Como usar o "Design Thinking" para alcançar seus objetivos
Contente
Há algo faltando em sua estratégia de definição de metas, e isso pode significar a diferença entre atingir essa meta e falhar. O professor de Stanford, Bernard Roth, Ph.D., criou a filosofia "design thinking", que diz que você deve abordar as metas em todos os aspectos de sua vida (relacionados à saúde e outros) da mesma forma que os designers abordam os problemas de design do mundo real. Isso mesmo, é hora de pensar como um designer.
Dani Singer, CEO e diretor do Fit2Go Personal Training e consultor do Personal Trainer Development Center, também adere a essa filosofia e a chama de "design de programa". A ideia é a mesma: identificando o problema que você está tentando superar e articulando a razão profunda de seu objetivo, você se abre para soluções mais criativas - o tipo que você manterá por anos, em vez de abandonar antes do fim do mês. (P.S. Agora é um ótimo momento para repensar suas resoluções de Ano Novo.)
Para identificar o verdadeiro problema, Singer pede a seus clientes que façam uma autoexploração. “Começa estranho, mas isso é necessário para realmente entender por que eles realmente se preocupam em perder peso ou ficar saudável”, diz ele. "Analisaremos seus objetivos de preparação física e o que eles desejam alcançar, e então daremos um passo para trás e olharemos para o quadro geral."
Pense no futuro - daqui a seis meses ou um ano ou qualquer período de tempo que você tenha em mente para atingir seu objetivo. Talvez você tenha perdido 4,5 quilos ou reduzido seu percentual de gordura corporal a um valor do qual se orgulhe. “Mais do que esses fatos em si, tente entrar na mentalidade de como isso afetará outras áreas de sua vida”, diz Singer. "É quando as pessoas descobrem o que realmente importa. É uma coisa desagradável que elas conhecem no fundo, mas nunca verbalizaram antes."
Ao cavar mais fundo, você descobrirá que o objetivo provavelmente não é tão focado no corpo quanto parece na superfície. "Quero perder 4,5 quilos só porque" passa a ser "Quero perder 4,5 quilos porque quero aumentar minha auto-estima" ou "Quero perder 4,5 quilos para ter mais energia para fazer as coisas que amo". “Você já sabe que isso [é o seu objetivo], mas precisa trazê-lo à tona para poder seguir em frente”, diz Singer. Então, digamos que seu real objetivo é ter mais energia. De repente, você abriu um novo mundo de soluções saudáveis que não envolvem dietas de privação e exercícios que você odeia. Em vez disso, você começará a fazer coisas emocionantes que, bem, o energizarão.
Se você não tiver certeza do problema, sente-se e escreva por que você se importa (com o seu iPhone fora de vista para não distraí-lo, sugere Singer). Como não ser saudável está afetando sua vida? Como sua vida mudará depois que você resolver esse problema? Quanto mais pessoal você ficar, melhor. Porque no final do dia você tem que fazer isso por tu. "Se outra pessoa está lhe dizendo para fazer algo e você pensa, 'Oh, eu deveria fazer isso', mas você não recebe nenhuma recompensa imediata, provavelmente vai desistir", diz Catherine Shanahan, MD, que dirige uma clínica de saúde metabólica no Colorado e escreveu recentemente Nutrição profunda: por que seus genes precisam de alimentos tradicionais. (Veja por que você deve parar de fazer coisas que odeia.)
Um motivo comum para a perda de peso é o desejo de aumentar a confiança, e o design thinking o convida a pensar em maneiras inovadoras de chegar lá. Então, em vez de presumir que você vai precisar renunciar aos doces e ir à academia por uma hora todas as manhãs, pense em outras maneiras possíveis de viver mais saudável e sinta-se melhor consigo mesmo. Apostamos que não envolve punir seu corpo até que você atinja um número arbitrário na escala.
Mas se você adora dançar, frequentar aulas de dança semanais é o duplo golpe de construir sua confiança e ajudá-lo a ficar em forma. “Isso vai durar muito tempo”, diz Singer. "Você não está vendo isso como uma tarefa que está fazendo." À medida que você se concentra em adicionar hábitos que vão fazer você se sentir bem consigo mesmo, você também se desviará das coisas que não fazem você se sentir bem (adios, nachos de happy hour e máquinas de venda automática às 15h que fazem você se sentir lerdo). Esses são alguns hábitos de vida de longo prazo que correspondem aos seus objetivos de longo prazo.