O que é a síndrome do calcanhar?
Contente
- Calcanhares e síndrome do calcanhar
- Quais são os sintomas da síndrome do calcanhar?
- O que causa a síndrome do calcanhar?
- Como é diagnosticado?
- Tratamento
- Em que difere de outras condições do calcanhar?
- Fasceíte plantar
- Fraturas por estresse do calcâneo
- Outras causas de dor no calcanhar
- O resultado final
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
A síndrome do calcanhar é uma condição que pode se desenvolver devido a mudanças na espessura e elasticidade do calcanhar. É normalmente causado pelo desgaste do tecido adiposo e das fibras musculares que compõem a almofada acolchoada na planta dos pés.
Continue lendo para saber mais sobre os sintomas, causas, diagnóstico e tratamento da síndrome do calcanhar.
Calcanhares e síndrome do calcanhar
O calcanhar é uma camada espessa de tecido encontrada na planta dos pés. É feito de bolsas de gordura densas cercadas por fibras musculares resistentes, mas elásticas.
Sempre que você caminha, corre ou pula, as almofadas do calcanhar funcionam como almofadas, distribuindo o peso do corpo, absorvendo o choque e protegendo os ossos e as articulações.
Você pode não perceber, mas seus saltos duram muito. Por causa disso, é normal que eles se desgastem um pouco com o tempo.
O desgaste excessivo pode fazer com que as almofadas do calcanhar diminuam de tamanho ou percam a elasticidade. Quando isso acontece, eles se tornam menos capazes de absorver choques. Isso é conhecido como síndrome do calcanhar.
Com a síndrome do calcanhar, ficar em pé, caminhar e outras atividades cotidianas podem causar dor, sensibilidade e inflamação em um ou ambos os calcanhares.
Quais são os sintomas da síndrome do calcanhar?
Dor profunda no meio do calcanhar é o principal sintoma da síndrome do calcanhar. Quando você fica de pé, anda ou corre, pode parecer que tem um hematoma na planta do pé.
A síndrome do calcanhar leve geralmente não é perceptível o tempo todo. Por exemplo, você só pode senti-lo ao andar descalço, caminhar sobre uma superfície dura ou correr. Você provavelmente sentirá dor se pressionar o dedo contra o calcanhar.
O que causa a síndrome do calcanhar?
A síndrome do calcanhar está associada ao desgaste do calcanhar. Muitos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome do calcanhar ao longo do tempo. Esses incluem:
- Envelhecimento. O processo de envelhecimento pode fazer com que as almofadas do calcanhar percam alguma elasticidade.
- Estrutura e marcha do pé. Se o seu peso não for distribuído uniformemente pelo calcanhar quando você anda, partes da almofada do calcanhar podem se desgastar mais rapidamente com o tempo.
- Excesso de peso corporal. Carregar peso extra coloca um estresse adicional no calcanhar. Como resultado, ele pode quebrar mais rapidamente.
- Fasceíte plantar. A fascite plantar torna mais difícil para o calcanhar absorver e distribuir o impacto associado a atividades como caminhar e correr. Como resultado, o calcanhar pode se deteriorar mais rapidamente.
- Atividades repetitivas. Qualquer atividade que envolva o calcanhar batendo repetidamente no solo, como corrida, basquete ou ginástica, pode desencadear uma inflamação que leva à síndrome do calcanhar.
- Superfícies duras. Andar com frequência em superfícies duras pode aumentar o risco de síndrome do calcanhar.
- Calçado impróprio. Caminhar ou correr descalço exige que os calcanhares absorvam mais impacto do que os sapatos.
- Atrofia da almofada de gordura. Certas condições de saúde, incluindo diabetes tipo 2, lúpus e artrite reumatóide, podem contribuir para o encolhimento da almofada do calcanhar.
- Spurs. As esporas podem reduzir a elasticidade da almofada do calcanhar e contribuir para a dor no calcanhar.
Como é diagnosticado?
Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e seu histórico médico. Eles também examinarão seu pé e tornozelo. Eles podem solicitar um exame de imagem, como um raio-X ou ultrassom, para ajudar a diagnosticar a síndrome do calcanhar ou descartar outras causas potenciais de dor no calcanhar. Se você ainda não tem um ortopedista, nossa ferramenta Healthline FindCare pode ajudá-lo a se conectar com médicos em sua área.
Certos exames de imagem podem permitir que o médico examine a espessura e a elasticidade do calcanhar. Um calcanhar saudável tem geralmente cerca de 1 a 2 centímetros de espessura.
A elasticidade do calcanhar é avaliada comparando a espessura do calcanhar quando o pé está suportando seu peso versus quando não está. Se o calcanhar estiver rígido e não se comprimir adequadamente quando você estiver em pé, pode ser um sinal de baixa elasticidade. Isso pode ajudar seu médico a determinar se você tem síndrome do calcanhar.
Tratamento
Não há cura para a síndrome do calcanhar. Em vez disso, o objetivo do tratamento é reduzir a dor e a inflamação causadas por essa condição.
Seu médico pode sugerir um ou mais dos seguintes:
- Descansar. Você pode evitar a dor no calcanhar, mantendo-se em pé ou limitando as atividades que causam essa dor.
- Copos e órteses de calcanhar. Copos de calcanhar são inserções de sapato projetadas para fornecer suporte e amortecimento para o calcanhar. Você também pode encontrar solas ortóticas projetadas para fornecer suporte ou amortecimento extra para o calcanhar. Copos de calcanhar e órteses estão disponíveis online e na maioria das farmácias.
- Calçado ortopédico. Visite um podólogo ou uma loja de calçados especializada em calçados ortopédicos para encontrar sapatos com apoio extra para o salto.
- Medicamento. Medicamentos antiinflamatórios ou analgésicos de venda livre (OTC) ou prescritos podem ajudar a aliviar a dor causada pela síndrome do calcanhar.
- Gelo. Aplicar gelo no calcanhar pode aliviar a dor e reduzir a inflamação. Aplique uma bolsa de gelo no calcanhar em intervalos de 15 a 20 minutos após as atividades que desencadeiam a dor no calcanhar.
Em que difere de outras condições do calcanhar?
A síndrome do calcanhar não é a única causa de dor no calcanhar. Existem outras condições comuns que podem causar dor ou sensibilidade no calcanhar, como as descritas a seguir.
Fasceíte plantar
A síndrome do calcanhar é às vezes confundida com fascite plantar, a origem da dor no calcanhar.
A fascite plantar, também conhecida como fascose plantar, ocorre quando as fibras do tecido conjuntivo, chamadas fáscia, que sustentam o arco do pé enfraquecem e se deterioram.
Fasceíte plantar causa dor incômoda, dolorida ou latejante no calcanhar. No entanto, a dor geralmente é mais próxima do peito do pé e parte interna do calcanhar do que na síndrome do calcanhar, que afeta o centro do calcanhar.
Outra característica importante da fascite plantar é que a dor é pior quando você se levanta após um período de descanso, como a primeira coisa que você faz pela manhã. Após alguns passos, a dor geralmente diminui, mas uma caminhada prolongada pode fazer com que ela volte.
Aproximadamente algumas pessoas com fascite plantar também apresentam esporão do calcanhar, que pode se desenvolver à medida que o arco se deteriora. Também é possível ter fascite plantar e síndrome do calcanhar ao mesmo tempo.
Fraturas por estresse do calcâneo
O calcâneo, também conhecido como osso do calcanhar, é um grande osso na parte de trás de cada pé. Movimentos repetitivos que colocam peso sobre o calcanhar, como correr, podem causar fratura ou quebra do calcâneo. Isso é conhecido como fratura por estresse do calcâneo.
As fraturas por estresse do calcâneo causam dor e inchaço no calcanhar e ao redor dele, incluindo a parte de trás do pé logo abaixo do tornozelo.
A dor causada por uma fratura por estresse do calcâneo geralmente piora com o tempo. No início, você só pode sentir dor no calcanhar e ao redor dele ao fazer certas atividades, como caminhar ou correr. Com o tempo, você pode sentir dor mesmo com o pé em repouso.
Outras causas de dor no calcanhar
Outras condições também podem afetar o calcanhar. No entanto, a dor pode ser diferente ou pode ocorrer em um local diferente da dor causada pela síndrome do calcanhar.
Outras causas potenciais de dor no calcanhar incluem:
- um calcanhar machucado
- bursite
- Deformidade de Haglund
- um nervo comprimido
- neuropatia
- verrugas plantares
- Doença de Sever
- síndrome do túnel do tarso
- tendinopatia
- tumor
O resultado final
A almofada do calcanhar é uma espessa camada de tecido encontrada nas solas da parte traseira dos pés. A síndrome do calcanhar pode se desenvolver se esses eletrodos perderem sua densidade e elasticidade.
Normalmente ocorre ao longo do tempo devido a muito desgaste, atividades repetitivas, carregar peso extra ou uma distribuição desigual de peso ao caminhar.
O principal sintoma da síndrome do calcanhar é uma dor profunda ou sensibilidade no meio do calcanhar, especialmente ao ficar em pé ou caminhar. Esses sintomas geralmente são controláveis com tratamento.