11 benefícios do ciclismo, além de dicas de segurança
Contente
- Benefícios
- 1. Controle de peso
- 2. Força da perna
- 3. É bom para iniciantes
- 4. Treino principal
- 5. Aumenta a saúde mental
- 6. Pode ajudar pessoas com câncer
- 7. Um começo positivo para a sua manhã
- 8. Previne e gerencia condições médicas
- 9. É amigo do ambiente
- 10. Melhora o equilíbrio, postura e coordenação
- 11. É uma opção de baixo impacto
- Desvantagens e segurança
- Pedalar todos os dias
- Quem não deve pedalar
- O resultado final
O ciclismo é um exercício aeróbio de baixo impacto que oferece uma grande variedade de benefícios. Também varia em intensidade, o que o torna adequado para todos os níveis. Você pode pedalar como meio de transporte, para atividades casuais ou como um empreendimento intenso e competitivo.
Andar de bicicleta é um treino maravilhoso que o mantém ativo. Pode ajudar a moldar um estilo de vida saudável, tanto física quanto mentalmente.
Continue lendo para dar uma olhada em algumas das maneiras como o ciclismo pode melhorar seu nível de condicionamento físico e bem-estar.
Benefícios
1. Controle de peso
Andar de bicicleta habitualmente, especialmente em alta intensidade, ajuda a diminuir os níveis de gordura corporal, o que promove um controle de peso saudável. Além disso, você aumentará seu metabolismo e construirá músculos, o que permite que você queime mais calorias, mesmo em repouso.
2. Força da perna
Andar de bicicleta melhora a função geral da parte inferior do corpo e fortalece os músculos das pernas sem sobrecarregá-los. Tem como alvo os quadríceps, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas.
Para tornar suas pernas ainda mais fortes, experimente exercícios de levantamento de peso, como agachamento, leg press e estocadas, algumas vezes por semana para melhorar ainda mais seu desempenho no ciclismo.
3. É bom para iniciantes
É simples andar de bicicleta. Se você tiver dificuldade com uma bicicleta padrão, as bicicletas ergométricas são uma ótima alternativa.
Se você é novo no condicionamento físico ou está se recuperando de uma lesão ou doença, pode pedalar em baixa intensidade. À medida que fica mais em forma, você pode aumentar a intensidade ou continuar a pedalar em um ritmo frio.
4. Treino principal
Andar de bicicleta também trabalha os músculos centrais, incluindo costas e abdominais. Manter o corpo ereto e a bicicleta na posição requer uma certa quantidade de força central.
Abdominais e músculos das costas fortes apoiam a coluna, aumentam a estabilidade e melhoram o conforto ao andar de bicicleta.
5. Aumenta a saúde mental
Andar de bicicleta pode aliviar sentimentos de estresse, depressão ou ansiedade. Focar na estrada enquanto você anda de bicicleta ajuda a desenvolver a concentração e a consciência do momento presente. Isso pode ajudar a tirar o foco da tagarelice mental do seu dia.
Se você estiver se sentindo letárgico ou apático, suba na bicicleta por pelo menos 10 minutos. O exercício libera endorfinas, que por sua vez o ajudam a se sentir melhor enquanto reduzem os níveis de estresse.
Você pode se sentir mais confiante e satisfeito quando fizer do ciclismo uma parte regular de sua vida.
6. Pode ajudar pessoas com câncer
O ciclismo é um acréscimo fantástico ao seu plano de cuidados se você tem ou está se recuperando de um câncer. Andar de bicicleta também pode mantê-la magra e em forma, o que pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama.
De acordo com pesquisas de 2019, permanecer ativo se você tiver câncer de mama pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais do tratamento do câncer, incluindo fadiga, e melhorar sua qualidade de vida geral.
7. Um começo positivo para a sua manhã
Comece o seu dia com uma atividade saudável como andar de bicicleta, que o desperta ao estimular a circulação e permite começar o dia com uma sensação de realização.
Você pode se sentir mais inclinado a fazer escolhas saudáveis e positivas com o passar do dia.
Os passeios matinais de jejum em baixa intensidade podem queimar gordura, melhorar o desempenho de resistência e aumentar seus níveis de energia e metabolismo durante todo o dia.
Um estudo de 2019 descobriu que as pessoas que se exercitaram antes do café da manhã por 6 semanas melhoraram sua resposta à insulina, o que as ajudou a queimar duas vezes mais gordura do que aquelas que se exercitaram depois do café da manhã.
8. Previne e gerencia condições médicas
Se você deseja prevenir o surgimento de problemas de saúde ou controlar as doenças existentes, o exercício regular é fundamental. Andar de bicicleta regularmente é uma forma de evitar um estilo de vida sedentário e os problemas de saúde que o acompanham.
Pode ajudar a prevenir problemas cardíacos, como derrame, ataque cardíaco e hipertensão. Andar de bicicleta também pode ajudar a prevenir e controlar.
9. É amigo do ambiente
Reduza sua pegada de carbono andando de bicicleta sempre que possível.
O ciclismo é um ótimo substituto para as opções de transporte que envolvem ficar sentado no trânsito por longos períodos. É especialmente útil quando você está indo a lugares que são um pouco longe demais para andar, mas ainda assim não quer levar um carro.
Um bônus é não ter que lutar por uma vaga em áreas lotadas.
10. Melhora o equilíbrio, postura e coordenação
Conforme você estabiliza seu corpo e mantém sua bicicleta ereta, você melhora seu equilíbrio geral, coordenação e postura. O equilíbrio tende a diminuir com a idade e a inatividade, por isso é vital mantê-lo em dia.
A melhora do equilíbrio é benéfica na prevenção de quedas e fraturas, o que pode deixá-lo à margem enquanto você faz exercícios para se recuperar.
11. É uma opção de baixo impacto
Andar de bicicleta é fácil para o seu corpo, o que o torna uma opção suave para pessoas que desejam um treino intenso sem forçar as articulações. Andar de bicicleta é uma ótima opção para pessoas que têm problemas nas articulações ou rigidez geral, especialmente na parte inferior do corpo.
Desvantagens e segurança
Existem alguns inconvenientes a considerar no ciclismo.
Uma séria desvantagem é o risco de acidente, seja em área urbana ou rural. Quando possível, pedale nas pistas reservadas para os ciclistas, bem como nas ruas vizinhas.
Uma pesquisa de 2020 mostrou que as ciclovias e as ruas a 550 metros das pistas tiveram menos colisões entre ciclistas e veículos.
Sempre siga as leis de trânsito. Tenha cuidado ao passar por cruzamentos e áreas movimentadas, mesmo se você tiver a prioridade. Invista em um capacete de qualidade e qualquer outro equipamento de proteção necessário.
Evite roupas largas que possam ficar presas nas correntes da bicicleta. Tenha luzes de bicicleta, bem como equipamento reflexivo para andar de bicicleta à noite.
Se for um longo trajeto de bicicleta para o trabalho, leve uma muda de roupa para se refrescar.
O mau tempo também pode ser um obstáculo. Nos dias em que não é possível pedalar ao ar livre, você pode andar de bicicleta ergométrica ou escolher outra atividade. Se o seu meio de transporte é o ciclismo, invista em equipamentos para chuva e frio.
Para passeios diurnos prolongados, use protetor solar em toda a pele exposta. Reaplique a cada 2 horas, especialmente se você estiver suando. Use óculos de sol com proteção UV e um chapéu. Considere investir em roupas com proteção UV.
A poluição do ar é outra preocupação se você estiver andando de bicicleta em uma cidade. Você pode escolher pedalar nos dias em que o ar estiver mais limpo ou pedalar em estradas menos congestionadas.
Pedalar todos os dias
É possível pedalar todos os dias, especialmente se você usar sua bicicleta para transporte ou pedalar em baixa intensidade.
Faça uma pausa se sentir dor, fadiga ou dores musculares. Se você está pedalando para se exercitar, convém dar a si mesmo pelo menos 1 dia completo de descanso por semana.
Isso é especialmente importante se você pedalar em alta intensidade ou se perceber que seu corpo está ficando dolorido de maneiras específicas.
Quem não deve pedalar
Se você tiver alguma lesão que possa afetar o ciclismo, é melhor ficar fora da bicicleta até se recuperar totalmente.
Fale com o seu médico se você tiver quaisquer condições que o ciclismo possa afetar. Pessoas que têm problemas com equilíbrio, visão ou audição podem preferir uma bicicleta estacionária ou adaptável.
Se você não quer pedalar, mas quer dar ao seu corpo um treino semelhante, opte por um remo, escalador de escada ou máquina elíptica. Você também pode correr em colinas, nadar ou caminhar.
O resultado final
Andar de bicicleta é uma maneira divertida de se manter saudável e em contato com o mundo ao seu redor.
Se o tempo estiver a seu favor, monte em sua bicicleta e vá até o fim. Andar de bicicleta é uma ótima maneira de explorar sua região. Vence a sensação de tédio que também pode advir de exercícios repetitivos.
Basta jogar pelo seguro e ter cuidado quando necessário, especialmente em estradas movimentadas ou durante clima inclemente.
Aprecie a satisfação que vem ao melhorar seu condicionamento físico enquanto se diverte.