Autor: Judy Howell
Data De Criação: 4 Julho 2021
Data De Atualização: 9 Fevereiro 2025
Anonim
Química | ENEM - Radioatividade | CURSO GRATUITO COMPLETO | CURSO GRATUITO COMPLETO
Vídeo: Química | ENEM - Radioatividade | CURSO GRATUITO COMPLETO | CURSO GRATUITO COMPLETO

Contente

Se você tomou muitas xícaras de café e se sente nervoso, pode se perguntar se há uma maneira de liberar o excesso de cafeína do seu sistema.

A cafeína é um estimulante natural com o qual milhões de pessoas confiam todos os dias. No entanto, consumir muito dele pode causar efeitos colaterais como dificuldade para dormir, aumento da freqüência cardíaca, nervosismo e tremores (1, 2).

Este artigo explica se você pode liberar cafeína e fornece dicas para reduzir o nervosismo e outros efeitos desconfortáveis.

Como reduzir os efeitos da cafeína

Sabe-se que os efeitos da cafeína duram várias horas - e você pode ter um tremor mais forte se ingerir muito café, refrigerante, bebida energética ou alguma outra bebida com cafeína (3).


De fato, depois que ele entra no seu corpo, não há muito o que fazer para liberar a cafeína. A única maneira de se livrar disso é esperar que ela se liberte naturalmente.

No entanto, você pode tomar algumas medidas para minimizar seus efeitos colaterais.

Pare de cafeinar assim que notar efeitos adversos

Se você sentir sintomas desconfortáveis, como tremores, pare de consumir cafeína imediatamente. Alimentos e bebidas com cafeína incluem café, chá, bebidas energéticas, refrigerantes, chocolate amargo e alguns sorvetes e sobremesas.

O café descafeinado é uma boa opção se você ainda deseja aproveitar os benefícios sabor e saúde do café. Ainda assim, contém quantidades muito baixas de cafeína, de 2 a 7 mg por xícara (240 mL) (4, 5).

Além disso, preste atenção aos medicamentos, suplementos e produtos de cuidados pessoais que podem abrigar cafeína. Por exemplo, analgésicos de venda livre, como a aspirina (ácido acetilsalicílico), podem levar de 40 a 60 mg em um único comprimido (6).


Finalmente, certas fórmulas que aumentam o desempenho, como suplementos pré-treino, podem ter grandes quantidades de cafeína, com até 250 mg em apenas 2 colheres de chá (10 gramas).

Espere

Os efeitos estimulantes da cafeína são geralmente perceptíveis nos primeiros 45 minutos após a ingestão e podem durar de 3 a 5 horas (3).

Além disso, a cafeína pode levar até 10 horas para limpar completamente seu sistema (3).

Se você está preocupado com o sono, é melhor parar de consumir cafeína 6 a 8 horas antes de dormir.

Fique hidratado

A água potável é importante para se manter hidratado durante o dia.

Embora existam pesquisas limitadas, muitos relatos anedóticos afirmam que a água potável ajuda a aliviar o nervosismo induzido pela cafeína. Isso pode ocorrer porque a desidratação pode piorar os sintomas.

Portanto, pode ajudar a aumentar a ingestão de água enquanto você espera que a cafeína saia do seu sistema.


Além disso, se você não está acostumado à cafeína, ele pode atuar como um diurético leve e levar ao aumento da micção e fezes mais frequentes. Embora isso seja raro para quem consome cafeína regularmente de café ou chá, a hidratação pode ajudar a reduzir alguns desses efeitos (7, 8).

Outras dicas

Aqui estão outras dicas úteis para ajudar a aliviar os efeitos colaterais da cafeína (1, 9, 10, 11):

  • Mexa-se. Faça uma caminhada leve para aliviar a ansiedade e o nervosismo.
  • Pratique a respiração profunda. Se você estiver ansioso, respire fundo e devagar por 5 minutos. Como alternativa, pratique meditação para acalmar a mente e o sistema nervoso.
  • Coma alimentos ricos em fibras. Comer pode retardar a liberação de cafeína na corrente sanguínea. Opte por alimentos ricos em fibras e de digestão lenta, como grãos integrais, feijões, lentilhas, vegetais ricos em amido, nozes e sementes.
  • Tome L-teanina. Embora não contrarie os efeitos estimulantes da cafeína, este suplemento de aminoácidos pode ajudar a aliviar a ansiedade e reduzir a pressão sanguínea. Certifique-se de falar com seu profissional de saúde antes de tomá-lo.
resumo

Quando a cafeína está no seu sistema, é difícil se livrar. Evitar a cafeína, manter-se hidratado e aguardar são as melhores opções para reduzir seus efeitos.

Quanto é muito?

A maioria das pessoas pode consumir com segurança 400 mg de cafeína por dia - o equivalente a cerca de 4 xícaras (945 mL) de café (12).

No entanto, a tolerância à cafeína varia de acordo com a idade, genética, peso e a capacidade do fígado de processar cafeína. Além disso, certos medicamentos, como contraceptivos orais e medicamentos para o coração, podem aumentar o tempo de circulação da cafeína em seu corpo (13).

As gestantes devem limitar-se a 200 mg por dia, pois a ingestão excessiva de cafeína pode aumentar o risco de nascimento prematuro, aborto espontâneo e baixo peso ao nascer (14).

As crianças devem evitar a cafeína devido aos riscos de desenvolvimento, e os adolescentes devem limitar sua ingestão (15, 16).

resumo

A maioria das pessoas pode tolerar até 400 mg de cafeína por dia ou cerca de 4 xícaras (945 mL) de café - embora mulheres grávidas, crianças e adolescentes devam limitar sua ingestão.

Riscos de ingestão excessiva de cafeína

Embora a cafeína seja reconhecida como segura, todo mundo a tolera de maneira diferente.

É importante prestar atenção a quaisquer efeitos colaterais indesejados, incluindo dores de cabeça, nervosismo, dificuldade em dormir e aumento da frequência cardíaca. Se você tiver algum destes sintomas, reduza sua ingestão.

Embora rara, a overdose de cafeína pode ocorrer e é quase sempre devido ao consumo excessivo de bebidas energéticas e injeções de energia. Os sintomas incluem (17):

  • dor no peito
  • febre
  • arritmia cardíaca
  • desidratação grave
  • Problemas respiratórios
  • movimento muscular incontrolável
  • vômito

Se você sentir algum destes sintomas após consumir muita cafeína, procure atendimento médico imediatamente.

resumo

Os efeitos colaterais comuns da cafeína incluem dores de cabeça, nervosismo e batimentos cardíacos acelerados. Reduza sua ingestão se tiver sintomas indesejados. Se os sintomas piorarem ou continuarem, procure atendimento médico.

A linha inferior

A cafeína é uma maneira eficaz e natural de aumentar seus níveis de energia, mas muitas pessoas acham que consumiram demais e querem liberá-la do corpo.

Os efeitos colaterais da ingestão excessiva de cafeína incluem dificuldade para dormir, nervosismo, tremores e aumento da freqüência cardíaca.

Além de esperar e evitar cafeína, não há remédio caseiro eficaz para limpar a cafeína do seu sistema. Mesmo assim, você pode reduzir seus efeitos colaterais mantendo-se hidratado, dando um passeio e comendo alimentos ricos em fibras.

A maioria das pessoas pode tolerar com segurança 400 mg de cafeína por dia - cerca de 4 xícaras (945 mL) de café - embora seus limites pessoais possam variar. Certifique-se de ouvir o seu corpo e consumir apenas o que se sente confortável.

Nós Aconselhamos Você A Ver

The MS Hug: O que é isso? Como é tratado?

The MS Hug: O que é isso? Como é tratado?

O que é M?A ecleroe múltipla (EM) é uma doença crônica e impreviível do itema nervoo central. Acredita-e que a EM eja uma doença auto-imune na qual o corpo ataca a ...
Infecções na gravidez: hepatite A

Infecções na gravidez: hepatite A

O que é hepatite A?A hepatite A é uma doença hepática altamente contagioa cauada pelo víru da hepatite A (HAV). No entanto, ao contrário da hepatite B e C, não caua...