Como o câncer de mama se espalha
Contente
- O que é câncer de mama?
- Quais são os estágios do câncer de mama?
- Estágio 0
- Estágio 1
- Estágio 2
- Estágio 3
- Etapa 4
- Como a propagação acontece?
- Onde o câncer de mama geralmente se espalha?
- Como a metástase é diagnosticada?
- Como a metástase é tratada?
- Falando com seu médico
Se você, um amigo ou um membro da família foi diagnosticado com câncer de mama, navegar por todas as informações disponíveis pode ser opressor.
Aqui está uma visão geral simples do câncer de mama e seus estágios, seguido por uma análise de como o câncer de mama se espalha, como é diagnosticado e como os médicos o tratam.
O que é câncer de mama?
O câncer de mama ocorre quando células cancerosas se formam no tecido mamário. É um dos tipos mais comuns de diagnóstico de câncer para mulheres nos Estados Unidos, perdendo apenas para o câncer de pele. Esta doença também pode afetar homens.
A detecção precoce ajudou no diagnóstico do câncer de mama e na melhoria das taxas de sobrevivência.
Os sintomas podem incluir:
- um caroço no seu peito
- secreção sangrenta de seus mamilos
- mudanças no tamanho, forma ou aparência de seus seios
- mudanças na cor ou textura da pele em seu peito
Manter-se atualizado com os autoexames e mamografias regulares pode ajudá-lo a perceber as alterações à medida que ocorrem. Se notar algum destes sintomas, informe o seu médico assim que possível.
Quais são os estágios do câncer de mama?
Seu médico identifica o estágio do câncer determinando:
- se o câncer é invasivo ou não invasivo
- o tamanho do tumor
- o número de linfonodos afetados
- a presença do câncer em outras partes do corpo
Seu médico poderá lhe dizer mais sobre sua perspectiva e opções de tratamento apropriadas, uma vez que o estágio seja determinado por meio de vários testes.
Os cinco estágios do câncer de mama são:
Estágio 0
No estágio 0, o câncer é considerado não invasivo. Existem dois tipos de câncer de mama em estágio 0:
- No carcinoma ductal in situ (DCIS), o câncer é encontrado dentro do revestimento dos dutos de leite, mas não se espalhou para outro tecido mamário.
- Enquanto carcinoma lobular in situ (LCIS) também é classificado como câncer de mama em estágio 0, não é realmente considerado câncer. Em vez disso, descreve células anormais que se formaram nos lóbulos da mama.
O câncer de mama em estágio 0 é altamente tratável.
Estágio 1
Nesse estágio, o câncer é considerado invasivo, mas localizado. O estágio 1 é dividido nas formas 1A e 1B:
- No estágio 1A, o câncer é menor que 2 centímetros (cm). Não se espalhou para os nódulos linfáticos circundantes.
- No estágio 1B, seu médico pode não encontrar um tumor em sua mama, mas os gânglios linfáticos podem ter pequenos agrupamentos de células cancerosas. Esses agrupamentos medem entre 0,2 e 2 milímetros (mm).
Assim como no estágio 0, o câncer de mama no estágio 1 é altamente tratável.
Estágio 2
O câncer é invasivo no estágio 2. Este estágio é dividido em 2A e 2B:
- No estágio 2A, você pode não ter tumor, mas o câncer se espalhou para os nódulos linfáticos. Alternativamente, o tumor pode ter menos de 2 cm de tamanho e envolver os gânglios linfáticos.Ou o tumor pode medir entre 2 e 5 cm, mas não envolve seus gânglios linfáticos.
- No estágio 2B, o tamanho do tumor é maior. Você pode ser diagnosticado com 2B se o seu tumor tiver entre 2 a 5 cm e se espalhar para quatro ou menos nódulos linfáticos. Caso contrário, o tumor pode ser maior que 5 cm sem disseminação de linfonodos.
Você pode precisar de um tratamento mais forte do que nos estágios anteriores. No entanto, as perspectivas ainda são boas no estágio 2.
Estágio 3
Seu câncer é considerado invasivo e avançado se atingir o estágio 3. Ele ainda não se espalhou para seus outros órgãos. Este estágio é dividido nos subconjuntos 3A, 3B e 3C:
- No estágio 3A, seu tumor pode ser menor que 2 cm, mas há entre quatro e nove linfonodos afetados. O tamanho do tumor neste estágio pode ser maior do que 5 cm e envolver pequenos acúmulos de células nos nódulos linfáticos. O câncer também pode ter se espalhado para os gânglios linfáticos da axila e do esterno.
- No estágio 3B, o tumor pode ser de qualquer tamanho. Nesse ponto, ele também se espalhou para o esterno ou pele e afeta até nove gânglios linfáticos.
- No estágio 3C, o câncer pode ter se espalhado para mais de 10 linfonodos, mesmo que nenhum tumor esteja presente. Os gânglios linfáticos afetados podem estar próximos à clavícula, axila ou esterno.
As opções de tratamento no estágio 3 incluem:
- mastectomia
- radiação
- terapia hormonal
- quimioterapia
Esses tratamentos também são oferecidos em estágios iniciais. Seu médico pode sugerir uma combinação de tratamentos para o melhor resultado.
Etapa 4
No estágio 4, o câncer de mama apresentou metástase. Em outras palavras, ele se espalhou para outras partes do corpo. Isso pode incluir um ou mais dos seguintes:
- cérebro
- ossos
- pulmões
- fígado
Seu médico pode tentar uma variedade de opções de tratamento, mas o câncer é considerado terminal neste estágio.
Como a propagação acontece?
O câncer pode se espalhar de várias maneiras pelo corpo.
- A invasão direta acontece quando o tumor se espalha para um órgão próximo do corpo. As células cancerosas criam raízes e começam a crescer nesta nova área.
- A disseminação linfangítica ocorre quando o câncer viaja pelo sistema linfático. O câncer de mama geralmente envolve os gânglios linfáticos próximos, portanto, o câncer pode entrar no sistema circulatório linfático e se espalhar por diferentes partes do corpo.
- A disseminação hematogênica se move quase da mesma maneira que a disseminação linfangítica, mas através dos vasos sanguíneos. As células cancerosas viajam pelo corpo e criam raízes em áreas e órgãos remotos.
Onde o câncer de mama geralmente se espalha?
Quando o câncer começa no tecido mamário, muitas vezes pode se espalhar para os gânglios linfáticos antes de afetar outras partes do corpo. O câncer de mama mais comumente se espalha para:
- ossos
- cérebro
- fígado
- pulmões
Como a metástase é diagnosticada?
Uma variedade de testes pode detectar a propagação do câncer. Esses testes normalmente não são realizados, a menos que seu médico pense que o câncer pode ter se espalhado.
Antes de solicitá-los, seu médico avaliará o tamanho do tumor, a disseminação dos linfonodos e os sintomas específicos que você está tendo.
Os testes mais comuns incluem:
- uma radiografia de tórax
- uma cintilografia óssea
- uma tomografia computadorizada
- uma ressonância magnética
- um ultrassom
- uma tomografia por emissão de pósitrons (PET)
O tipo de teste que você fará dependerá do seu histórico médico e dos sintomas. Por exemplo, se você ou seu médico suspeitar que o câncer pode ter se espalhado para o abdome, você pode fazer uma ultrassonografia.
As tomografias e ressonâncias magnéticas podem ajudar o médico a visualizar várias partes do corpo ao mesmo tempo. Um PET scan pode ser útil se o seu médico acha que o câncer pode ter se espalhado, mas não tem certeza de onde.
Todos esses testes são relativamente não invasivos e não devem exigir internação hospitalar. Você pode receber instruções especiais antes do teste.
Se você fizer uma tomografia computadorizada, por exemplo, pode precisar beber um agente de contraste oral para ajudar a delinear as diferentes características do seu corpo.
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em ligar para o escritório que realiza o teste para esclarecimentos.
Como a metástase é tratada?
O câncer de mama em estágio 4 não tem cura. Em vez disso, uma vez diagnosticado, o tratamento consiste em estender e melhorar sua qualidade de vida.
As principais formas de tratamento para o câncer de mama em estágio 4 incluem:
- quimioterapia
- radioterapia
- cirurgia
- terapia hormonal
- terapia direcionada
- testes clínicos
- controle da dor
O tratamento ou tratamentos que você tenta depende da propagação do seu câncer, seu histórico médico e suas escolhas pessoais. Nem todos os tratamentos são adequados para todos.
Falando com seu médico
A maneira como o câncer de mama se espalha depende de vários fatores e situações que são exclusivos do seu corpo e do seu câncer. Uma vez que o câncer se espalha para outros órgãos, não há cura.
Independentemente disso, o tratamento no estágio 4 pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida e até mesmo prolongar sua vida.
Seu médico é o seu melhor recurso para entender em qual estágio do câncer você se encontra e sugerir as melhores opções de tratamento disponíveis para você.
Se você notar um caroço ou outras alterações em seus seios, entre em contato com seu médico para marcar uma consulta.
Se você já foi diagnosticado com câncer de mama, informe ao seu médico se sentir dor, inchaço ou outros sintomas preocupantes.