Tenho mais de 80 pares de tênis, mas os uso quase todos os dias
Contente
Quando comecei a correr, há pouco mais de oito anos, eu estava usando um par de tênis New Balance que era quase um tamanho e meio menor. Adorei a aparência deles, achei que um ajuste "confortável" era bom para me apoiar e percebi que unhas dos pés pretas eram um distintivo de honra para qualquer pessoa que registrasse muitos quilômetros. Conforme o tempo passava e o número de corridas que eu participava anualmente aumentava, também aumentava minha ânsia por chutes mais adequados. (Além disso: eu queria manter minhas unhas dos pés.)
Pouco depois de completar minha primeira maratona, mudei de emprego e me tornei editor em tempo integral de uma marca de mídia de saúde e fitness, e então fui certificado como treinador e treinador de corrida. Conseqüentemente, eu estava testando tênis regularmente. Tênis de corrida de trilha. Tênis HIIT. Tênis CrossFit. Tênis para corrida. Você entendeu: muitos tênis. Dizer que já acumulei uma boa coleção até agora seria um grande eufemismo. No entanto, enquanto me preparo para minha sexta maratona, encontro-me alcançando exatamente o mesmo par seis dias em sete: o Asics Dynaflyte.
O tênis neutro estreou em 2016, e eu fiquei imediatamente viciado em como eles eram confortáveis. Oferecendo uma quantidade considerável de amortecimento para um tênis tão leve, o DynaFlyte - que teve algumas novas iterações desde que foi lançado - é o meu chinelo Cinderela para qualquer coisa abaixo de, digamos, 15 milhas.
Isso não quer dizer que os outros tênis da minha coleção não sejam bons para outras atividades. Também tenho favoritos da Nike (o Vomero, Epic React), Reebok (Flexweave, SpeedTR), APL (Phantom) e Brooks (Ghost). Mas há algo, para mim, sobre o DynaFlyte que parece Old Faithful. Eu sei que, sem dúvida, será uma corrida sem bolhas, sem desconforto e sem complicações.
Quando você está procurando sua melhor tênis de corrida, há muitas coisas a se levar em conta. Sugiro algumas coisas: pergunte a si mesmo, por quanto tempo estarei usando isso e para que tipo de treino? E, em que tipo de superfície vou correr? Se há uma coisa que eu imploro que você lembre, é que você deve priorizar as respostas a essas perguntas sobre a estética. Embora existam tênis especiais feitos para cada tipo de pé (as marcas fazem pronação, ou como seu pé interage com o solo durante sua passada, em consideração durante o processo de design), a decisão final deve ser baseada em como se sente em seu pé . (Relacionado: Os melhores calçados de ginástica para praticar todos os tipos de exercícios)
Não apenas pegue minha palavra para isso: a ciência concorda que o conforto reina supremo. Um estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, destacou que o conforto do tênis é fundamental para a prevenção de lesões. Os pesquisadores deram a mais de 900 corredores iniciantes calçados neutros para usar, independentemente de sua pronação ou supinação pessoal do pé, e os seguiram por um ano. Eles descobriram que os corredores enfrentavam o mesmo risco de lesões, independentemente do calçado. Tradução: se for bom para você, use-o - mesmo que o cara da loja diga que seu andar exige um tênis especialmente desenhado. Quando você se sente bem, você tem um desempenho ainda melhor.