O que é mais importante: flexibilidade ou mobilidade?
![MOBILIDADE - teoria e prática](https://i.ytimg.com/vi/4hNbSQb68LQ/hqdefault.jpg)
Contente
- Qual é a diferença entre flexibilidade e mobilidade?
- Flexibilidade ou mobilidade são mais importantes?
- Veja como você pode melhorar sua mobilidade.
- Revisão para
![](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/whats-more-important-flexibility-or-mobility.webp)
Mobilidade não é exatamente nova, mas está finalmente recebendo a atenção que merece, graças aos programas de mobilidade online (como RomWod, Movement Vault e MobilityWOD) e aulas de mobilidade em butiques de fitness como S10 na cidade de Nova York. Mas o que mobilidade ~ realmente ~ significa, e é a mesma coisa que flexibilidade?
Qual é a diferença entre flexibilidade e mobilidade?
Comecemos pelo princípio: Mobilidade não é sinônimo de flexibilidade. "As pessoas usam flexibilidade e mobilidade de forma intercambiável desde sempre, mas recentemente houve um esforço para separar os dois conceitos", disse o fisioterapeuta Grayson Wickham, C.S.C.S., fundador da Movement Vault, uma empresa de mobilidade e movimento. Isso porque, embora coloquialmente "mobilidade" e "flexibilidade" possam evocar a mesma ideia, são conceitos diferentes (embora conectados) que têm implicações diferentes para o seu condicionamento, diz ele.
Flexibilidade se refere à capacidade dos tecidos conjuntivos de se alongar temporariamente, diz Wickham. Por exemplo, se seus tecidos conjuntivos são como uma armadilha de dedo chinesa, a quantidade de material não muda realmente, você não pode fazer crescer, mas pode contraí-lo, diz a instrutora de mobilidade Gabrielle Morbitzer. Na verdade, é fisicamente impossível alongar um músculo, porque as pontas estão presas aos ossos em uma articulação, diz Wickham. (Saiba mais sobre o misterioso conceito de esculpir músculos longos e magros.)
Então, o que é exatamente mobilidade? Mobilidade é a capacidade de mover um músculo ou grupo de músculos por meio de uma amplitude de movimento na cavidade articular com controle, diz Wickham. E para mover um músculo com controle, você precisa de força.“A mobilidade é uma indicação de quão bem e eficientemente nos movemos”, diz Morbitzer. "Flexibilidade é uma parte da mobilidade, mas força, coordenação e consciência corporal também são elementos da mobilidade."
A maneira mais fácil de entender a diferença é pensar na flexibilidade como passiva e na mobilidade como ativa. Um alongamento passivo dos flexores do quadril, por exemplo, pode ajudar a aumentar a flexibilidade. Chutes nas nádegas ou joelhos altos aumentam a mobilidade desses músculos e articulações. (P.S. Aqui está o que fazer quando os flexores do quadril estão doloridos.)
Flexibilidade ou mobilidade são mais importantes?
A flexibilidade pode ajudar na mobilidade, mas a flexibilidade extrema não vai impulsionar seu desempenho de uma vez, diz Morbitzer. Amy Opielowski, treinadora mestre da CorePower Yoga, diz que é essa conexão entre os dois, mais o fato de que a mobilidade é importante para a prevenção de lesões e o desempenho no treino, que torna melhor focar na mobilidade geral em vez de somente flexibilidade. E sim, isso vale até para iogues que querem ser capazes de se dobrar em pretzels, acrescenta ela.
Além disso, há uma falta de pesquisas científicas para apoiar a noção de que a flexibilidade simples diminui o risco de lesões, diz Wickham. Uma revisão de cinco estudos publicados no Clinical Journal of Sports Medicine descobriram que o alongamento estático dessa forma não tinha correlação com a redução de lesões. Uma segunda revisão publicada em The British Medical Journal descobriram que o alongamento também não reduz a dor muscular nos dias seguintes ao exercício.
Os especialistas estão começando a perceber que é na verdade a mobilidade, não a flexibilidade, que diminui as lesões, aumenta a saúde das articulações e reduz a dor nas articulações, diz Wickham. Isso porque a mobilidade aborda todos os elementos que limitam o movimento e o desempenho. “Esteja você entrando no cão para baixo ou fazendo um agachamento acima da cabeça, você precisa ser capaz de controlar as articulações e a amplitude de movimento para realizar um movimento - isso é mobilidade”, diz ele.
Seu corpo irá compensar naturalmente a falta de mobilidade, que normalmente se manifesta como má forma que não apenas limitará o desempenho, mas pode levar a lesões, diz Morbitzer. "Como instrutor, um objetivo comum que ouço de atletas que se sentem limitados por seus movimentos é que eles querem ficar mais flexíveis, mas 98 por cento das vezes, o que eles realmente querem dizer é que querem melhorar sua mobilidade." Por exemplo, se você não consegue tocar os dedos dos pés, provavelmente presumiria que os tendões da coxa contraídos são os culpados, mas também é provável que você não tenha mobilidade nos quadris.
Veja como você pode melhorar sua mobilidade.
Boas notícias: você provavelmente já está usando algumas ótimas ferramentas de mobilidade para se recuperar de treinos difíceis. Coisas como rolos de espuma ou bolas de lacrosse são ótimas liberações miofasciais para adicionar à sua caixa de ferramentas de mobilidade. (Nunca usei um rolo de espuma antes? Veja como fazer um rolo de espuma.) É certo que pode ser um pouco torturante no início, mas pesquisas publicadas no Journal of Strength and Conditioning Research descobriram que a aplicação de ácido láctico pode fazer maravilhas para músculos tensos, quebrando o tecido da cicatriz e melhorando a circulação. (Você sabia que rolar a espuma regularmente também pode melhorar a flexibilidade e o equilíbrio dos isquiotibiais, diminuir a fadiga do exercício e reduzir a probabilidade de ficar dolorido? Mais aqui: Você deve rolar a espuma quando estiver dolorido?)
Conectar a respiração com o movimento também tem um grande efeito na eficiência de seus movimentos. Pratique optando por fluxos de ioga que incorporam trabalho de respiração, diz Opielowski. A respiração lenta e controlada pode aumentar a resposta parassimpática, ajudando a relaxar o corpo e reduzir a tensão geral, diz ela. (Se você não tiver tempo para uma aula de ioga, tente estes exercícios de respiração.)
Você também pode experimentar aulas específicas para mobilidade, como as oferecidas por meio do Wickham's Movement Vault, que estão surgindo em todo o país, bem como streaming online. Seja por meio de alongamento dinâmico, aquecimento ou relaxamento, o mais importante para melhorar a mobilidade é fazer um pouco todos os dias, diz Wickham.
Interessado em melhorar sua flexibilidade também? Experimente esta rotina de alongamento em casa de Vanessa Chu, cofundadora da Stretch * d.