Exatamente como lavar o cabelo para evitar quebras
Contente
Se o seu processo de compra de produtos para o cabelo envolve entrar cegamente na farmácia, comprar qualquer shampoo que atenda às suas preferências de preço e embalagem e esperar pelo melhor ... bem, você está fazendo isso errado. E o mais importante, pode estar causando quebra.
De acordo com um novo relatório dos dermatologistas da Johns Hopkins, lavar o cabelo corretamente é uma das maneiras mais importantes de tratar a tricorrexe nodosa adquirida (também conhecida como TN) - uma causa comum de queda e quebra de cabelo. Com o relatório, configure para publicar no Journal of Dermatological Treatment, os pesquisadores esperam que possam ajudar os derms a aconselhar melhor os pacientes quando se trata de cuidados com os cabelos saudáveis, e há alguns pontos importantes que você deve começar a implementar em suas estatísticas de rotina. (Para mais informações, consulte: 8 maneiras de lavar o cabelo de maneira errada.)
Etapa 1: Escolha o shampoo certo com os surfactantes (ingredientes ativos na maioria dos shampoos) mais adequados para você. Existem três tipos de surfactantes a serem observados ao selecionar um shampoo: aniônico, anfotérico e não iônico. Os surfactantes aniônicos são melhores para quem tem cabelos oleosos, pois são eficazes na limpeza do cabelo, mas devem ser evitados se você tiver cabelos danificados ou tingidos, pois podem deixar os fios secos e com tendência a quebrar. (Quanto ao que procurar no frasco, os aniônicos mais comumente usados são lauril sulfato de sódio e lauril sulfato de sódio, também conhecido como SLS e SLES.) Os dermos recomendam a opção por surfactantes não iônicos ou anfotéricos para aqueles com cabelo preto natural ou seco , cabelos danificados ou com coloração, uma vez que esses shampoos são mais suaves e menos propensos a tirar a umidade do cabelo. (Procure por "coca" como em cocamidopropil betaína ou óxido de cocamidopropilamina. Sabemos - muito bem!)
Outra obrigação é lavar o cabelo na freqüência ~ certa ~ para o seu tipo de cabelo. "Pacientes com cabelos secos, danificados ou muito encaracolados devem limitar sua lavagem a não mais do que uma vez por semana. Aqueles com cabelos lisos, no entanto, podem fazer xampu diariamente", disse Crystal Aguh, médica, professora assistente de dermatologia da Johns Hopkins no comunicado . Isso porque o sebo tem mais dificuldade em revestir os fios se você tiver cachos apertados, em comparação com os fios retos, que podem ser facilmente revestidos, fazendo com que o cabelo pareça oleoso. (Como uma garota com fios retos: Graças aos céus pelo shampoo seco.)
Resumindo: como e quando você limpa seu cabelo é muito importante para um regime capilar saudável, e não lavá-lo o suficiente pode levar ao acúmulo de resíduos de seus produtos, o que pode causar problemas como dermatite seborreica e irritante (vermelhidão, coceira, escamosa, erupção cutânea no couro cabeludo), diz ela. (Algo para se manter em mente durante as férias de fim de ano, quando você está propenso a entrar em um hiato de shampoo!)
Obviamente, condicionar o cabelo também é crucial, pois ajuda a, pelo menos temporariamente, consertar qualquer dano à haste do cabelo. Mas se você deve usar uma versão enxágue, profunda ou sem enxágue, depende da extensão do dano. Para cabelos mais danificados, os derms recomendam o uso de um condicionador leave-in diariamente para proteger contra danos ao penteado, e um condicionador profundo contendo proteínas para ajudar a tratar a quebra e aumentar a umidade. Apenas certifique-se de aplicar apenas mensalmente ou bimestralmente para evitar fragilidade. (Aqui, os melhores produtos para o cabelo para abraçar seus bloqueios naturais.)
Quanto a todos os seus óleos favoritos, é seguro mantê-los em seu arsenal, mas certifique-se de aplicá-los corretamente. Para minimizar a quebra e tratar ou prevenir TN, os pesquisadores recomendam aplicar óleo de coco aos fios antes você shampoo e depois novamente após a lavagem. Eles sugerem o método de "molhar e esfregar" para aumentar a retenção de umidade do cabelo: depois de lavar e condicionar o cabelo normalmente, seque levemente com uma toalha, aplique um condicionador sem enxágue à base de água e, em seguida, imediatamente aplique óleo de coco, oliva ou jojoba e deixe o cabelo secar antes de pentear.
Os pesquisadores também descobriram que ferramentas de modelagem térmica, como chapinhas e secadores de cabelo, e processamento químico - seja por meio de coloração do cabelo ou tratamentos de alisamento permanente - são todos fatores de risco para TN, uma vez que danificam a cutícula do cabelo (a camada externa protetora da haste do cabelo ), alterando a estrutura do cabelo e levando a pontos fracos que podem se quebrar. (Estas ferramentas quentes e saudáveis e dicas de estilo podem ajudar.)
Confira o útil infográfico abaixo para obter mais dicas sobre como escolher os produtos certos para você.