Autor: Janice Evans
Data De Criação: 4 Julho 2021
Data De Atualização: 24 Outubro 2024
Anonim
Radiofrequência no tratamento da celulite
Vídeo: Radiofrequência no tratamento da celulite

Contente

A celulite é uma condição cosmética que faz sua pele parecer acidentada e com covinhas. É muito comum e afeta até 98% das mulheres ().

Embora a celulite não seja uma ameaça à sua saúde física, muitas vezes é vista como feia e indesejável. Isso pode torná-lo uma fonte de estresse e ansiedade para quem a tem.

Este artigo explora as causas da celulite, se sua dieta tem um papel importante e o que você pode fazer para se livrar dela.

O que é celulite?

Celulite, ou lipodistrofia ginóide, é uma condição em que a pele parece enrugada, acidentada e "semelhante a uma casca de laranja". É causado por mudanças na estrutura das células de gordura e tecidos conjuntivos que se encontram sob a superfície da pele (,).

Essas alterações podem fazer com que as células de gordura se tornem muito grandes e se projetem para o tecido conjuntivo sob a pele.

Além disso, as alterações no suprimento de sangue para as áreas afetadas pela celulite podem resultar na acumulação de fluido extra no tecido.

Isso dá à sua pele uma aparência irregular associada à celulite.


Curiosamente, a celulite é vista quase exclusivamente em mulheres e se desenvolve mais comumente nas coxas, barriga e nádegas.

Muitas vezes é categorizado com base em sua gravidade:

  • Grau 0: Sem celulite.
  • Grau 1: Pele lisa quando em pé, mas com aspecto de casca de laranja quando sentado.
  • Grau 2: A pele tem aparência de casca de laranja quando em pé e sentado.
  • Grau 3: A pele tem aparência de casca de laranja quando em pé, com áreas profundas e profundas.

No entanto, atualmente não existe um método padrão para avaliar e categorizar esta condição.

Resumo:

A celulite é uma doença em que a pele fica com covinhas e rugas. Afeta mais comumente mulheres, especialmente ao redor da barriga, coxas e nádegas.

O que causa a celulite?

A razão pela qual as pessoas desenvolvem celulite ainda não é totalmente compreendida, mas é mais provável que seja desencadeada por uma combinação de fatores.

As teorias mais comuns envolvem hormônios, gênero, estilo de vida e inflamação. No entanto, a idade, a suscetibilidade genética e a forma corporal também podem desempenhar um papel.


Hormônios

A celulite se desenvolve devido a mudanças no tamanho e na estrutura das células de gordura.

É por isso que foi sugerido que hormônios como a insulina e as catecolaminas, que estão envolvidos na quebra e no armazenamento de gordura, podem desempenhar papéis importantes em sua formação ().

Por exemplo, foi sugerido que qualquer desequilíbrio hormonal que promova o ganho de gordura sobre a quebra de gordura, como altos níveis de insulina, pode colocar uma pessoa em maior risco de desenvolver celulite ().

Além disso, dado que a celulite é quase exclusivamente observada em mulheres, acredita-se que o hormônio sexual feminino estrogênio possa desempenhar um papel.

Essa teoria pode ter algum peso, pois a celulite se desenvolve depois que as mulheres atingem a puberdade. Também tende a piorar durante os momentos em que as mulheres estão passando por mudanças nos níveis de estrogênio, como gravidez e menopausa.

No entanto, apesar dessa especulação, o papel exato que os hormônios desempenham na formação da celulite é atualmente desconhecido.

Gênero

As mulheres têm muito mais probabilidade de desenvolver celulite do que os homens ().


Uma das razões para isso envolve diferenças na maneira como o tecido conjuntivo e as células de gordura das mulheres estão dispostos sob a pele ().

As mulheres têm um grande número de células de gordura localizadas verticalmente sob a pele, com a parte superior das células encontrando-se com o tecido conjuntivo em um ângulo reto.

Ao contrário, os homens tendem a ter um número menor de células de gordura dispostas horizontalmente, de modo que ficam achatadas umas contra as outras.

Isso torna muito mais provável que as células de gordura nas mulheres “penetrem” no tecido conjuntivo e se tornem visíveis sob a pele.

Essas diferenças estruturais explicam por que a celulite é vista quase exclusivamente em mulheres.

Estilo de vida

O aparecimento de celulite pode ser agravado pelo acúmulo de líquido nos tecidos circundantes.

Foi sugerido que as mudanças na circulação sanguínea das áreas afetadas pela celulite poderiam ser parcialmente responsáveis ​​por isso ().

Alguns cientistas também sugeriram que isso pode ser causado por um estilo de vida inativo.

Acredita-se que longos períodos sentados reduzem o fluxo sanguíneo e causam essas alterações em áreas propensas à celulite.

Inflamação

Outra teoria é que a celulite é uma doença do tecido conjuntivo causada por inflamação crônica de baixo grau.

Alguns cientistas descobriram células imunes que estão ligadas à inflamação crônica, como macrófagos e linfócitos, em tecido afetado pela celulite ().

No entanto, outros não encontraram evidências de uma resposta inflamatória nessas áreas.

Resumo:

A razão exata pela qual as pessoas desenvolvem celulite é desconhecida, mas acredita-se que seja devido a fatores como genética, hormônios e estilo de vida.

A dieta desempenha um papel no desenvolvimento da celulite?

O papel da dieta no desenvolvimento e tratamento da celulite ainda não foi bem pesquisado.

Um grupo de cientistas sugeriu que uma dieta contendo quantidades excessivas de carboidratos pode piorar a celulite.

Isso porque eles acham que isso poderia aumentar os níveis do hormônio insulina e promover um aumento na gordura corporal total (,).

Além disso, também foi sugerido que uma dieta que inclui muito sal pode aumentar a retenção de líquidos, possivelmente fazendo com que pareça pior.

No entanto, atualmente há muito pouca evidência para apoiar essas teorias.

Dito isso, ainda é uma boa ideia garantir que sua dieta não contenha quantidades excessivas de açúcares refinados ou carboidratos. Também é importante manter um peso saudável e ficar bem hidratado.

Isso ocorre porque o ganho de peso e o envelhecimento estão associados a um risco maior de desenvolver celulite. Portanto, manter uma dieta saudável e equilibrada pode ser útil ().

No entanto, dado que a celulite ocorre em quase todas as mulheres, evitá-la completamente pode não ser possível.

Resumo:

Atualmente não está claro qual o papel da dieta no tratamento e prevenção da celulite. No entanto, manter uma dieta saudável, manter-se hidratado e evitar o ganho de peso pode ser útil.

Pode melhorar (ou piorar) com a perda de peso

A perda de peso é frequentemente promovida como uma boa maneira de se livrar da celulite.

O ganho de peso pode certamente piorá-lo, especialmente se você já está acima do peso, mas a eficácia da perda de peso como um tratamento não é clara (,).

Um pequeno estudo descobriu que perder peso ajudou a reduzir a gravidade da celulite na maioria das pessoas, especialmente naquelas que estavam acima do peso ().

No entanto, cerca de 32% das pessoas neste estudo descobriram que perder peso, na verdade, fez sua celulite parecer pior.

A razão para isso não é conhecida, mas pode ser devido a outros fatores. Por exemplo, diferenças na estrutura e elasticidade do tecido conjuntivo, bem como na retenção de fluidos, podem contribuir para o aparecimento da celulite ().

No geral, a maioria das pessoas descobrirá que a perda de peso melhora a aparência da celulite, mas isso não é garantido para todos.

Resumo:

O ganho de peso pode piorar a celulite. No entanto, a perda de peso nem sempre ajuda e pode piorar para algumas pessoas.

Quais tratamentos estão disponíveis?

Embora não haja cura conhecida para a celulite, há uma ampla gama de tratamentos disponíveis para pessoas preocupadas com sua aparência.

Cremes e Loções

Muitos cremes e loções afirmam reduzir a aparência da celulite.

Os ingredientes ativos desses produtos geralmente incluem cafeína, retinol e alguns compostos vegetais. Eles afirmam ajudar a melhorar a aparência da celulite ao:

  • Quebrando a gordura
  • Melhorando o fluxo sanguíneo
  • Melhorando a elasticidade da pele
  • Reduzindo a retenção de líquidos

No entanto, esses produtos não foram muito bem estudados e seus benefícios não são claros ().

Manipulação Manual

A manipulação manual envolve massagear a pele com uma pressão suave. Diz-se que isso ajuda a drenar o excesso de líquido e a reduzir o aparecimento de celulite ().

Acredita-se também que ele atue danificando suas células de gordura para que elas "se reconstruam", se realinhem e se tornem mais uniformemente distribuídas, fazendo sua pele parecer mais lisa.

Estudos observacionais descobriram que esta técnica pode ajudar a reduzir o aparecimento de celulite em curto prazo ().

Terapia de ondas acústicas

A terapia por ondas acústicas (AWT) envia ondas de choque de baixa energia através do tecido afetado pela celulite. Pensa-se que isso pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo, reduzir a retenção de líquidos e quebrar a gordura.

Alguns estudos descobriram que o AWT é eficaz na redução do aparecimento de celulite (,,).

No entanto, outros estudos não encontraram nenhum efeito e os resultados são mistos. Mais estudos são necessários para descobrir se AWT é um tratamento eficaz ().

Laser ou Light Therapies

Laser de alta potência ou dispositivos baseados em luz são usados ​​diretamente na pele em um procedimento não invasivo ou sob a pele em um procedimento mais invasivo.

Até agora, os tratamentos não invasivos não tiveram muito sucesso (,).

No entanto, estudos sobre terapia a laser invasiva descobriram que ela pode ajudar a melhorar a aparência da celulite (,,,,).

Acredita-se que a terapia de luz laser invasiva funcione derretendo células de gordura e parte do tecido conjuntivo que aperta a pele e a torna irregular. Também pode rejuvenescer a pele e aumentar a produção de colágeno.

No entanto, os estudos até agora são muito pequenos. Mais pesquisas são necessárias (,).

Tratamento de radiofrequência

O tratamento de radiofrequência envolve o aquecimento da pele por meio de ondas de rádio eletromagnéticas.

Como a terapia a laser, ele age estimulando a renovação da pele e a produção de colágeno, além de quebrar as células de gordura.

A intensidade do tratamento pode ser ajustada alterando a frequência das ondas de rádio. Muitas vezes, é usado em combinação com outras terapias, como massagem.

No geral, a maioria dos estudos que investigam os tratamentos de radiofrequência são de baixa qualidade e produzem resultados mistos ().

Por causa disso, atualmente não se sabe o quão eficaz este tratamento é, especialmente a longo prazo.

Outros Tratamentos

Existem muitos outros tratamentos que pretendem tratar e curar a celulite, incluindo:

  • Suplementos: Incluindo Ginkgo biloba, Centella asiatica e Melilotus officinalis.
  • Mesoterapia: Muitas pequenas injeções de vitaminas na pele.
  • Terapia de dióxido de carbono: Infundindo dióxido de carbono sob a pele.
  • Subcisão: Pequenas incisões para quebrar os pedaços de tecido conjuntivo que beliscam a pele.
  • Meias de compressão: Meias pressurizadas para ajudar na retenção de líquidos.
  • Injeções de colágeno: Injeção de colágeno nas áreas afetadas.

No entanto, a qualidade das evidências sobre esses tratamentos para celulite é geralmente muito baixa, tornando difícil saber o quão eficazes eles são ().

Resumo:

Existem muitos tratamentos diferentes disponíveis para a celulite. No entanto, os estudos que investigam a maioria deles são de baixa qualidade e pouco se sabe sobre seus efeitos a longo prazo.

Você pode se livrar da celulite?

Se você está preocupado com a celulite, alguns dos métodos discutidos acima podem melhorar sua aparência.

No entanto, não existe atualmente nenhum tratamento que tenha se mostrado eficaz para removê-lo em longo prazo.

No geral, pode não ser possível evitar completamente a celulite. No entanto, seguir uma dieta saudável, fazer exercícios e manter um peso saudável pode ajudar a mantê-lo sob controle.

Publicações Fascinantes

Adrenalina: tudo o que você deve saber

Adrenalina: tudo o que você deve saber

O que é adrenalina?A adrenalina, também chamada de epinefrina, é um hormônio liberado pela glândula upra-renai e algun neurônio.A glândula upra-renai etão loca...
Síndrome de pessoa rígida

Síndrome de pessoa rígida

A índrome da peoa rígida (P) é uma doença neurológica auto-imune. Como outro tipo de ditúrbio neurológico, o P afeta o cérebro e a medula epinhal (itema nervoo ...