O que é carga viral da hepatite C?
Contente
- Visão geral da hepatite C
- Teste de anticorpos contra o vírus da hepatite C
- Ensaios de RNA do vírus da hepatite C
- Por que o teste de carga viral é importante?
- Carga viral baixa vs. alta
- Dividindo os números
- Com que frequência preciso de um teste de carga viral?
- Quem deve ser testado e quando?
Visão geral da hepatite C
A hepatite é uma doença do fígado. Existem vários tipos de hepatite, cada um com o nome do tipo de vírus que a causa. O vírus da hepatite C (HCV) pode ser transferido através do contato com o sangue de alguém com hepatite C ou durante o contato sexual.
Uma mãe com hepatite C pode espalhar a infecção para o bebê durante o parto. A quantidade de vírus na corrente sanguínea a qualquer momento é chamada de carga viral.
Teste de anticorpos contra o vírus da hepatite C
Um teste de anticorpos para HCV é um exame de sangue simples usado para fins de triagem. Embora este teste possa detectar que o HCV está na corrente sanguínea, ele não pode dizer a diferença entre uma infecção anterior e uma ativa. Em alguns casos, um resultado positivo fraco pode vir a ser um falso positivo.
Se você for positivo para o HCV, é provável que o seu médico queira acompanhar testes adicionais que possam realmente medir a carga viral e determinar se você tem uma infecção ativa.
Ensaios de RNA do vírus da hepatite C
O teste qualitativo de RNA do HCV pode dizer a diferença entre infecções passadas e atuais. Este teste mede a quantidade de vírus no seu sangue. Um terceiro teste, a genotipagem viral, pode se concentrar no HCV específico do seu corpo.
Existem vários tipos diferentes de HCV. Conhecer a forma específica de HCV que você possui é importante. O tipo de fator nas decisões sobre o tratamento mais eficaz para você.
Por que o teste de carga viral é importante?
Nem todo mundo com hepatite C tem sintomas. De fato, em um pequeno número de pessoas, a infecção se resolve sozinha. No entanto, a infecção por hepatite pode durar de algumas semanas a uma vida inteira. A doença pode levar a danos no fígado, câncer de fígado ou a necessidade de um transplante de fígado.
Uma vez determinado o curso adequado do tratamento, o teste de carga viral pode ser usado para monitorar seu sucesso e orientar futuras decisões de assistência médica.
Carga viral baixa vs. alta
Em algumas outras infecções, ter uma carga viral mais alta significa um nível mais alto de doença, mas esse não é o caso da hepatite C. Sua carga viral não tem relação com o quão doente você se sente ou com o dano hepático que pode ocorrer agora ou o futuro.
No entanto, a carga viral é uma indicação importante de quão bem o tratamento provavelmente funcionará. Quanto menor sua carga viral, maior a probabilidade de seu tratamento ser bem-sucedido.
Dividindo os números
Uma carga viral inferior a 615 UI / mL (unidades internacionais por mililitro) significa que não há vírus detectável da hepatite C ou é muito baixo para ser detectado. Além disso, uma carga viral de mais de 800.000 UI / mL é alta e menos de 800.000 UI / mL é baixa. Durante o tratamento, uma queda da carga viral é uma indicação de que o tratamento está sendo bem-sucedido.
No final do curso de tratamento planejado (geralmente 8 a 12 semanas), uma carga viral indetectável significa que o tratamento pode ser interrompido. Depois disso, o teste de carga viral pode alertá-lo para uma recaída.
Com que frequência preciso de um teste de carga viral?
Compreender as especificidades da sua carga viral é importante no momento do diagnóstico. Após o início do tratamento, os testes de acompanhamento informarão o seu médico se o tratamento atual é eficaz.
Fora isso, não há necessidade de repetir o teste. Isso ocorre porque a carga viral não fornece informações sobre seus sintomas ou se seu fígado está ou não funcionando corretamente. Outros testes hepáticos, como uma biópsia, podem fornecer essas informações.
Quem deve ser testado e quando?
Certos grupos são mais vulneráveis à contração do HCV. Entre eles estão pacientes em diálise, crianças nascidas de mães HIV-positivas e qualquer pessoa que possa ter tido contato com o sangue de alguém infectado com hepatite C.
Na maioria das vezes, a transmissão do HCV ocorre através do compartilhamento de agulhas e seringas para uso de drogas injetáveis ou de uma mãe com hepatite C para seu filho durante o parto.
Ocasionalmente, é transmitido através de:
- fazendo sexo com alguém que tem hepatite C
- fazer uma tatuagem em um lugar que não tem um bom controle de infecção
- compartilhar itens de cuidados pessoais, como uma navalha ou uma escova de dentes, com alguém com hepatite C
A hepatite C não pode ser transmitida através de:
- tosse ou espirro
- compartilhando talheres ou copos
- abraçando e beijando
- amamentação
- de mãos dadas
Muitas vezes, não há sintomas da hepatite C. Algumas pessoas experimentam fadiga, dor abdominal ou icterícia. Esses sintomas podem levar seu médico a solicitar um teste de HCV. Os anticorpos nem sempre aparecem nos primeiros meses após a exposição.
Se você testou positivo para HCV, deve fazer o teste de carga viral. O teste de carga viral também é recomendado antes e durante o tratamento.