Quanto sangue você perde no seu período?
Contente
- Existe uma quantidade média?
- Como você pode dizer o quanto está realmente sangrando?
- Se você usa copos menstruais
- Se você usar absorventes internos, absorventes ou roupas íntimas de época
- Se você deseja calcular o conteúdo real de sangue
- O que causa sangramento intenso?
- Dispositivo intra-uterino (DIU)
- Síndrome do ovário policístico (SOP)
- Endometriose
- Doença inflamatória pélvica (DIP)
- Miomas
- Pólipos
- Adenomiose
- Hipotireoidismo
- Distúrbios hemorrágicos
- Certos medicamentos
- Experimente o seguinte: 5 dicas para aliviar os sintomas
- Manter um registo
- Tome ibuprofeno
- Use uma compressa
- Beber água
- Coma alimentos ricos em ferro
- Quando consultar seu médico
Existe uma quantidade média?
É amplamente aceito que a pessoa média perde entre 30 e 40 mililitros, ou duas a três colheres de sopa de sangue durante a menstruação. Mas algumas pesquisas sugerem que esse número pode realmente estar mais próximo de 60 mililitros, ou cerca de 4 colheres de sopa.
O período de perda de sangue "normal" é amplo, portanto, algumas pessoas podem ter períodos mais leves ou mais pesados do que o que é considerado médio. Se você não tiver cólicas severas, náusea ou outros efeitos colaterais, sua quantidade individual de perda de sangue provavelmente será normal.
Se você quiser descobrir onde você cai no espectro menstrual, continue a ler. Orientaremos você sobre como calcular sua perda mensal de sangue, sintomas a serem observados e quando consultar seu médico.
Como você pode dizer o quanto está realmente sangrando?
Você expele mais do que apenas sangue durante a menstruação. Seu fluido menstrual também contém uma mistura de muco e tecidos uterinos, que podem adicionar volume à sua perda total de líquidos. É isso que torna difícil medir a perda de sangue.
Mas é definitivamente possível. Os produtos de higiene que você usa podem ajudá-lo a obter uma estimativa aproximada do seu fluxo geral. E se você deseja uma conta precisa da perda pura de sangue, a matemática está do seu lado.
Se você usa copos menstruais
Uma das maneiras mais fáceis de medir a perda de líquidos é com um copo menstrual. Você não precisa lidar com problemas de absorção. Alguns copos incluem marcações de volume para facilitar a leitura.
Dependendo da marca e do tipo, seus copos menstruais podem conter de 30 a 60 mililitros por vez. Se o seu copo não tiver marcas de volume, você pode pesquisar no site do fabricante para saber mais.
Na hora de esvaziar sua xícara, observe a quantidade de líquido que ela contém. Você pode gravar isso como uma nota no seu telefone ou manter um registro. Esvazie, lave e reinsira como de costume.
Continue atualizando seu log pelos próximos três ou quatro períodos. Isso deve fornecer dados suficientes para determinar sua perda menstrual média por dia e por semana.
Você pode achar que toda a sua perda de período é superior a 60 mililitros. Isso porque tecido, muco e revestimento uterino aumentam o volume do seu fluxo.
Se você usar absorventes internos, absorventes ou roupas íntimas de época
É um pouco mais difícil medir a perda menstrual total quando você usa absorventes, absorventes ou roupas íntimas menstruais, mas isso pode ser feito.
Primeiro, leve em consideração a capacidade totalmente encharcada do item. Tampões regulares, por exemplo, retêm 5 mililitros de líquido. Super tampões têm o dobro disso.
Se você perder 60 mililitros durante o período, poderá tomar de 6 a 12 tampões, dependendo do tamanho que usar. Se você perder metade disso, provavelmente usará menos.
Você pode manter um registro para ajudá-lo a ter uma idéia melhor do quanto está perdendo. Você deve observar:
- qual produto você está usando e seu tamanho
- quantas vezes você tem que mudar isso
- quão cheio é quando você o muda
O registro dessas informações nos próximos três ou quatro períodos fornecerá dados suficientes para calcular uma estimativa razoável.
Se você puder ajudá-lo, evite encharcar completamente um produto absorvente. Empurrar um tampão ou outro produto para o limite pode resultar em vazamento ou outros efeitos colaterais indesejados. A regra geral é trocar tampões, absorventes e roupas íntimas a cada quatro horas.
Se você deseja calcular o conteúdo real de sangue
Primeiro, é importante entender um elemento muito importante do fluxo menstrual: você não está apenas perdendo sangue.
Um estudo descobriu que um fluxo de período é de 36% de sangue e 64% de outros elementos, como:
- tecido
- revestimento uterino
- muco
- coágulos de sangue
Com isso em mente, você pode multiplicar sua perda total por 0,36 para determinar a quantidade aproximada de sangue que perdeu. Subtrair esse valor da sua perda total fornecerá a quantidade de outros materiais.
Por exemplo, se você coletar 120 mililitros de líquido menstrual, multiplique por 0,36 para obter uma perda total de 43,2 mililitros no sangue. Isso está dentro da faixa "normal" de 30 a 60 mililitros.
Se você subtrair 43,2 mililitros de 120 mililitros, verá que seu fluxo menstrual continha 76,8 mililitros de outros componentes.
Quando o sangramento é considerado pesado? | Quando o sangramento é considerado pesado?
Algumas diretrizes dizem que um período é "pesado" quando você perde 60 mililitros de sangue; outros colocam o número mais alto, perto de 80 mililitros.
Sangramento intenso ou menorragia nem sempre é motivo de preocupação. O tratamento normalmente não é necessário, a menos que esteja interferindo na sua vida diária ou se você estiver com outros sintomas.
Consulte o seu médico se você:
- absorva um ou mais tampões, almofadas ou xícaras por hora por várias horas
- precisa usar proteção dupla, como um absorvente interno e um absorvente, para evitar vazamentos
- sangrar por mais de sete dias
- coágulos sanguíneos maiores que um quarto
- tem que restringir as atividades diárias por causa do seu período
- experiência, fadiga, falta de ar ou outros sinais de anemia
O que causa sangramento intenso?
Se o seu fluxo menstrual for consistentemente intenso, pode ser um sinal de uma condição subjacente ou o resultado de um medicamento que você está tomando. Você normalmente experimenta outros sintomas, além de sangramento intenso. Aqui está o que prestar atenção.
Dispositivo intra-uterino (DIU)
Um DIU é um contraceptivo implantável. Você pode sentir sangramento intenso, cãibras e dores nas costas nos primeiros dois dias após a inserção. Seu período mensal pode ser mais pesado, mais longo ou irregular nos primeiros 6 meses.
Síndrome do ovário policístico (SOP)
SOP é uma condição hormonal comum. Isso afeta o funcionamento dos ovários e pode causar ganho de peso, períodos irregulares e crescimento indesejado de pêlos no rosto, no peito, nos braços, nas costas e no abdômen.
Endometriose
A endometriose ocorre quando o tecido que normalmente cresce dentro do útero começa a crescer fora do útero. Isso pode causar sangramento entre os períodos, dor pélvica geral e dor durante o sexo.
Doença inflamatória pélvica (DIP)
PID é uma infecção no útero, trompas de falópio ou ovários. Pode causar sangramento irregular durante ou entre períodos, dor abdominal intensa e micção dolorosa.
Miomas
Esses tumores não cancerosos se desenvolvem nos músculos do seu útero. Eles também podem causar dor na região lombar e no abdome, dificuldade em esvaziar a bexiga e constipação.
Pólipos
Como os miomas, os pólipos são crescimentos não cancerosos que se desenvolvem no revestimento do útero ou do colo do útero. Eles impedem a contração dos músculos uterinos, o que evita que o revestimento uterino se desprenda adequadamente. Isso pode levar a sangramentos entre períodos, períodos mais curtos ou mais longos e outras irregularidades menstruais.
Adenomiose
Em pessoas com adenomiose, o tecido uterino se incorpora às paredes uterinas, em vez de diminuir com o fluxo menstrual. Além de períodos prolongados e pesados, isso pode causar grandes coágulos sanguíneos, dor pélvica geral e dor durante o sexo.
Hipotireoidismo
Se sua tireoide estiver sub-ativa, ela não produzirá hormônios suficientes para regular adequadamente todas as funções do seu corpo. Isso pode afetar a menstruação, bem como causar ganho de peso inexplicável e sensibilidade à temperatura.
Distúrbios hemorrágicos
Os distúrbios hemorrágicos podem impedir a coagulação do sangue. Isso pode levar a menstruação intensa, sangramento intenso após cortes ou arranhões, sangramento nasal inexplicável e hematomas freqüentes.
Certos medicamentos
Medicamentos anticoagulantes também previnem coágulos sanguíneos. Isso pode levar a contusões fáceis, sangramento nas gengivas e fezes pretas ou com sangue. O mesmo vale para medicamentos de quimioterapia.
Experimente o seguinte: 5 dicas para aliviar os sintomas
Ao lidar com sintomas irregulares, você pode achar útil:
Manter um registo
Se você suspeitar que está sangrando mais do que deveria, acompanhe seu período por alguns meses. Você pode usar um aplicativo rastreador de período ou manter um registro. Observe quando seu período começa e termina, com que frequência você muda sua xícara ou produto absorvente e se está sentindo outros sintomas.
Tome ibuprofeno
O ibuprofeno (Advil, Motrin) contém um ingrediente que pode ajudar a diminuir o fluxo sanguíneo, além de aliviar as cólicas.
Use uma compressa
Você também pode aliviar os músculos com cólicas aplicando uma almofada de aquecimento ou sentando-se em um banho quente.
Beber água
Não importa se o seu fluxo é leve ou acima da média - você ainda está perdendo líquido. Manter-se hidratado pode ajudar a aliviar e prevenir sintomas como náusea e tontura.
Coma alimentos ricos em ferro
A perda intensa de sangue pode levar à deficiência de ferro, o que pode deixar você cansado e letárgico. Para ajudar a restaurar seus níveis e aliviar os sintomas antes e durante o período, tente comer alimentos ricos em ferro, como:
- ovos
- carne
- peixe
- tofu
- nozes
- sementes
- grãos integrais
Quando consultar seu médico
Os períodos podem mudar de mês para mês. Seu período pode ser intenso em um mês e leve no próximo por nenhum outro motivo, a não ser que seja assim que seu corpo funciona.
Se você estiver sentindo novos sintomas ou acha que sua menstruação é extraordinariamente pesada, consulte seu médico. Se nada mais, seu médico pode garantir que seu período é realmente normal.
Se eles suspeitarem de uma causa subjacente, trabalharão com você para diagnosticar seus sintomas e desenvolver um plano de tratamento adaptado às suas necessidades.