure na sua língua por pistas relacionadas ao câncer bucal, há outras alterações que você pode observar.

De um modo geral, quaisquer alterações significativas na cor ou o desenvolvimento de dores e caroços podem indicar um problema de saúde. No entanto, há uma grande variedade de possíveis alterações em sua língua, todas com resultados diferentes.

Como é uma língua saudável

Primeiro, é importante ter uma noção do que é normal para uma língua.

Uma língua saudável é tipicamente rosa, mas ainda pode variar ligeiramente em tons escuros e claros. Sua língua também possui pequenos nódulos na parte superior e inferior. Estes são chamados papilas.

Quando uma língua não é saudável

Um dos primeiros sintomas visíveis de uma língua não saudável é uma mudança significativa na cor da tonalidade rosa normal que você costuma ver.


Outros sinais de preocupação podem incluir dor ao comer, beber e engolir, bem como novos caroços e inchaços.

Abaixo estão possíveis causas de anormalidades da língua com base na cor. Esta lista serve apenas como um guia. Certifique-se de consultar seu médico imediatamente se notar alguma dessas alterações.

Língua branca

Manchas ou linhas brancas grossas na língua são um dos problemas mais comuns que podem afetar uma língua saudável. Algumas causas são inofensivas, enquanto outras precisam de medicação e atenção cuidadosa.

Tordo oral

Uma causa possível é a candidíase oral. o Candida albicans o fungo causa isso, criando manchas grossas, brancas a verdes de queijo cottage na parte superior da língua e no interior das bochechas.

O sapinho oral é mais comum nos seguintes grupos:

  • bebês e crianças pequenas
  • adultos mais velhos
  • pessoas com diabetes
  • pessoas que usam dentaduras
  • pessoas que usam esteróides inalados para asma e DPOC

Líquen plano oral

O líquen plano oral consiste em linhas brancas na parte superior da língua. Estes podem se parecer com rendas. Embora seja importante obter um diagnóstico adequado para essa condição, o líquen plano oral geralmente desaparece por si próprio sem tratamento.


Leucoplasia

A leucoplasia consiste em manchas brancas grossas na boca e na língua. Ao contrário do fungo que causa candidíase oral, a leucoplasia ocorre devido ao crescimento excessivo de células na boca.

Um dentista geralmente diagnostica leucoplasia. Alguns casos são benignos, enquanto outros podem levar ao câncer.

Língua vermelha

As seguintes condições podem fazer com que sua língua pareça vermelha ou roxa em vez de rosa:

Língua geográfica

Às vezes, manchas vermelhas com bordas brancas na língua podem ser um sinal de uma condição chamada língua geográfica. O nome refere-se à aparência mapl das manchas da língua. Afeta cerca de 1 a 2,5% das pessoas em todas as faixas etárias.

Essa condição geralmente é inofensiva, embora os patches possam mudar de posição ao longo do tempo.

Deficiências de vitamina B

A língua vermelha também pode sinalizar deficiências de vitamina B. Este é particularmente o caso do ácido fólico (vitamina B-9) e cobalamina (vitamina B-12).


À medida que essas deficiências vitamínicas forem resolvidas, você notará uma aparência melhorada na sua língua.

Doença de Kawasaki

A doença de Kawasaki é uma condição mais séria que é mais comum em crianças com menos de 5 anos de idade. Causa febre alta juntamente com uma aparência de morango na língua.

Nem todos os casos são fatais, mas a doença de Kawasaki pode aumentar o risco de complicações cardíacas se não tratada.

escarlatina

A escarlatina, que coincide com a infecção na garganta, é outra condição séria que requer tratamento imediato. Como a doença de Kawasaki, a escarlatina pode fazer com que a língua pareça ter morangos em cima.

Sua língua também pode ter grandes inchaços.

Língua amarela

Uma cor da língua geralmente menos séria é amarela. O crescimento bacteriano causa principalmente a língua amarela. Outras causas podem incluir:

  • fumar
  • mastigar tabaco
  • tomando certas vitaminas
  • psoríase
  • icterícia, mas esta rara

Preto e peludo

Uma língua preta e peluda pode parecer preocupante, mas geralmente é inofensiva. O crescimento bacteriano na língua causa mais comumente. Sua língua pode parecer amarela escura, marrom ou preta. Além disso, as papilas podem se multiplicar, emitindo a aparência "peluda".

Esta condição da língua pode se desenvolver a partir de:

  • falta de higiene bucal
  • tomando antibióticos
  • diabetes
  • tratamentos quimioterápicos

Dor e esburacada

Peça ao médico para diagnosticar qualquer nova dor ou inchaço na língua. Dor e inchaços podem ser ainda mais preocupantes se você também estiver com dor.

Dor e inchaços na língua podem resultar de:

  • uso de tabaco, especialmente tabagismo
  • úlceras na boca (aftas)
  • mordida acidental na língua
  • língua queima de alimentos quentes e líquidos

Se a dor e os inchaços não desaparecerem em algumas semanas, isso pode ser um sinal de câncer bucal. Consulte seu médico imediatamente. Nem todos os casos de câncer bucal causam dor.

Imagens de línguas saudáveis ​​e não saudáveis

Embora nenhuma língua saudável seja idêntica à outra, aqui estão algumas imagens de como pode ser a língua "típica", bem como imagens de condições que podem afetar a língua.

Tratamentos

O tratamento para cada caso de descoloração da língua varia de acordo com a causa subjacente. Algumas causas requerem medicamentos, como:

  • antibióticos para escarlatina
  • antifúngicos para sapinhos
  • suplementação de vitamina B-12 por deficiência
  • suplementação com ácido fólico (vitamina B-9) por deficiência
  • anti-inflamatórios para a doença de Kawasaki

As seguintes condições geralmente não requerem tratamento. Em vez disso, você pode resolvê-los adotando melhores práticas de saúde bucal:

  • língua geográfica
  • língua amarela
  • língua preta e peluda
  • líquen plano oral

Se as alterações na sua língua são atribuídas a medicamentos ou vitaminas, converse com seu médico sobre a possibilidade de encontrar uma alternativa. Isso pode ser útil, principalmente se sua língua estiver incomodando você.

Quando consultar um médico

O seu médico de cuidados primários examinará sua língua durante o exame físico anual. Nas suas limpezas dentárias, o higienista ou o dentista examinará sua língua como parte do seu exame.

Ainda assim, é importante acompanhar as alterações na sua língua ao longo do ano.

Como regra geral, consulte seu médico se notar alterações significativas na cor da sua língua, especialmente se durar mais de duas semanas.

Ligue também para o seu médico se tiver dor, inchaço ou caroços na língua. Quanto mais cedo for diagnosticado qualquer problema de língua - e suas causas subjacentes -, mais rápido você poderá receber tratamento.

Também é importante detectar o câncer de boca o mais rápido possível. Consulte seu dentista duas vezes por ano e informe-o se você tem um histórico de uso de tabaco. O uso de tabaco é uma causa comum ou câncer de boca e garganta.

A linha inferior

Embora muitas vezes imperceptível, sua língua pode dizer muito mais sobre sua saúde do que você imagina.

Se houver alterações incomuns na cor, como branco, amarelo ou vermelho, consulte seu médico imediatamente.

Não deixe que dor, alterações de cor ou novos caroços não sejam diagnosticados.

Nossa Escolha

Objetivos de pai solteiro vs.

Objetivos de pai solteiro vs.

Quando e trata de parentalidade, a divião do trabalho geralmente é deigual. A expectativa preconcebida da ociedade para "emprego para mãe" e "emprego para pai" podem...
Cynthia Taylor Chavoustie, MPAS, PA-C

Cynthia Taylor Chavoustie, MPAS, PA-C

Epecialidade em Medicina de FamíliaCynthia Taylor é uma aitente médica experiente, epecializada em medicina de família e gatroenterologia. Em 2005, ela obteve eu metrado em etudo m...