Tipos de calcificações e o que você pode fazer por eles
Contente
- Cálcio em mais do que seus ossos
- Sintomas e tratamentos para ossificação do tendão de Aquiles
- Tratamentos ATO
- Sintomas e tratamentos para calcinose cutânea
- Causas da calcinose cutânea
- Tratamentos de calcinose cutânea
- Diagnosticando calcinose cutânea
- Sintomas e tratamentos para tendinite calcificada
- Sintomas de tendinite calcificada
- Tratamentos de tendinite calcificada
- Sintomas e tratamento da calcificação da mama
- Diagnosticando a calcificação mamária
- Tipos de biópsia
- Tratamento de calcificação mamária
- Sintomas e tratamentos de calcificação cardiovascular
- Tratamentos de calcificação cardiovascular
- Sintomas e tratamentos da pedra nos rins
- Diagnosticando pedras nos rins
- Tratamento de pedras nos rins
- O que é dermatomiosite?
- Avisos sobre dimetilsulfóxido
- Perguntas e Respostas
- Q:
- UMA:
- A linha inferior
Cálcio em mais do que seus ossos
O cálcio é o mineral mais abundante em seu corpo e está sempre presente na corrente sanguínea. É crucial para a saúde dos músculos, sistema nervoso, circulação sanguínea e digestão. Mas depósitos indesejados de cálcio nos tecidos moles podem ser dolorosos e podem ser um sinal de uma condição subjacente.
Algumas pessoas tentam mudanças na dieta ou no estilo de vida para tratar seus sintomas. Outros tentam suplementos que eles esperam que dissolvam diretamente os depósitos de cálcio. Existem muito poucos estudos apoiando a eficácia dos suplementos.
Para ajudá-lo a fazer suas próprias escolhas, continue lendo para descobrir os tipos comuns de depósitos de cálcio em seu corpo e seus possíveis tratamentos.
Sintomas e tratamentos para ossificação do tendão de Aquiles
A ossificação do tendão de Aquiles (ATO) é uma condição rara na qual o cálcio se acumula no tendão que liga o calcanhar à perna. Dor e inchaço no calcanhar e na articulação do tornozelo são os principais sintomas, juntamente com uma protuberância perto do calcanhar. Pode ocorrer em um ou nos dois lados.
Embora a causa da ATO seja desconhecida, o trauma resultante de cirurgia ou lesão pode ser um fator contribuinte importante. Doenças sistêmicas, síndrome metabólica e infecção também podem contribuir. Um relato de caso sugere que pode haver um link hereditário.
Tratamentos ATO
Se a dor for intensa ou se houver uma fratura no tendão, seu médico poderá recomendar a cirurgia.
O objetivo da cirurgia para a ATO é remover a porção do tendão onde ocorreu o acúmulo de cálcio (ossificação), preservando sua função. Isso pode exigir reconstrução do tendão.
Um relatório recente descreve um caso em que a matriz regenerativa dérmica, um material feito para a cicatrização de tecidos, foi usado para ajudar a regenerar o tendão de Aquiles de uma pessoa. Após o procedimento, essa pessoa usava gesso em torno do pé e tornozelo por seis semanas, com alterações a cada duas semanas.
Eles foram autorizados a usar um andador de perna para suportar parcialmente o peso da perna. Dentro de 14 semanas, eles voltaram a andar sem a ajuda de um caminhante.
Sintomas e tratamentos para calcinose cutânea
A calcinose cutânea é o depósito de cálcio sob a pele, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo. Uma forma rara pode ocorrer na face ou parte superior do corpo após um caso de acne.
Os depósitos geralmente aparecem como inchaços esbranquiçados na superfície da pele. Eles podem não ter outros sintomas ou podem ficar macios e descarregar um material cremoso da cor do giz que é principalmente cálcio.
Causas da calcinose cutânea
As causas da calcinose cutânea são divididas em quatro tipos principais:
- Calcinose cutânea distrófica refere-se a depósitos de cálcio que resultam de trauma, acne, varizes, infecções e doenças do tecido conjuntivo.
- Calcinose cutânea metastática pode ser causada por tireóide hiperativa, câncer interno, doença óssea destrutiva, ingestão excessiva de vitamina D, sarcoidose e insuficiência renal crônica.
- Calcinose iatrogênica é o nome dos depósitos de cálcio resultantes de um procedimento médico, como injeções de cálcio ou bastões repetidos no calcanhar (picando o calcanhar para tirar sangue) com os recém-nascidos.
- Calcinose idiopática é o nome dado quando não há causa conhecida para a doença. Geralmente é localizado em uma área.
Tratamentos de calcinose cutânea
O tratamento da calcinose cutânea depende da identificação da causa subjacente. Depois que a causa subjacente for abordada, seu médico poderá usar medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas. Estes podem incluir corticosteróides (cortisona), suplementos de magnésio e antiácidos de alumínio, embora estes sejam geralmente de benefício limitado.
O seu médico pode recomendar a remoção cirúrgica da calcinose se ela se infectar repetidamente, for muito dolorosa ou restringir o movimento.
O seu médico pode encaminhá-lo a outros especialistas, incluindo um nefrologista (especialista em rim), reumatologista (especialista em músculo-esquelético) ou hematologista (especialista em sangue).
Saiba mais sobre tratamentos convencionais e alternativos para calcinose cutânea.
Diagnosticando calcinose cutânea
Como a calcinose cutânea é geralmente um sintoma de alguma outra condição, seu médico fará um histórico médico e realizará testes para tentar determinar o que é isso. Eles enviarão amostras de sangue para um laboratório para testes que podem descobrir anormalidades no seu metabolismo que podem estar produzindo o excesso de cálcio.
O seu médico pode realizar uma biópsia para confirmar o diagnóstico de calcinose cutânea. Em uma biópsia, eles administram um anestésico e removem uma pequena porção da pele e do tecido abaixo dela.
Nos raros casos em que o depósito de cálcio está no rosto, seu médico tentará determinar se você já teve acne.
Se as cicatrizes da acne estiverem visíveis, seu médico poderá realizar uma biópsia por punção para examinar a pele abaixo da camada superficial quanto à presença de cálcio. Uma razão para o teste é descartar a doença do tecido conjuntivo, que é mais grave que um depósito de cálcio.
Uma biópsia por punção é feita no consultório ou clínica de um médico usando um pequeno tubo de metal com bordas afiadas. Após a área ser anestesiada e congelada para eliminar a dor, seu médico usará o tubo para remover as camadas inferiores do tecido da pele. Em alguns casos, são necessários um ou dois pontos para fechar a ferida. O procedimento leva 15 minutos.
Sintomas e tratamentos para tendinite calcificada
Tendinite calcificada é o acúmulo indesejado de depósitos de cálcio nos músculos ou tendões. Embora isso possa acontecer em qualquer parte do corpo, é mais comum no manguito rotador do ombro. Essa condição também pode ser descrita como depósitos de cálcio no ombro.
Sintomas de tendinite calcificada
O principal sintoma é dor severa, às vezes incapacitante. Pode ocorrer sem qualquer causa aparente, especialmente pela manhã. Pode ser acompanhada de rigidez e ombro congelado.
Entre as possíveis causas dessa condição estão predisposição genética, atividade anormal da tireóide e diabetes.
Tratamentos de tendinite calcificada
A maioria dos casos de tendinite calcificada pode ser tratada sem cirurgia. O seu médico pode recomendar um curso de fisioterapia e analgésicos de venda livre (OTC). Se a dor e o inchaço forem mais graves, eles podem sugerir uma injeção de corticosteróide (cortisona) no consultório.
Outros procedimentos não cirúrgicos incluem:
- Terapia extracorpórea por ondas de choque (EWST). O seu médico usa um dispositivo portátil para fornecer pequenos choques mecânicos no seu ombro. Este tratamento pode ser repetido uma vez por semana durante três semanas.
- Terapia por ondas de choque radial (RSWT). Isso é semelhante ao EWST. O seu médico usa um dispositivo portátil para fornecer choques mecânicos de energia média.
- Ultra-som terapêutico. O seu médico usa um pequeno dispositivo para direcionar uma onda sonora de alta frequência para ajudar a quebrar o depósito de cálcio no seu ombro.
- Agulhas percutâneas. Após a anestesia local, seu médico usa uma agulha guiada por ultrassom para remover manualmente o depósito de cálcio sob a pele.
Se a cirurgia for necessária, há duas opções:
- No cirurgia aberta, seu médico usa um bisturi para remover manualmente o depósito de cálcio no ombro.
- No cirurgia artroscópica, seu médico faz uma pequena incisão e insere uma câmera. A câmera ajuda a guiar uma pequena ferramenta cirúrgica para remover o depósito.
A recuperação depende do tamanho e número de depósitos de cálcio. Algumas pessoas retornam ao movimento normal dentro de uma semana. Outros podem sentir dor pós-cirúrgica por algum tempo.
Sintomas e tratamento da calcificação da mama
A calcificação mamária é encontrada em cerca de 50% das mulheres acima dos 50 anos e em 10% das mulheres mais jovens, de acordo com a Harvard Medical School. A maioria deles é benigna, mas pode ocorrer junto com o câncer de mama. Eles geralmente são descobertos apenas a partir de uma mamografia, pois não causam sintomas.
Calcificações mamárias podem se formar como resposta do corpo a uma lesão.
Não parece haver uma conexão com o consumo de suplementos de cálcio e essas formações.
Diagnosticando a calcificação mamária
Se o cálcio for detectado em uma mamografia, seu médico e radiologista tentarão descobrir se a calcificação é benigna ou relacionada a um câncer.
A calcificação pode ocorrer nas glândulas (lóbulos) e nos ductos onde o leite é produzido e transportado para o mamilo. Depósitos de cálcio nos lóbulos são quase sempre benignos. Porém, depósitos nos ductos podem ocasionalmente ser um sinal de carcinoma ductal in situ (DCIS), uma forma de câncer de mama.
Se o seu médico suspeitar de uma possível malignidade, ele recomendará uma biópsia.
Tipos de biópsia
Existem vários tipos de biópsia da mama:
UMA biópsia central é feito com uma agulha oca que é injetada na mama, após anestesia local. A amostra é removida e examinada ao microscópio.
Biópsia estereotáxica é um tipo de biópsia central que também usa uma agulha oca para retirar uma pequena amostra do tecido mamário. Nesse caso, um raio-X estereoscópico é usado para guiar a agulha. Também é minimamente invasivo, apenas usando um anestésico local.
UMA biópsia a vácuo é feito usando uma mamografia ou ultra-som para guiar uma sonda. Após anestesia local, uma sonda oca é inserida através de uma pequena incisão na pele. A amostra coletada é então examinada ao microscópio.
Localização do fio é uma técnica para identificar a área a ser removida para estudo. É mais invasivo que os outros três métodos e, portanto, é considerado uma cirurgia.
Depois que um anestésico local é administrado, um radiologista usa uma mamografia ou ultra-som para guiar um fio fino para dentro da mama. O fio é deixado no lugar até que a área suspeita da mama possa ser removida cirurgicamente para exame ao microscópio. A cirurgia geralmente ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte. Pode haver alguma dor ou desconforto enquanto o fio está no lugar.
A cirurgia de acompanhamento é realizada sob anestesia geral ou local. Você pode sentir alguma dor após a operação.
Tratamento de calcificação mamária
A maioria dos testes e biópsias mostra que a calcificação mamária é benigna. Mas a biópsia pode indicar um estágio inicial de desenvolvimento do câncer de mama. Nesse caso, seus médicos discutirão o que isso significa e suas opções de tratamento.
Os nódulos mamários devem ser investigados pelo seu médico, independentemente da sua causa. Se a calcificação benigna estiver interferindo na sua roupa ou você tiver preocupações, fale com o seu médico sobre como removê-la. Geralmente, isso pode ser feito no consultório médico ou em um procedimento ambulatorial.
Calcificações benignas da mama não aumentam seu risco de desenvolver câncer de mama. Aproximadamente 95% das mulheres que apresentam anormalidades aparecem nas mamografias não têm câncer de mama.
Sintomas e tratamentos de calcificação cardiovascular
A calcificação cardiovascular pode se acumular nos depósitos ou placas que podem se formar após uma lesão na parede de uma artéria ou veia. Isso é conhecido como placa calcificada.
A presença de placas calcificadas aumenta o risco de doença arterial coronariana, cujo sintoma é dor no peito. A placa calcificada no pescoço (artérias carótidas) e coluna vertebral (artérias vertebrais) pode contribuir para o risco de derrame.
Tratamentos de calcificação cardiovascular
Se você tem calcificação arterial, é mais provável que desenvolva uma doença cardíaca.
Se você desenvolver dor no peito, seu médico poderá solicitar uma tomografia arterial coronariana (também chamada de tomografia cardíaca e tomografia de cálcio) para verificar se o excesso de cálcio está presente. Isso pode ajudar seu médico a decidir se a doença cardíaca é a causa. O teste é feito com um scanner de tomografia computadorizada, um tipo de aparelho de raios X que produz uma visão tridimensional.
A presença de cálcio nas artérias não é necessariamente um motivo de preocupação. Um especialista em coração pode discutir com você seu risco total de ataque cardíaco, se você deve considerar uma varredura de cálcio nas artérias coronárias e qual o melhor tratamento para você.
Existem evidências de que a ingestão suplementar de vitamina K-2 pode ser um meio de diminuir os riscos à saúde associados ao cálcio. Verifique com seu médico as informações mais recentes sobre como tomar este suplemento.
Enquanto isso, existem medidas que você pode seguir imediatamente até consultar um médico. Descubra dicas saudáveis para o coração que você pode fazer diariamente em casa.
Sintomas e tratamentos da pedra nos rins
As pedras nos rins geralmente são compostas principalmente por cálcio. Seus rins filtram cerca de 10 gramas de cálcio todos os dias. Quando o corpo tenta remover uma pedra nos rins, passando-a para a bexiga e saindo durante a micção, pode ser muito doloroso.
Os sintomas das pedras nos rins incluem quantidades lentas ou pequenas de urina de cada vez, dor intensa ao seu lado ou dor ao urinar.
Diagnosticando pedras nos rins
O seu médico examinará seu sangue e urina e perguntará sobre sua dieta. As pedras nos rins, combinadas com altos níveis de cálcio na urina, podem ser um sinal de que você está perdendo cálcio nos ossos.
Pesquisas indicam que restringir o cálcio na dieta de uma pessoa pode realmente aumentar a formação de pedras nos rins. Por outro lado, pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que mulheres que ingeriam uma dieta rica em cálcio tinham um risco 40% menor de desenvolver pedras nos rins.
Altos níveis de cálcio no sangue e na urina podem indicar uma paratireóide hiperativa. O hiperparatireoidismo leva a outros problemas relacionados aos níveis de cálcio, incluindo cálculos renais, doenças cardiovasculares e osteoporose.
Tratamento de pedras nos rins
Se você tiver pedras nos rins e um alto nível de cálcio na urina, seu médico poderá prescrever um diurético tiazídico. Este é um medicamento que promove a retenção de cálcio nos ossos, em vez de ser liberado na urina.
O que é dermatomiosite?
A dermatomiosite, também conhecida como síndrome de CREST, não é estritamente um depósito de cálcio. É uma doença inflamatória que produz uma erupção violeta ou vermelha profunda, geralmente na face ou parte superior do corpo. Depósitos de cálcio duro sob a pele podem ser um sintoma dessa síndrome, no entanto.
Embora seja raro, a dermatomiosite pode afetar adultos e crianças.
Avisos sobre dimetilsulfóxido
Algumas pessoas afirmam que o dimetilsulfóxido (DMSO) ajuda a dissolver os depósitos de cálcio, mas o DMSO não é aprovado para esse fim.
O DMSO é aprovado apenas pela Food and Drug Administration dos EUA para tratar a cistite intersticial, uma condição crônica que inflama a bexiga de uma pessoa.
Aprenda sobre os riscos e benefícios do uso do DMSO.
Perguntas e Respostas
Q:
O que é o DMSO? E é seguro para uso em casa?
UMA:
O DMSO é um subproduto do processamento de celulose e papel. É usado como solvente químico e penetra facilmente na pele e nas células, por isso é frequentemente encontrado em cremes aplicados à pele. É conhecido por funcionar como anti-inflamatório, limpa os radicais livres com suas propriedades antioxidantes e é usado para proteger tecidos durante a quimioterapia ou quando expostos a temperaturas muito baixas. O único uso aprovado pelo FDA, no entanto, é como lavagem da bexiga para infecções do trato urinário.
Este medicamento pode interagir com outros medicamentos que você pode estar tomando, mesmo quando aplicado topicamente. Não use dimetilsulfóxido se estiver grávida, tentando engravidar ou estiver amamentando. É possível ter uma reação alérgica ao DMSO.
No momento, não há pesquisas para apoiar o uso doméstico, mas suspeito que, com o tempo, outros usos possam ser eficazes. O DMSO é comumente usado como primeiros socorros para lesões esportivas, como um músculo tenso. É adicionado a outros medicamentos tópicos para melhorar a absorção. Se você decidir experimentar este produto, leia os rótulos de aviso, não o aplique na pele aberta e não o use oralmente. Escolha um produto com reputação de qualidade e pureza. Faça um teste de adesivo na pele para ver se você é alérgico. Essa pode ser uma adição eficaz à abordagem do tratamento da dor para pessoas com dor crônica.
Debra Rose Wilson, PhD, MSN, RN, IBCLC, AHN-BC, CHTAnswers representam as opiniões de nossos especialistas médicos. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado aconselhamento médico.A linha inferior
O cálcio é um mineral natural que pode se depositar em muitos órgãos diferentes do seu corpo. A maioria das condições produzidas é benigna e de fácil gerenciamento, embora outras possam exigir cirurgia ou sejam sinais de condições subjacentes mais graves.