Gravidez e uso de drogas
Autor:
Mark Sanchez
Data De Criação:
3 Janeiro 2021
Data De Atualização:
21 Novembro 2024
Contente
Resumo
Quando você está grávida, não está apenas "comendo por dois". Você também respira e bebe por dois. Se você fuma, usa álcool ou drogas ilegais, o mesmo acontece com seu feto.
Para proteger seu bebê, você deve evitar
- Tabaco. Fumar durante a gravidez transmite nicotina, monóxido de carbono e outros produtos químicos prejudiciais ao bebê. Isso pode causar muitos problemas para o desenvolvimento do seu bebê. Isso aumenta o risco de seu bebê nascer muito pequeno, muito cedo ou com defeitos de nascença. Fumar também pode afetar os bebês após o nascimento. Seu bebê terá maior probabilidade de desenvolver doenças como asma e obesidade. Existe também um risco maior de morrer de síndrome da morte súbita infantil (SMSL).
- Beber álcool. Não existe uma quantidade conhecida de álcool que seja seguro para uma mulher beber durante a gravidez. Se você bebe álcool durante a gravidez, seu filho pode nascer com distúrbios da síndrome do álcool fetal ao longo da vida (FASD). Crianças com FASD podem ter uma mistura de problemas físicos, comportamentais e de aprendizagem.
- Drogas ilegais. O uso de drogas ilegais como cocaína e metanfetaminas pode causar bebês abaixo do peso, defeitos de nascença ou sintomas de abstinência após o nascimento.
- Uso indevido de medicamentos prescritos. Se você estiver tomando medicamentos prescritos, siga cuidadosamente as instruções do seu médico. Pode ser perigoso tomar mais medicamentos do que você deveria, usá-los para ficar chapado ou tomar os medicamentos de outra pessoa. Por exemplo, o uso indevido de opioides pode causar defeitos congênitos, abstinência no bebê ou até mesmo a perda do bebê.
Se você estiver grávida e estiver fazendo alguma dessas coisas, peça ajuda. Seu médico pode recomendar programas para ajudá-lo a parar de fumar. Você e a saúde do seu bebê dependem disso.
Departamento de Saúde e Gabinete de Serviços Humanos sobre Saúde da Mulher